Ubirajara

Ubirajara José de Alencar

Resenhas - Ubirajara

Flávia 06/10/2022

?Foi esta a poderosa nação que dominou o deserto?
Não sou grande apreciadora do indianismo alencariano - um projeto nacionalista de criação de uma identidade brasileira - porque os indígenas são muito idealizados e vistos de um ponto de vista eurocêntrico. Ubirajara, um livro ?irmão? de Iracema, foca mais nos povos indígenas e menos na figura do europeu salvador, o que torna esse livro um tanto diferente de Iracema e O Guarani. É uma leitura rápida e fluida, bom para quem quer conhecer mais do romantismo brasileiro.

Kathleen.Martilian 07/01/2022

Raízes
Para um leitor que queira ler clássicos mas que não gosta de uma leitura maçante.
É muito gostosinho de ler, alguns leves infartos....
Meu olhos brilharam e deixou meu coração quente, a astúcia do Ubirajara e seu discernimento com certeza vão agradar qualquer leitor.
Como leitora atual percebo sim alguns pontos que não devemos romantizar, mas sabendo que a história é muito antiga podemos utilizar como objeto de análise de uma cultura da base de nossas raízes ancestrais a nossa sociedade.