The Dictionary of Obscure Sorrows (English Edition)

The Dictionary of Obscure Sorrows (English Edition) John Koenig

Resenhas -

Paulo 16/06/2024

Considero esta a minha melhor leitura do ano até agora.

O livro é um compêndio de palavras criadas pelo autor para expressar sentimentos específicos humanos, muitos dos quais já sentimos em algum momento de nossas vidas mas que não tivemos ideia de como expressá-lo, ou que achamos ter sido apenas um pensamento nosso, não sentido por mais ninguém. Por exemplo "aftergloom": um tipo de solidão que sentimos depois de sair de um evento social; ou "midding": uma certa tranquilidade em fazer parte de uma interação social sem estar no centro dela, como ouvir amigos conversando entre eles no carro enquanto você observa tranquilo pela janela. Ou mesmo "rialtoscuro": a sensação etérea de retorno ao mundo real depois de sair de uma longa sessão de cinema.

A ideia do autor teve apoio de um fórum online em que pessoas do mundo todo puderam enviar seus sentimentos mais únicos, da melhor forma que pudessem descrever, criando assim uma rede mútua de compartilhamento de ideias, e que foi a base deste dicionário.

Gostei da originalidade do projeto em dar palavras a sentimentos que eu já tive mas que nem soube expressar, mas o que gostei mais ainda é que isso me permitiu entender que cada sentimento, por mais específico que seja, pode ser analisado com mais detalhes quando surgirem, de forma que saibamos melhor definir o que sentimos. Eu, por exemplo, sei que estar em contato com a natureza ou estar em fins de tarde de verão me trazem pensamentos que eu poderia explorar melhor.

É um livro que vou reler, para que eu possa mergulhar em cada definição.

Por serem palavras inventadas, seu uso no dia a dia é limitado, já que não fazem parte de nenhum dicionário. De qualquer forma, nada impede que as usemos e elas se oficializem, ou que criemos nossas próprias palavras que não definam.

Marina 01/04/2024

Incrível!
Praticamente um ano lendo esse livro, porque não é uma história para ser devorada, mas um dicionário. Ler as definições do livro demandam calma, paciência, curtir, se identificar.
Que livro gostoso que me acompanhou nesse 1 ano. Pode soar loucura, mas já quero reler!

mairapascon 13/11/2022

Leitura fluida e cativante
Tudo que eu esperava e mais um pouco! Namorava esse livro há muito tempo e quando tive a oportunidade de tê-li não pestanejei, e não me arrependo! A leitura é muito fácil e sensível, incrível como o autor consegue transmitir o que sentimos com as novas palavras.

Fabrício Franco 30/07/2022

Melhor livro do ano
Um livro que consegue encontrar equilibrio entre profundos mergulhos emocionais e uma frivolidade cativante. Tal como uma antologia poética - a poesia, talvez, seu parente mais próximo em gênero - é melhor lido não de uma vez, mas por partes, para deixar a prosa de John Koenig assentar em nosso entendimento. Koenig dá forma linguística a sentimentos ou experiências que podemos querer examinar mais detalhadamente ou até mesmo replicar. O livro incorpora fotos e colagens que adicionam uma qualidade onírica àquela evocada pelas definições. Capturando em palavras o que ainda não têm nome, o autor nos oferece a deliciosa ironia ao dizer que nossos vocábulos são imprecisos para descrever nossa vida. Seja qual for a emoção incompleta, inacabada e ainda a ser articulada que nos ronde, este livro encontrará uma maneira de nomeá-la, pela habilidade astuta do autor em locucioná-la numa definição poética e etimológica, fazendo com que nos sintamos menos sozinhos, já que percebemos que há mais gente sentindo a mesma turbulência de emoções que supúnhamos só nossa. Esse é um livro densamente poético, que, mesmo ainda faltando alguns meses para acabar 2022, é sem dúvida a minha melhor leitura do ano.