Visum et Repertum

Visum et Repertum Anderson Morales

Resenhas - Visum et Repertum

Guibauer 09/08/2022

Muito interessante
O autor conta sobre vários casos e causos que trabalhou ou conheceu na sua carreira. Na primeira parte conta histórias de quando trabalhou como técnico de perícias e na segunda parte sobre o trabalho de perito criminal examinando locais dos mais diversos crimes, intercalando as histórias com explicações teóricas.
Livro muito interessante para quem gosta desses assuntos.

bia 30/05/2022

descrição real e crua da profissão
é uma carreira que penso em seguir e, esse livro me ajudou a repensar e encará-la de maneira diferente, mas ainda tenho muito interesse
leitura rápida e dinâmica, gostei muito!

Sil 29/05/2022

Perícia criminal raiz!
Se você é fã de CSI e quer saber o que é ficção e o que é realidade, recomendo a leitura deste livro.
A descrição nua e crua da rotina da perícia criminal raiz, com sua escassez de recursos e enorme dedicação e paixão daqueles que fazem a verdade vir à tona (ou não, pois, na vida real, às vezes ficamos sem respostas diretas e objetivas!).

Rômulo Silva 27/04/2022

Os relatos de um profissional que lida com a morte de forma cotidiana
Em “Visum et Repertum”, o perito criminal Anderson Morales conta alguns dos casos mais emblemáticos que ocorreram ao longo de sua trajetória numa carreira que costuma ser bastante incompreendida pelo grande público. Trata-se de um livro que pode ser impactante para muitos leitores por conta dos temas envolvidos (assassinatos, suicídios, putrefação, etc), mas que ainda assim oferece uma leitura fácil e agradável.

Ao longo do livro, o autor explica desde os fatores que o levaram a decidir seguir a carreira de perito criminal a várias experiências vivenciadas que, embora trágicas, muitas vezes carregam consigo situações que podem ser consideradas bastante cômicas. Isso é particularmente interessante porque a leitura se torna uma verdadeira montanha-russa de emoções em diversos momentos.

Morales consegue deixar muito claro ao longo de sua obra que a vida real de um perito criminal é muito mais complicada do que a mostrada em séries como CSI, onde vestígios são facilmente encontrados e todas as dúvidas (ou quase todas) são respondidas com rápidos exames e análises com todas as conveniências de grandes centros como Miami e Las Vegas. O fato é que produções desse tipo nunca conseguem mostrar o lado não glamourizado da profissão que, por sua vez, é tão mal vista e mal interpretada, especialmente em nosso país.

Vale destacar que não se trata de um livro técnico, apesar de não deixar de fornecer referências e explicar conceitos sobre criminalística e medicina legal. Na verdade, sua função é desmistificar ideias pré-concebidas que muitos leigos (incluindo eu) costumam ter sobre a profissão através de relatos pessoais, o que é ótimo, visto que a leitura consegue se manter objetiva e instigante mesmo se tratando de um assunto tão complexo.

No fim das contas, “Visum et Repertum" é um ótimo livro para quem busca conhecer um pouco da rotina de um perito criminal no Brasil através de um olhar sincero e realista. Confesso que vários eventos relatados no livro até me fizeram refletir sobre a minha própria vida e entender que o corpo humano é frágil ao ponto de não ser preciso muito para sofrer danos irreversíveis.

laisamaggot 11/03/2022

Excelente leitura, termos fáceis de compreensão, informações técnicas e que auxiliam muito os estudos para a área! Senti até proximidade em todos os casos e causos citados, sendo fácil a imaginação de estar em cada um deles. Obrigada Morales!

PITUCALELE 09/03/2022

Visum et Repertum
O perito criminal Anderson Morales conta sia trajetória profissional, contando alguns casos e situações do cotidiano dessa profissão tão interessante. Ótima leitura para quem gosta desse assunto e tem estômago forte.

Anatocles 04/03/2022

Perfeito
Esse livro não é pra qualquer um. Nem todo mundo terá estômago ou psicológico pra ler tudo. A escrita é impecável, fluida e rápida. Tem contos que são engraçados mas muitos são tristes. Eu gostei demais ler sobre essa profissão que não é tão reconhecida mas que é extremamente importante na solução de casos.

Ammagmag 28/02/2022

Não é que nem CSI
Se você pensa que a perícia criminal é como aparece em CSI, você foi enganado.
A realidade do perito criminal é totalmente diferente da representada na série e Anderson nos mostra isso.
Ele nos conta a sua trajetória, desde de como se apaixonou pela perícia até se tornar, efetivamente, perito e joga luzes sobre o quão difícil, perigoso e perturbador (na falta de melhor palavra) pode ser o ser o trabalho com a perícia mas, ao mesmo tempo, o quanto é recompensador fazer algo para a sociedade.
Se você pensa em algum dia fazer o concurso para perito, aconselho ler esse livro antes para saber onde está se metendo.

Mah 09/02/2022

Prato cheio para os amantes da perícia!
Sou estudante de pós graduação em Ciências Forenses e Investigação Criminal, e sempre me interessei muito pelo mundo dos crimes. Este livro mostra o dia a dia de um perito criminal no Brasil, desmistificando todo o luxo mostrado pelas séries como CSI (série que eu amo, aliás). O autor trata de temas extremamente pesados, mesmo para quem estuda esses casos todos os dias, de maneira leve e respeitosa (e, por que não, com uma pitada de humor?). Uma excelente leitura para os que querem ingressar na área, os que já são da área forense, e os que apenas desejam conhecer esse mundo.

Jade 23/01/2022

Eu nunca estive tão ansiosa pra ler um livro!
Acompanho o @peritomorales há uns bons anos e sim, já fiz aquela clássica pergunta, que ele já tá EXAUSTO de tanto responder: "em qual curso vc se formou pra se tornar perito criminal?" HAHAHAHAA!

Confesso que sou uma entusiasta no assunto: tenho aquela famosa "curiosidade mórbida" por tudo que envolva crimes, suas causas e consequências.

Tanto gosto que fui traçando a minha vida ao ponto de poder trabalhar com isso. Sou policial civil e lido, diariamente, com o pior e mais hediondo lado do ser humano.

Enquanto lia o livro, conseguia visualizar exatamente o que estava descrito ali. Já participei de incontáveis cenas de crime e já vi gente morta de maneiras inacreditáveis. (Uma obs frustrante.: apesar de atuarmos na mesma região, nunca encontrei o @peritomorales nos locais de crime que atendi)

Nesse ponto uma coisa deve ser frisada: o crime e a morte "gourmetizada" de Hollywood não existe. Não é fácil encarar a realidade de uma cena de morte violenta. O livro mostra isso de maneira explícita!

Enfim! Deixo aqui um trecho que me marcou:

"Observar situações macabras pode levar à mera insensibilidade, como consequência de uma procura de uma emoção barata; ou pode resultar em trauma atordoante. Mas entre esses dois extremos, a curiosidade mórbida às vezes pode nos inspirar a imaginar maneiras de transformar a escuridão necessária da vida em uma visão luminosa". (P. 91)

Recomento FORTEMENTE a leitura! Principalmente aos colegas da segurança pública, que trabalham direta ou indiretamente com o tema!

@peritomorales, parabéns pelo trabalho, pelo Instagram informativo e pelo livro! Vc mostra, de forma extremamente didática (e hilária) a realidade nua e crua da perícia criminal no Brasil! Sou sua fã de carteirinha! Ahahahahahaha!

Zeka.Sixx 29/11/2021

A realidade de quem vê o "mundo cão" de perto
Como o próprio subtítulo da obra diz, esse livro, escrito pelo meu amigo de longa data Anderson Morales e viabilizado por crowdfunding (ao qual contribuí com o maior prazer), se propõe a ilustrar o dia a dia de quem trabalha como perito criminal, expondo diversas situações insólitas, tensas, tristes ou assustadoras às quais tais profissionais são submetidos.

O Anderson (ou "MacGyver", para os amigos mais antigos) é um apaixonado pela sua profissão. O perfil dele no Instagram (@peritomorales), em que ele fala sobre crimes e outros assuntos relacionados à perícia criminal, possui mais de 70 mil seguidores - vale a pena seguir. E essa paixão pelo que faz fica clara no livro, no qual ele conta a sua trajetória, primeiro como técnico em perícias - um cargo de nível médio - e posteriormente como perito criminal no Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

Não é um livro técnico, e nem se propõe a isso, embora haja referências a diversos conceitos de criminalística e medicina legal. É uma obra voltada para quem tem interesse em seguir carreira no ramo, claro, mas que é igualmente interessante para leigos e curiosos, como eu. O autor desmistifica diversas ideia pré-concebidas que temos sobre a profissão, muitas delas moldadas por filmes e séries de TV, mostrando, ao invés, a dura realidade de quem trabalha vendo o "mundo cão" de perto. Somos apresentados aos mais variados perrengues enfrentados pelos peritos, de corpos putrefatos a cenas tristes de suicídio. Há também passagens tragicômicas, que nos fazem rir, como aquela em que o Anderson, em um de seus primeiros exames de cadáver - um homem que havia sido morto por tiros enquanto estava em um churrasco - encontra grandes quantidades de coração de galinha e vinho no estômago do indivíduo. No mesmo dia, o Anderson chega em casa e descobre que a família dele havia pedido pizza... adivinhem de que sabor?

Leiam sem medo!