O Grande Deus Pã

O Grande Deus Pã Arthur Machen

Resenhas -

Filha de Júpiter 16/12/2023

Começou bem
O livro já começa muito bom, tu cai de cabeça em uma situação e tu que ti vira para entender o que está acontecendo, e isso acontece várias vezes no livro, o que eu achei incrível.
A estória é ótima, você se envolve, quer entender o que está acontecendo, fica imerso no livro. Sem falar nas ilustrações que são espetaculares diga-se de passagem.
Mas o final... Foi ruim. A narrativa de você ser simplesmente jogado na estória e ser obrigado a ligar os pontos sozinho vai para o ralo. Do nada o autor joga as respostas no nosso colo de qualquer jeito e de maneira muito apressada. Se não fosse por isso talvez eu tivesse dado uma nota maior.
Mas foi uma boa leitura. Só não colocaria ela na categoria de terror, mas de suspense.

Tassi 09/12/2023

Uma história intrigante
Gostei bastante dessa edição. A história é bem bacana, interessante e me deixou intrigada, tenho apenas um problema com esses finais kkk gostei dos outros contos que também têm no livro. É um ótimo livro pra ler em Outubro e em maratonas.

Alessandra.Spagnol 24/11/2023

Recentemente, participei de uma leitura coletiva (Maratona Skeeloween) organizada pelo Skeelo, na qual tive a oportunidade de ler o livro "O Grande Deus Pã", escrito por Arthur Machen. Infelizmente, não foi uma leitura que me conquistou completamente. Embora o autor tenha uma reputação sólida no gênero do horror, essa obra em particular não conseguiu me cativar e entreter.

A trama, que se inicia com um conceito intrigante envolvendo experimentos ocultos e a busca por transcendência, acabou por se tornar confusa e em alguns momentos, difícil de acompanhar. A história fica confusa com muitos simbolismos e metáforas, me fazendo sentir que o significado principal estava difícil de entender. Há também a ausência de uma ligação fluida entre os capítulos

Além disso, os personagens, apesar de sua relevância para a história, não foram desenvolvidos de maneira a criar uma conexão emocional sólida. Isso fez com que as consequências de suas ações perdessem parte do impacto que poderiam ter tido.

A escrita, apesar de ser rica em descrições, às vezes tornava-se excessivamente prolixa, dificultando o fluir da leitura e até deixando-a confusa. As descrições detalhadas, embora úteis para criar um clima assustador, às vezes eram demais, o que deixava a história com um ritmo mais lento do que eu gostaria.

No geral, "O Grande Deus Pã" pode atrair quem gosta de histórias de terror mais complexas e cheias de símbolos, mas, para mim, a forma como a história foi contada e sua facilidade de compreensão não foram satisfatórias. Eu sei que muitas pessoas consideram esse livro um clássico, mas, infelizmente, não consegui sentir o mesmo apreço que muitos outros leitores têm por ela.

CinMeireles 23/10/2023

Acho curioso que algumas pessoas citem como ponto negativo de um livro como esse o fato de "não haver sustos" ou "não dar medo" - fruto, imagino eu, da torrente de filmes de terror vazios cujo único trunfo são os jump scares, e cujo principal objetivo é conseguir alguns gritos dos adolescentes nas salas de cinema... Mas divago.
O Grande Deus Pã é uma obra-prima do horror gótico, com todos os elementos que compõe o bom terror do século XIX - ocultismo, paganismo, clima sombrio, mortes macabras, mistérios. Aventura-se por elementos não muito bem aceitos na época em que foi escrito, como erotismo, alusão a formas não convencionais de sexo etc.
A escrita de Arthur Machen consegue nos envolver muito bem em seu clima sombrio e nos deixar curiosos com a história; porém, não é perfeita. A forma como escolheu dividir a narrativa, com grandes saltos de tempo e de protagonista entre os capítulos, em alguns momentos deixa a história confusa e o leitor pode ficar perdido. A forma como o final ocorre (não o acontecimento em si, mas a forma como é descrito) também é um pouco anti-clímax, já que somos informados dos fatos bem depois que eles já aconteceram, acompanhados de uma revelação expositiva. Por consequência, a revelação, embora confirme nossas suspeitas, não empolga, apenas satisfaz.
Com escolhas narrativas um pouco diferentes, esse livro poderia ter sido um primor; mas, ainda que não seja o caso, é um bom livro - ouso dizer, quase ótimo - e merece seu lugar entre os clássicos do horror.

Heloisamarina_ 18/10/2023

Não gostei
Bem, o livro não entrega nada do
que promete.
A narrativa é meio confusa, mas muito óbvia. Falta conexão entre os capítulo. O
que, provavelmente, se justifica
pelo fato de o autor ter os escrito
com espaço de tempo significativo.
A edição tem ilustração. São legais,
mas não contribuiu para o horror
Na verdade, não vi nada de horror nessa
história. Não costumo ler esse gênero, então era para no mínimo ter me deixado ao menos um pouquinho assustada, ansiosa... mas nada.
Essa edição traz muito da biografia do autor, a parte mais interessante do livro.

ReadingWithMarih 17/10/2023

é bom, dá uma sensação de medo mas nada demais.
Foi surpreendentemente bom, eu achei que seria entediante mas não é, na verdade é bem interessante, principalmente por que ele não dá medo realmente, ele dá uma sensação momentânea ruim mas não medo medo mesmo

Laize 17/10/2023

Novela
Uma história curta, muito estranha, mas não me causou pavor algum.
Não assusta e também não me despertou nenhum interesse pelos personagens que ficam especulando e não descobrem quase nada.
Muitas alegorias e menções religiosas.

Não funcionou para mim, e só não abandonei por ser bem curtinho.

Marcelo 17/10/2023

Sem sustos
Um livro que inspirou JP Lovecraft, Stephen King, Guilherme del Toro, tem suas particularidades. A leitura é bem fluída. Uma história rápida de ler, mas que parece faltar conteúdo. Se houvesse.uns dois capítulos antes do último daria para completar a história com maestria. O autor é bem detalhado em descrições, mas omite os momentos de terror, deixando a nossa imaginação bem viva para fazer pensar coisas bem horríveis. Percebe-se claramente a influência da narrativa em it do Stephen King e no Labirinto do Fauno do Del Toro, mas eles conseguem ser bem melhores no susto e na história.
Recomendo por ser uma história curta, o que não faz pensar que desperdicei o tempo e aumentou minha vontade de ler mais histórias do gênero.

Fran Ferreira 16/10/2023

Eu comecei o livro gostando bastante, cheguei na primeira etapa lendo metade do livro e mesmo achando a leitura demorada, estava gostando, até que a partir dessa metade comecei a achar a leitura meio chata/blé, sem algo pra me prender nela. Ao passar da leitura, fui ficando cansada de ler, querendo terminar logo. Quando terminei pensei: "tá, uma leitura boa para época, mas que não fluiu pra mim, porém gostei mais do que achei que gostaria". Depois disso fui ler o posfácio, aí foi por água abaixo, apesar de ter desconfiado de alguns pontos de onde o autor se inspirou, eu descobri que não queria ter a certeza disso, para esse livro o posfácio pela primeira vez na minha vida estragou minha experiência. Demorei 4 dias para ir ler os contos extras que aliás, achei confuso de início, mas depois entendi kkkkkkk
Como li na maratona do Skeeloween, fui participando das conversas sobre a leitura, gostei bastante, é legal você perceber pontos de vistas diferentes que podem lhe ajudam a compreender melhor o livro.
Sei que o horror ali presente fazia todo o sentido pra época em que foi escrito, onde as pessoas tinham muito medo do desconhecido, porque era algo novo (digamos assim), mas infelizmente não senti todo esse horror, não me deu medo, angústia, terror, tensão ou nada do tipo, acabei sentindo falta disso.
Para quem nunca leu horror, possa ser interessante começar por esse.

dareanen 16/10/2023

Meh
Tinha uma premissa massa mas o desenrolar é confuso e raso. Quando começa a ficar um pouco mais interessante acaba.

@vanessachrisostomo 12/10/2023

Enrolado?
O ar de mistério tava até bom, mas muita coisa enrolada, não fluiu muito bem. Fui com grande expectativa, e não foi boa coisa.