Meu corpo

Resenhas - My Body

1 | 2 | 3 | 4

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 19/05/2022

Meu corpo, de Emily Ratajkowsky
“Meu corpo“, escrito pela modelo e atriz, Emily Ratajkowsky, publicado pela Editora Buzz, traz ensaios autobiográficos da modelo desde o início de carreira, passando pelas polêmicas até os dias de hoje.

Um copilado contendo doze ensaios sobre sua própria vida, carreira regada a altos e baixos, conquistas e desilusões, a atriz não poupa autocrítica ao ser questionada sobre álcool, drogas e desatenção em expor seu corpo.

Óbvio que como modelo, sua profissão é de expor seu corpo, pois, é através deles que os profissionais que trabalham com moda, o utilizam para apresentar ao público, a próxima moda que vai estampar as vitrines. Ou ainda, mostrar a make recém-lançada e usar seu rosto, boca, cabelo, olhos, cabelos, para evidenciar ainda mais a marca.

Em um dos jobs, Emily foi indica a ser fotografada em Woodstock, pelo fotógrafo Jonathan Leder, um dos mais requisitados pelas celebridades. A sessão seria no estúdio-casa onde ele mantinha armazenado fotografias de modelos nuas; uma espécie de amuleto. Porém, algo que aconteceria com ela, a deixaria em pânico, quando ele pediu para ela ficar nua:

“Eu já tinha sido fotografado sem roupa algumas vezes antes, sempre por homens. Vários fotógrafos e agentes tinham me dito que o meu corpo era uma das coisas que me destacavam entre outras modelos. Meu corpo parecia um superpoder. Mas ainda assim, no momento em que soltei minhas roupas no chão, uma parte de mim se dissociou.”

Após a sessão, ela, alta pelo excesso de vinho servido por Jonathan, não se lembrava de muitos detalhes, apenas de estar escuro e um muitos flashs que mudavam sua percepção de local e tempo. Até que sentiu algo dentro de si que a despertou de seu transe:

“Não me lembro de termos nos beijados, mas me lembro dos dedos dele de repente dentro de mim. Cada vez mais forte e mais forte e empurrando e empurrando como se ninguém tivesse me tocado antes ou tivesse me tocado desde então. Eu poderia sentir minha forma e os sulcos, e doeu muito, mesmo. Eu levei a mão instintivamente até o pulso dele e tirei os dedos dele em mim com força. Não disse uma palavra. Ele se levantou abruptamente e correu em silêncio escada acima para o escuro.”

Emily nunca disse esse fato para ninguém. Guardou para si.

Anos depois, uma editora entrou em contanto falando sobre o livro. Embora ela não saberia o que se tratava, exceto da obra de David Fincher, “A Garota Exemplar”, que ela havia atuado ao lado do astro de Hollywood, Bem Afleck, não sabia sobre livro de sua autoria. Mas ali estava o livro que Jonathan publicara, utilizando fotos em posições vulgares que ela jamais teria aprovado para comercialização. Sua imagem estaria abalada pelo público e crítica.

Em suma, é um livro que relata através de sua narrativa sem rodeios o que acontece através das passarelas de moda: a realidade das modelos que se sujeitam a desafios extremos por conta de fama e ter seu corpo como objeto de desejo e referência no mundo inteiro.

“Meu corpo”, vai além da narrativa de uma obra autobiográfica, é um livro ensaístico que a modelo e atriz, Emily Ratajkowski, bota a boca no trombone, fala de seu universo badalado que é por vezes, solitário e caótico, porém, sempre sem perder a pose.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost2603

Talia.Moniz 07/01/2022

querer tnt a validação masculina q se aceita o desrespeito
Engraçado como a gente funciona. Eu adoro ler livros sobre a condição da mulher na nossa sociedade, adoro ler teoria feminista e considero-me uma boa pessoa na questão da igualdade de gênero. Porém, ainda sou influenciada pela nossa sociedade, começando esse livro cética da sua escrita por ter sido escrito por uma modelo.

Me senti envergonhada de ter esse pensamento porque o seu corpo não invalida a inteligência. E nesse livro, a Emrata explica com vários artigos como é ser modelo, como é saber que o seu corpo é a sua fonte de renda, os altos e os baixos.

Mas não se deixe enganar, esse não é um livro feminista, super empoderador, "girl power". Ele conta a experiência da Emily e apenas dela, sendo um retrato honesto, nu e cru da vida de uma modelo que viu a sua carreira disparar do dia para a noite. É uma coletânea de textos de como é se acostumar à nossa sociedade, se humilhar e se rebaixar por ela, como é sentir a sua identidade ser removida da sua alma por causa de uma fotografia. É a história de um corpo e de uma mulher.

anislibrary 16/10/2022

Sempre tive uma paixão especial por livros autobiográficos, em que o autor relata suas experiências por pequenas crônicas, acho que por me fazerem sentir acolhida de certa forma; se alguém já passou por diversas situações complicadas e as superou, eu posso conseguir fazer isso também. E o que Emily atinge com ?Meu Corpo? é algo muito além, pois ela entende o que teve de ser ao longo de sua carreira para chegar onde está, mas não se conforma com os atos machistas e violentos que teve de aturar nesse processo. Me senti acolhida como mulher, por saber que algumas atitudes minhas não condizem com o que sou, mas com a necessidade enraizada de todas nós de agradar, de ser amada e até mesmo invejada pelos outros. E que mesmo quando seu corpo é utilizado como veículo de seu trabalho, o corpo de Emily pertence à ela e mais ninguém, assim como o meu e o de todas as mulheres.

mari 31/12/2021

my body
Eu nunca acompanhei a carreira da Emily de perto ou tinha conhecimento sobre qualquer coisa que envolvesse ela, mas esse livro me despertou uma curiosidade pela proposta de uma obra honesta sobre alguém que sentiu o glamour e a podridão da indústria da moda.
Emily ficou famosa por conta de um clipe em que aparece, majoritariamente, de topless com outras duas modelos. Ela conta que durante muito tempo sentiu-se orgulhosa de sua liberdade, de ser dona de seu corpo e de sua nudez, até perceber que era somente isso que ela era para todas aquelas pessoas: um corpo nu. A busca pela aceitação beirava à doença, com ela precisando que terceiros estivessem, constantemente, pontuando o quão bonita e sexy ela é. Essa obsessão começou ainda jovem e dentro de casa, com sua mãe, seu pai e seus familiares comparando, apontando e ressaltando, seus pontos negativos e positivos.
Tem umas passagens bem dolorosas e acho que ela conseguiu cumprir seu principal objetivo de ser transparente com o público em relação aos impactos que aquele clipe e suas escolhas causaram em sua vida pessoal.
Quando ela diz: "I'm nothing special unless I'm naked" ou "I was those girls in that room, waiting, trading my body and measuring my self-worth in a value system that revolves around men and their desire." você consegue notar como a beleza e o abuso andam lado a lado.
Não é um livro perfeito e muitas vezes a Emily fica "Aí, sou bonita e a vida é difícil", mas a mensagem principal é bem poderosa. Ela abordou muito bem as questões acerca de agencias abusivas, violência e assédio sexual e a propriedade de imagem. E, infelizmente, ainda vivemos um man's world.

"I believed that by taking off my clothes proudly, by not letting myself be embarrassed by my nakedness, I might somehow intimidate you, shifting the dynamic. But of course there was no chance of that, when we live in a world where millions of women will jump at the chance to win the attention of men like you, Steve."

Giovanna Araujo 30/01/2024

?I was those girls in that room, waiting, trading my body and measuring my self-worth in a value system that revolves around men and their desire.?

Antes de ler esse livro, só conhecia a Emily como modelo, todas as ?piadas? sobre ela, sobre a carreira dela, sobre as polêmicas? E eu nem sabia que ela tinha escrito um livro, até achar, por acaso, um youtuber gringo falando dele e ficar interessada. Que livro!!!! Ela é uma escritora fenomenal! Fiquei a madrugada inteira chorando, passando raiva, pensando em como o sistema é injusto e nojento com as mulheres e seus corpos. Sinto que essa vai acabar sendo uma das minhas leituras favoritas desse ano

isamorales 24/09/2022

Eu li esse livro extremamente rápido e ,diferente de muitos outros que li no mesmo tempo, absorvi cada mínimo detalhe, cada palavra e ensinamento.
Não esperava ler nada do que eu li, na minha cabeça era literalmente ?ah ela vai contar sobre a vida dela como modelo e como chegou la ok? mas meu deus não, foi muito mais que isso, acabei esse livro tendo uma empatia enorme por essa mulher e uma admiração maior ainda!
Achei lindo ela ter feito esse livro e ter se exposto de tal forma pra mostrar para o mundo tudo que ela teve que aguentar de homens a vida inteira por literalmente achar que aquilo era o normal e que tudo bem ela ser tratada daquela maneira.
Em Rata vc é foda obrigada por essa leitura queen vc me fez ver o mundo que todos romantizam com outros olhos! (meninas antes de entrarem na vida adulta leiam esse livro pra evitar traumas bjs)

jurcasari 21/12/2022

muito mais que um corpo
nesse livro, a Emily faz uma autobiografia da sua trajetória como modelo, atriz e, agora, escritora. É muito interessante ver que, por mais que a consideremos perfeita, ela não se sentia assim sobre si mesma. Ela relata inúmeras vezes durante o livro como usou seu corpo pra ganhar mais contratos e dinheiro, mas que, por mais que o corpo fosse dela, o corpo não era propriedade dela. É um livro que nos faz refletir sobre como o mundo machista da indústria da moda e do cinema ainda controla mulheres a se sentirem mal por exporem seu corpo, ou desprezam aquelas que não querem mostrá-lo, por não ter as medidas perfeitas (ela se critica muito por não ser alta o suficiente), ou o tamanho perfeito..

Luli 27/04/2022

?How limited any woman?s power is when she survives and even succeeds in the world as a thing to be looked at?.

?I don?t want that ?You?re the most beautiful? kind of love?
august.taylors 27/04/2022minha estante
hmmm você acaba de me convencer a ler um livro com uma frase

Inara 03/05/2023

Entendi pq é um best-seller
É tão bem escrito que cada coisinha que ela cita no início ou no meio do capítulo é por uma razão, ela sempre consegue amarrar muito bem as informações e isso é o que faz a leitura ficar tão boa, você quer saber o desfecho da situação. São relatos fortes e alguns me deram uma sensação de angústia, mas a autora conseguiu me fazer enxergar direitinho o mundo pela óptica dela. Toda essa relação corpo x mercado x quem eu sou é muito interessante de ler. Sem spoilers, mas o último capítulo é super emocionante

Juliana 28/08/2023

Emily Rata além do corpo
Não sabia quem era a Rata até ler esse livro e descobrir que ela bem famosa aí no mundo das modelos e tals. Coloquei "Meu Corpo" na minha lista porque trata basicamente de como o mundo lida com o corpo das mulheres...pensei que podia ser interessante. Gostei bastante da forma como a Emily escreve e de como se colocou em uma situação de vulnerabilidade para escrever coisas tão íntimas. Me fez refletir muito sobre o tema corpo+mulher+sociedade.
Recomendo super!

thaís 16/12/2022

Incrível
Foi bom sair dos romances e das ficções e dar uma chance pra esse livro da modelo Emily Ratajkowski, eu fiquei imersa o tempo todo lendo sobre as experiências que ela passou até ter uma carreira consolidada. Apesar de ser uma autobiografia, eu me identifiquei em várias partes com a escritora e acredito que mais mulheres deveriam ler esse livro pois traz um debate sobre o nosso próprio corpo, o corpo feminino.
Emily me mostrou que a sociedade infelizmente ainda é muito machista quando uma mulher decide fazer o que quiser com o seu corpo. E mesmo tendo uma vida glamourosa hoje em dia, ela é uma pessoa comum igual todas as outras e passa por dificuldades semelhantes.
Já acompanhava e gostava dos trabalhos dela como modelo e adorei ler um livro escrito pela mesma, e espero que esse não seja o único.

Gio119 04/10/2022

quanto mais eu penso nesse livro, mais a nota dele caí. a ideia é interessante, a escrita é boa e dá para tirar algumas reflexões necessárias do livro, mas acho que um potencial extra muito grande acabou se perdendo no meio de umas militadas meio meh. pelo menos, elas não conversaram comigo e não fizeram sentido para mim. emily, apenas pare de tentar me convencer que você não teria como bancar uma viagem para maldivas.

natalia 14/10/2022

Confesso que fiquei um tanto receosa com esse livro, quando ouvi falar sobre ele imaginei que seria o puro suco de feminismo liberal. Mas, me surpreendi muito com a forma como a autora questiona o empoderamento através da exposição do corpo. Dá pra sentir os pensamentos conflitantes que ela tem em relação à esse tópico. Em alguns trechos eu quase quis criticá-la por algumas falas, mas ao mesmo tempo pensei ?caramba como ela está sendo honesta e eu hipócrita, isso é algo que provavelmente eu diria caso não estivesse em público?. Enfim, alguns dos ensaios são bem mais interessantes que outros, mas o conjunto da obra vale muito a pena.
Maria 23/10/2022minha estante
oi