Fraters

Fraters Raíssa Selvaticci

Resenhas - Fraters #2

Lara 05/02/2022minha estante
ahhh eu queria mesmo era ver ele sendo excomungado ainda mais que falaram que não vão ter filhos msm

beatriz 15/11/2021

FRATERS VEIO COM TUDO!
tentando pensar em uma maneira de descrever esse livro mas só consigo pensar em "indescrítivel". simplesmente AMEI toda o mistério e assassinatos como background da vida dos nossos personagens queridinhos. foi incrível ver a evolução de todo mundo, eu já to com saudade. to devastada. to extasiada. favoritado. quero mais.

queria tirar o chapéu para evolução da verona que acho que foi tudo que se espera ver de uma personagem que no primeiro livro teve que lidar com tanta coisa e ainda não estava preparada para lidar com os traumas. o mesmo para o henrique, que cresceu muito e finalmente procurou ajuda. não tenho nem o que falar de Louise e de Barbara: PERFEITAS.

@livroalado 16/11/2021

Prometeu e entregou TUDO
É raro que algum livro me prenda já nas primeiras páginas, mas Immaculatus e Fraters me fisgaram no começo. É mesmo surpreendente que em momento algum eu tenha me sentido entediada, considerando que os dois livros são enormes. A narrativa num todo é tão interessante, que o fato de serem calhamaços passa despercebido.

E o que falar dos personagens? O desenvolvimento de cada um é extraordinário. As características são convincentes, pois se fazem presentes nas atitudes de cada um. Eles erram (alguns mais que outros, cof cof Henrique cof cof), mas estão sempre evoluindo. Mesmo os secundários, estão sempre participando de uma forma coerente. Acho que dentre todas as qualidades dessa duologia, o desenvolvimento dos personagens está em primeiro lugar.

Outra coisa que senti muito forte em Immaculatus, se fez presente também na leitura de Fraters: a experiência quase cinematográfica. As cenas são narradas tão bem que é impossível não imaginar como seria uma adaptação para série/filme. A escrita da Raíssa é surreal de boa, não peca em nada.

Não posso deixar de mencionar os casais, que me deixaram toda boba. Mesmo sendo suspense, há uma boa dose de romance, assim como no primeiro volume da duologia. Devo dizer que um certo casal aí me deixou suspirando.

E o final? Não consegui digerir ainda, mas reafirmo: eu acabei Fraters ou Fraters acabou comigo?

Ana 20/11/2021

EMOCIONANTE
Não sei nem o que dizer. Esse livro foi ainda melhor que o primeiro. Me surpreendeu em todos os aspectos possíveis. O suspense envolvendo o assassino ficou impecável. Também amei os casais, o romance tava perfeito. Chorei muito no final, ainda tô digerindo tudo. A autora está de parabéns, me destruiu!

Rebeca Cristina 20/11/2021

"Nossa história foi assim. Uma tragédia."
Percorri minha mente em busca das melhores palavras para começar essa resenha, mas nenhuma delas parecia o suficiente para o emaranhado de sentimentos que me vi imersa ao ler Fraters.

Por diversas vezes, a Raissa e os betas pontuaram que Fraters seria um livro triste e eles não poderiam ter sido mais sinceros. Como leitora, me senti triste em momentos em que a tristeza não estava escancarada, ela estava presente de formas sutis, estava nos diálogos, pensamentos, descrições de cenários, na forma dos personagens agirem e sentirem. Desde a primeira página eu me senti emocionalmente abalada, isso se intensificou ao decorrer da leitura e os últimos capítulos me fizeram chorar tanto que era impossível ler, já que as lágrimas embaçaram meus olhos e meu coração foi quebrado em milhões de pedaços com os acontecimentos.

A garota livrinhos nos entregou novos personagens incríveis e melhorou os que já conhecíamos do livro anterior. Os novos personagens são reais, alguns apaixonantes, outros que te fazem revirar os olhos e então o Dominic, que eu não sabia se queria dar uns tapas para ver se ele acordava para a vida, ou abraçava e falava que tudo ficaria bem. Se Henrique Presllo causava ódio em alguns leitores, sinto que vão odiar ainda mais Dominic Presllo (enquanto eu amo os dois!).

Fraters nos entregou tristeza, melancolia e recomeços. Com uma escrita madura e um plot ainda melhor que Immaculatus, a autora soube fechar a duologia com maestria e ganhar o coração de todos os leitores, introduzindo um gancho no epílogo para seu próximo livro.

"Reconfortante e trágico, como as pessoas morriam e nunca iam embora." - Fraters

vitoria209 25/11/2021

final perfeito pra duologia
Esse livro é maravilhoso! Eu já tinha gostado muito do primeiro e, ainda bem, o nível só aumentou nesse aqui. Apesar de ter me deixado muito triste (quero saber quem vai pagar minha terapia agora!!!), foi o desfecho perfeito para os personagens e para o enredo. Já estou com saudades desse universo!
Em primeiro lugar, a autora sabe construir muito bem personagens dolorosamente humanos, que erram e se redimem e erram de novo e nem por isso o leitor consegue deixar de gostar deles. Todo mundo aqui tem uma história prévia, um caminho percorrido que os levou até ali, e a profundidade dos sentimentos e das relações enriqueceu muito a narrativa.
Sobre o suspense, tudo correu em um ritmo perfeito. As dicas foram sendo deixadas aos poucos, o que me deixava louca de nervosismo para saber o que ia acontecer para frente. A história é tão emocionante que é quase impossível largar o livro! Aliás, foi Immaculatus que me fez ler mais suspenses, e Fraters manteve toda a inteligência e aflição de uma investigação.
Foi incrível acompanhar os personagens anos depois, ver os casais se resolvendo (adoro o romance no livro, aliás! foi muito bem desenvolvido) e amizades/namoros sendo construídos. Amei os personagens novos também [momento para falar que eu adoro o lukas e espero que tenha um spin-off dele porque o ícone merece]
Enfim, Fraters foi uma conclusão mais que à altura do primeiro e deixou aquela saudade dos personagens. Uma obra prima do suspense que eu sei que vou viver relendo!

leticomlivros 28/11/2021

A conclusão da duologia
Fraters trouxe uma conclusão dolorida para o leitor de Immaculatus, em suas 900 páginas, foram muitos sentimentos conflitantes, mantenho a opinião que a duologia pode ser um livro cansativo para alguns leitores, mas para mim não foi de forma alguma.

Embora a gente se depare com várias divagações e reflexões dos personagens, entendo que a maioria delas foi necessária para construção da história e da personalidade de cada um deles. Os novos personagens inseridos no livro 2 foram incríveis, e o gancho para o possível spin off foi ótimo, e acredito que proposital.

Passei por altos e baixos acompanhando o Domic, um personagem complexo, que começou para mim sendo totalmente intragável até que passou a ser o mais sensato da história, o que pra mim foi um pouco incoerente, mas eu relevei, entendo que ele seja um personagem de muitas camadas, e fiquei feliz de ver a relação positiva que ele teve com o Henrique durante a história.

Fiquei muito feliz com o rumo da história do Henrique e da Verona, ainda senti no entanto que eles demoraram para colocar cartas na mesa, e até achei a retomada do relacionamento um pouco rápida demais, mas não reclamo pq eu RESPIRO esse casal.

Claro que também senti falta da Louise, mas eu entendo que o papel dela nesse livro não era o mesmo do que em Immaculatus, ainda assim ela tem sua importância e deu pra matar a saudade.

Immaculatus e Fraters se tornam a minha duologia nacional favorita, escrita com maestria, cuidado, temas e reflexões importantes, um suspense bem construído, uma trama original, resoluções pouco óbvias e um final necessário e muito satisfatório. Uma duologia completa.

gigiann 12/12/2021

O MAIOR>>>>
Li muitos livros bons esse ano mas minha nossa QUE VIAGEM, sou péssima fazendo um top 3 ou 10 mas Fraters ta definitivamente no topo!
O maior e sinceramente acho que preciso de terapia pós ele.

clarys 18/12/2021

preciso de infinitas sessões de terapia
QUE LIVRO MEU DEUS. Uma montanha russa de sentimentos, eu não tenho nem palavras só leiam quem sabe um dia eu escrevo um textao sobre como essa é a maior duologia do mundo

Bia 18/12/2021

Favoritado sim
É a função da arte. Provocar reações. Paixão, repulsa, ódio, medo, não importa. Se deixa o telespectador indiferente, nem merece ser chamado de arte."

Encerrar essa duologia foi como me despedir de pessoas próximas e sou completamente apegada a todos ali.
A escrita da Raissa nesse livro está simplesmente sensacional, cada ponto de vista me fazia pirar e em momento nenhum eu fiquei entediada. Gosto da dinâmica dela de conseguir balancear momentos fofos com os caóticos deixa a experiência de leitura muito melhor.

A trama é extremamente instigante e prende muito, a todo momento eu queria saber qual seria o próximo passo do assassino e quem era ele, o arco dele foi muito bem construído e desconfiei desde o início quem era.

Os personagens são tão incríveis, apesar do Dominic divagar bastante eu adorava quando era a parte dele, foi ótimo ver o desenvolvimento e o amadurecimento da Verona juntamente com a ligação dela com a Louise e Barbara, o Henrique sofreu tanto que o bichinho merecia um descanso sabe, gostei muito dele nesse livro.

O final foi extremamente digno desse desfecho e eu entendo totalmente cada decisão tomada, me fez sofrer e chorar por demais por isso foi favoritado.

Ju 19/12/2021

Incrível!!!
Eu tinha altas expectativas por causa de Immaculatus, e elas foram superadas. Esse livro é incrível, todos os personagens são humanizados, TODOS tem defeitos e são insuportáveis em algum momento (nem todos mas tudo bem). A escrita desse livro é maravilhosamente imersiva, e é quase impossível parar de ler. Não é só sobre as mortes e sobre quem é o assassino, tem mt mais coisa envolvida.

João Tailor 30/12/2021

Fraters
Se Immaculatus já foi viciante, é impossível descrever a sensação de ler Fraters. Um surto atrás do outro (literalmente falando) ?

ellensbook 31/12/2021

Que livro perfeito, que continuação e desfecho incrível

Muito, muuuito bem escrito. A história segue perfeita igual o primeiro livro, tem muito suspense e tensão. E socorro, o meu desespero mas cenas com * assassin* quase morri junto, na cena do aeroporto meu coração quase saiu pela boca

Olha, foi perfeito, eu amei muito mesmo, não imaginava q iria gostar tanto. Foi muito gostoso ver a Verona, a Louise e a Barbara. Ver tbm a relação do Henrique com o Nic e de quebra ter a mãe deles tbm. Os novos personagens tbm foram incríveis, o Lukas é um baita de um personagem, a Samantha muito vibes Miranda de O Diabo Veste Parada kkkkkk e tem o Gael tbm, scrr mui caliente. E assim, finalmente acertei quem era o assassin* nessa história

Aiai, eu queria bem mais dessa história. O final foi de arrancar o coração, a autora é incrível com a escrita

galathynius1 31/12/2021

INSUPERÁVEL
Com toda certeza esse livro me trouxe muitas reflexões sobre a vida e tudo em geral. Amei como tudo terminou. Derramei muitas lágrimas também, mas valeu muito a pena.
Nunca vou esquecer da Verona, Henrique, Louise, Bárbara, Nic e Lukas. Foram personagens super marcantes e que eu aprendi muitas coisas com as decisões deles.

Dani 05/01/2022

Esse livro me destruiu. Favoritei.
Chorei feito uma desgraçada, como se estivesse vivendo na pele tudo o que os personagens passaram. Mas, apesar dos pesares, a Raissa entregou mais um livro tão incrível quanto o primeiro, com uma qualidade impecável e personagens muito bem construídos. O enredo é maravilhoso e as descrições da autora são um espetáculo, eu cada parte desse livro (até as mais pesadas).