Fraters

Fraters Raíssa Selvaticci

Resenhas - Fraters #2

Eduarda Rodrigues 25/02/2022

INCRIVELMENTE TRISTE E DEVASTADOR!
Eu achei "Fraters" um milhão de vezes mais triste do que "Immaculatus".

Eu esperava pelo final que a Raíssa deu ao livro, mas mesmo assim não consegui deixar de ficar triste com os últimos acontecimentos. Cheguei a conclusão de que ninguém é tão sem coração quanto a Raíssa, porque não é possível que alguém consiga matar tantos personagens sem sentir pena dos leitores.

Esse livro me destruiu, mas ao mesmo tempo me fez ter várias reflexões incríveis, e como sempre... A RAÍSSA ENTREGOU TUDO!!!

giulia.0 18/02/2022

ALGUÉM PAGA MINHA TERAPIA!
Faz um bom tempo que estou tentando montar uma resenha sobre Fraters, mas nada que eu escrevo parece bom o suficiente para descrever o quão grandioso é esse livro. De verdade mesmo! Immaculatus já havia sido uma leitura favorita para mim e eu pensava que não poderia ser surpreendida com Fraters, novamente eu subestimei a capacidade que a autora tem de nos deixar estupefatos (sim, essa palavra sofisticada aí).

Em Fraters, novamente estamos diante de um assassino em série que comete crimes de uma maneira bem brutal e grotesca, mas com um diferencial: ele utiliza o sangue das vítimas para recriar obras de artes. Nesse contexto, nós temos os personagens anteriores de Immaculatus e a inserção de novos, agora ambientados em São Paulo.

Assim como no livro anterior, a autora fez um brilhante trabalho na desenvoltura dos personagens, a maneira como ela os cria traz a sensação de que eles poderiam muito bem ser reais, pessoas do nosso dia a dia mesmo ou do nosso ciclo social.

Apesar do livro ser um calhamaço de primeira categoria, em nenhum momento a leitura chega a ser arrastada, entediante ou cansativa. Muito pelo contrário. Cada capítulo possui uma dosagem perfeita entre o suspense envolvendo o assassino e os dramas de cada personagem do universo de Fraters. Ao mesmo tempo em que eu teorizava sobre quem era o responsável por tais crimes e pensava sobre suas motivações, eu enlouquecia com os casais Henrique-Verona e Nic-Lukas e derretia com cada interação. Nos breves momentos em que Bárbara e Louise também apareciam, eu SURTAVA de saudades e paixão por elas (mommies? sorry!)

O desfecho foi dilacerante. Eu fiquei destruída, assim como, acredito eu, a maioria que também leu Fraters. Uma parte minha já desconfiava que aquilo estava para acontecer, mas foi doloroso da mesma forma, embora tudo tenha feito sentido também para a trama.

In conclusion: sou #0 stan de Immaculatus/Fraters. Eu sorri, gargalhei, quase chorei e passei muita raiva. Toda essa experiência foi incrível e eu gostaria muito de poder esquecer tudo que eu li só para ler novamente e ter essa mesma sensação de se envolver pela estória. Ademais, vou ficar no aguardo pelo livro do Lukas (o maior que temos), PORQUE VEM AÍ!

@ziasrules 13/02/2022

Fraters, Raíssa Selvaticci
Não sei definir esse livro como algo além de uma obra de arte.

Raíssa tem uma escrita viciante, que prende, que te hipnotiza. Além de ter personagens, enredos e conflitos que deixam vidrado na história.

Apesar da tristeza profunda em que me encontro pelo final do livro, Fraters é uma obra incrível.

Todos deveriam conhecer e se apaixonar por cada um dos personagens da Raíssa, sentir e viver junto com eles através das (muitas) páginas de Immaculatus e Fraters.

Entrou pra lista de favoritos. É isso.

nini 09/02/2022

Calhamaço de respeito
Para ser sincera não costumo ler suspense, mas como li immaculatus resolvi ler a sua continuação e não sei nem como expressar como essa decisão foi boa. Se immaculatus é bom, Fraters é fenomenal.

Agora teve uma coisa que me incomodou um tico tanto em Immaculatus quanto nesse é que todos os personagens principais são magros e os personagens que são descritos como gordos sempre são preguiçosos, ou chatos ou sem importância. Pra alguém que retratou um transtorno alimentar também acho que deveria ter dado um pouco mais de atenção à isso.

Não tenho muito mais o que falar sem dar spoiler, só sei que gostei muito.

Lara 05/02/2022minha estante
ahhh eu queria mesmo era ver ele sendo excomungado ainda mais que falaram que não vão ter filhos msm

lulu191 01/02/2022

a felicidade pode ser mais cruel que o ódio
três anos após os assassinatos em série de Immaculatus, Fraters acompanha os personagens do livro anterior em suas novas vidas, agora com um assassino artista em São Paulo.
já se passaram dias que eu finalizei essa leitura e ainda não sei o que falar sobre ela. esse livro é simplesmente INCRÍVEL!!! a escrita dessa autora é simplesmente impecável, fez eu me apaixonar por suspense. os personagens são super bem desenvolvidos durante a história. além do suspense, tem romance, bastante representatividade, críticas ao governo e momentos muito tocantes (e tristes). enfim, recomendo demais!

??contém gatilhos!

Geovana with an E 25/01/2022

Não consigo decidir qual dos dois livros é meu preferido
Raissa novamente me matando do coração.
Amei muito a continuação dessa história, o Dominic é um ícone incompreendido e eu amo o desenvolvimento dele, Lukas é um principezinho e os dois juntos são tudo pra mim?
O final me destruiu, chorei horrores e fiquei de ressaca depois, mas valeu cada lágrima.

vic sargent 23/01/2022

bom, mas........
Eu estava gostando MUITO do livro, da vibe, do mistério, dos personagens etc (tanto que me fez perceber que eu devia abaixar a nota de Immaculatus para 3,5). Mas a partir de uns 65% foi tudo por água abaixo. Os personagens perderam o brilho que eles tinham no primeiro livro, peguei MUITA raiva da personagem principal, porque pelo amor de deus, as pistas estavam tudo mastigadinho na mão dela, ela literalmente SONHOU sobre isso, mas, ah, no outro dia estava tudo normal e ela não fazia ideia ainda de quem era o assassino? Além de que ela recebia PISTAS DO PRÓPRIO ASSASSINO e ela se recusava a mostrar pra polícia porque segunda ela ia estragar o casamento da irmã. Pelo amor de DEUS, são literalmente pessoas MORRENDO por causa do assassino e ela vai esconder isso? Cara, eu sei que ela estava cheia de problemas, mas isso não significa que ela tinha direito de ser tão BURRA assim. Sério, a cada segundo que passava eu ficava com mais raiva dela ainda. Ela era uma personagem que eu gostava bastante no primeiro livro e acho que a autora acabou estragando isso totalmente, pelo menos através da minha experiência.
O livro já tinha perdido o brilho pra mim a partir do momento em que a autora resolveu mostrar o nome morto do único personagem trans dos dois livros. Isso não é algo legal de se fazer, pessoas trans com certeza não saem por aí falando seu nome morto pra todo mundo, e acho que eles falarem isso para seus parceiros não é algo considerado romântico (rindo de nervoso), além de que foi algo totalmente desnecessário pra história, em mais nenhum momento o nome morto do personagem foi mencionado (ainda bem) e não era importante ser algo de conhecimento nosso. A história também desandou totalmente, ficou cansativo e chato de ler, poderia ter uma quantidade de páginas muito menor. O confronto final eu achei uma bosta, mesmo que a consequência tenha me deixado bem triste (depois disso eu chorava sempre que isso era mencionado).
A pessoa por trás do assassino foi algo bem óbvio do descobrir desde o começo (o motivo dele também foi algo que eu consegui mais ou menos adivinhar). e acho que a autora percebeu que seria algo fácil de perceber pois resolver nos mostrar a resolução, continuando apenas com o mistério de como os personagens iriam resolver tudo aquilo.
Uma coisa que me incomodou bastante foi a quantidade de cenas de sexo e pegação que o livro possui, Não sou uma pessoa que reclama disso (já fui, me envergonho disso), até porque a classificação do livro é 18+, eu acho, mas chegou uma hora que estavam tendo tantas cenas do tipo que ficou extremamente cansativo de as ler, eu pulei um monte de páginas por causa disso. Além que eram cenas totalmente desnecessárias e que não mudariam em nada na história.
Enfim, foi um livro mais ou menos bom, que eu com certeza teria gostado muito, dado 4 ou 4,5 estrelas, se não fosse por tudo isso.

Iizzie 18/01/2022

dor, sofrimento e um carinho especial
a continuação de immaculatus é um misto de sensações. ao mesmo tempo em que você sente o rancor pelo final do primeiro livro, em fraters todos os sentimentos conflitantes parecem entrar em harmonia em determinado ponto. talvez a culpa disso seja o carisma e o humor ácido de certos personagens, realmente não importa. é uma obra fluída, que nos faz xingar (ou querer chutá-la) a autora a cada capítulo.

Sarah 16/01/2022

Glamour e sangue
Queria começar dizendo que Fraters foi a continuação perfeita de Immaculatus. Nele, revisitamos os personagens que nos marcaram e temos que conviver com um novo assassino em série. O suspense e a história são muito bem construídos, sendo, claro, banhados com glamour e sangue.
Eu acabei o livro destruída e tive que dar um tempo pra conseguir processar tudo. Que final foi esse, Brasil??
Mas além de sair destruída, o que esperar do livro? Muitos surtos, personagens bem construídos e representatividade (!!!). Tenho que aclamar a Raissa porque ela conseguiu. Esse foi o fechamento que a gente precisava da duologia.

O.b.s.: já tô me sentindo orfã dos personagens ;(

Michelly 12/01/2022

Algumas pessoas simplesmente nascem com tragédias correndo em seu sangue"
Três anos após a serial killer que chocou o Brasil com uma série de mortes no colégio religioso "Immaculados" outro fantasma aparece disposto a assombrar todos aqueles que entrarem em seu caminho, mas cuidado: dessa vez não existem jogos ou segundas chances.

Em meio ao majestosos prédios paulistas surge uma série de assassinatos que a primeira vista têm apenas uma coisa em comum: os quadros pintados com o sangue da vítima.
Num colégio interno, nas passarelas, no hospital, igreja ou delegacia, as ttragedias sempre vão perseguir nossos amados personagens principais: Henrique, Verona e Louise voltam para os holofotes das situações infortunosas.
Mas agora eles tem companhia, mais uma perola problemática de Raissa (que passarei pano eternamente): Dominic Presllo, o irmão que voltou dos mortos promete dar um toque único e indispensável para essa história, aos 18 anos, desempregado e com complexo de deus, ele promete descobrir quem é o assassino das telas de sangue, mas será que ele vai realmente conseguir? Qual será o preço?

Immaculados foi um dos primeiros suspenses que li e amei tanto que duvidava que fosse possível me apaixonar tanto por Fraters, mas aqui estamos nós.
Eu não queria terminar esse livro mas não conseguia parar de ler, por que existe algo na escrita da Raissa que me faz querer ficar lá para sempre entre os personagens dela (mesmo que eu fosse a primeira a morrer caso realmente ocorresse haha). A psicologia por trás de cada um dos personagens, a genialidade dos crimes do assassino das telas de sangue, todo o romance intercalado com o suspense é surpreendente.

**LEVES SPOILERS**
Eu admito que amo fins trágicos mas esse me destruiu de um jeito diferenciado, não esperava por isso, eu saquei todo o lance dos assassinatos mas essa morte definitivamente não estava no meu roteiro!!!!
Mas mesmo com o coração destruído eu preciso admitir que foi um bom final, não acabou na tragédia, não jogou toda aquela dor e colocou um "fim", aqui nos tivemos o depois, o luto, a raiva, a aceitação e principalmente a descoberta de que era possível ser feliz, apesar de tudo.

Paula 09/01/2022

Eu não consigo parar de chorar
Esse livro é um surto atrás do outro. Fraters superou o primeiro volume. Parecia que eu estava presa em uma temporada de criminal minds... de tão viciante. Eu nem acredito que não tem mais Verona e Herinque.

Canalhalascivo 05/01/2022

Doloroso, real e avassalador
Poucas narrativas me conquistam tanto e mantém essa frequência do início ao fim. A Raissa consegue manter a excelência em todo capítulo, não só de narrativa, como de personagens, diálogos, enredo e tudo o que faz uma obra ser uma obra.
É memorável e nem consigo encontrar palavras pra descrever esse livro. Senti falta da Louise, mas entendi que não era sobre ela esse livro.
Fraters é sobre perdas, sobre amar, sobre luto e a cima de tudo: sobre se perdoar e recomeçar.
A cada um que vai ler essa história, saiba que você vai chorar, se derreter, amar e odiar certos personagens, mas, no fim, vai sair com uma experiência muito boa.

Dani 05/01/2022

Esse livro me destruiu. Favoritei.
Chorei feito uma desgraçada, como se estivesse vivendo na pele tudo o que os personagens passaram. Mas, apesar dos pesares, a Raissa entregou mais um livro tão incrível quanto o primeiro, com uma qualidade impecável e personagens muito bem construídos. O enredo é maravilhoso e as descrições da autora são um espetáculo, eu cada parte desse livro (até as mais pesadas).

galathynius1 31/12/2021

INSUPERÁVEL
Com toda certeza esse livro me trouxe muitas reflexões sobre a vida e tudo em geral. Amei como tudo terminou. Derramei muitas lágrimas também, mas valeu muito a pena.
Nunca vou esquecer da Verona, Henrique, Louise, Bárbara, Nic e Lukas. Foram personagens super marcantes e que eu aprendi muitas coisas com as decisões deles.