Devoção a São Miguel Arcanjo

Devoção a São Miguel Arcanjo Padre Juan Eusebio Nieremberg

Resenhas - Devoção a São Miguel Arcanjo

Leiliane R. Falcão 13/02/2024

Desafiador e recompensador
Escrito pelo Padre Jesuíta espanhol Juan Eusébio Nieremberg no Século XVII, o Devocionario a São Miguel Arcanjo fornece uma literatura riquíssima para quem procura conhecer com profundidade os mistérios, aparições e devoções dedicadas ao Arcanjo Miguel.
Por ser um livro antigo, não é uma leitura fácil. Apesar do esforço da edição brasileira, é impossível não sentir as dificuldades que um texto arcaico oferece ao leitor comum. Entretanto, pela riqueza que o texto entrega, vale a pena se debruçar na leitura.
Sou devota de São Miguel Arcanjo, conhecia as orações, mas não conhecia nada das suas aparições fora do que aparece na Bíblia. Fiquei impressionada com a quantidade de aparições, especialmente em momentos críticos da nossa história. Os sete templos da linha sacra também me deixaram boquiaberta. Além disso, os conselhos que São Miguel forneceu ao longo do tempo são especialmente valiosos para tempo em que vivemos.
Se tivesse que citar um ponto negativo, diria que as notas de rodapé não comunicam absolutamente nada. É impossível para uma leiga como eu encontrar algum texto nas fontes citadas, a maioria está em latim e com texto abreviado. Não sei se é assim no original em espanhol ou se foi uma escolha da tradução, mas isso dificulta quem quer dar continuidade nos estudos sobre o Arcanjo Miguel.
Apesar do percalço, termino a leitura com mais conhecimento e mais fervor na devoção. Creio que essa é a experiência que se espera de um livro religioso, então estou imensamente feliz por ter concluído esta leitura!