Os Demônios

Os Demônios Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Demônios

Drakomanth 26/04/2023

Inquestionável
Por mais que o tempo passe, por mais que as memórias falhem, por mais que a verdade seja moldada ? Aqueles que vivênciaram o tempo sempre terão em suas palavras um peso maior. Por mais que queiram esconder a genialidade do Dostoiévski sempre que se referem a está obra (especificamente), está claro que o temor pela verdade faz com quê os adoradores de falsários tremam. Não conseguindo suprimir a genialidade do autor, acabam por "declarar" que só nesta obra "ele foi menos genial.
? LEIAM!
Mas se já tiver sido alienado, nem inície a leitura.

Prof Alex 16/04/2023

Lerei novamente
Confesso que Dostoiévski é uma leitura difícil para mim. Porém algo me fascina na literatura russa. É incrível mas conforme desenvolve a história vários temas e assuntos surgem nos diálogos e na narrativa. Com crime e Castigo para mim ocorreu o mesmo só na segunda leitura é que compreendi melhor. Insistirei com Os Demônios.

Lucas 04/02/2023

Os demônios
Os demônios, de Dostoiévski é uma obra densa e pesada, difícil de ler em alguns momentos, porém com capítulos incomparavelmente bem escritos. Durante a narração, o autor faz críticas muito fortes ao movimento niilista e ao socialista, como se percebe logo nas páginas de introdução.

Um clássico da literatura russa

Sabrina Araújo 04/11/2022

Absolutamente impecável
Dostoiévski e a abordagem crítica excepcional ao extremismo político:

O livro traz um grande retrato crítico ao conservadorismo na Rússia, análises ao socialismo, debates políticos, religiosos e também um espaço para uma discussão sobre ateísmo e Niilismo. E claro, sua filosofia existencialista se faz sempre presente tanto na narração como também em diálogos. A apresentação de seus personagens é simplesmente impecável, justamente porque cada uma delas é única e recheada de características, então, se faz necessário toda a atenção a cada personagem que aparece na trama, pois são muitos. As tendências suicidas, e homicidas de alguns deles mostram um cenário altamente obscuro para a narrativa de Dostoiévski, trazendo para a leitura uma atmosfera ainda mais perturbadora e ao mesmo tempo extremamente envolvente. E para quem conhece ao menos um pouco da vida do autor, sabe que a maioria de seus livros trazem um pequeno foco até mesmo sobre alguns aspectos de sua vida, e esse, não foi diferente.

Dostoiévski, ao iniciar a trama buscou propositalmente trazer uma narrativa pacata e sem muita movimentação na apresentação de seus personagens e a rotina na cidade, para que depois, a partir da segunda parte, ele pudesse dar ao leitor a jogada necessária para definitivamente chocá-lo, mostrando, sem hesitar, o quão cruel a sociedade pode ser quando posta de frente à um escândalo, negando e ridicularizando, de maneira deprimente, a possibilidade de acolhimento. A narrativa também destaca diálogos chocantes de debates entre os personagens com propostas extremistas em relação a decisões políticas.

Meu destaque vai para o personagem Nikolai Stavróguin que, a propósito, Dostoiévski lhe deu certa ênfase em quesito de personalidade quando comparado aos outros na apresentação inicial, justamente pelo fato de ter sido criado na intenção de ser polêmico, sendo, muitas vezes, no decorrer do livro, um homem de caráter duvidoso e, logicamente tomando certas situações como prazerosas para si, o que complementa ainda mais o seu comportamento altamente questionável. Mas não para por aí, quando o leitor imagina quem pode ser a raíz do problema, temos o destaque de Piotr Stepânovitch, outro personagem com intenções homicidas que promete ser ainda pior.

Se tem uma coisa que admiro em Dostoiévski é sua inclinação para o desenvolvimento de personagens de comportamento questionáveis, personagens que carregam a parte sombria do ser humano, ele mostra a verdade de que, embora alguns sejam bons, ainda há os ruins, os piores, os dispostos a mostrar que na vida é necessário aprender que vamos nos deparar com os mais terríveis dos comportamentos de pessoas empenhadas a serem verdadeiramente cruéis sem exitar, e fazendo de seus pensamentos maldosos e uso de violência, armas, que para eles seriam a mais fácil solução para um "bem maior."

Confesso que em alguns momentos foi inevitável não rir, o autor consegue sim, em meio a temas delicados, colocar em seu tempo, alguns diálogo engraçados ou até mesmo o fato de que a junção de alguns personagens em um mesmo ambiente sempre termina em uma grande cena dramática digna de novela.

Enfim, é um livro sensacional e com certeza se encaixa no quesito: Livro que todos deveriam ler.