Emmeline

Emmeline Charlotte Smith

Resenhas - Emmeline

Claire Scorzi 09/06/2023

Casamentos prematuros, crítica social e...
Emmeline foi publicado pela primeira vez em 1788. É um romance cuja narrativa recheada de intrigas e peripécias, tensões e dificuldades enfrentadas pela heroína título o colocam bem afinado com a literatura inglesa produzida na época. Lendo o, é possível nos lembrarmos de Frances Burney ou Ann Radcliffe; o tom, o estilo e a estrutura se assemelham.
Tendo como foco central as atribulações da protagonista, o romance de Charlotte Smith revela algumas preocupações especiais, como: o perigo dos casamentos prematuros; a dependência e vulnerabilidade femininas; preconceitos de classe; ascensão social a qualquer custo. Sobram farpas também para os novos ricos, seu ridículo e mesquinhez, além de ironias como precipitar justamente aquilo que se desejava evitar; neste aspecto, os capítulos finais são de um sabor onde a ironia se mistura a tragédia.
Charlotte Smith merece elogios por conseguir manter um bom ritmo num romance de mais de 500 páginas, e por nos dar uma heroína que, mesmo se dada às lágrimas, nunca sofre a injustiça ou ofensa em silêncio. Existe um estofo de qualidade em sua Emmeline Mowbray. Também formam boas figuras Delamere, Godolphin e mesmo. Montreville, enquanto criações ( não estou falando de caráter).
Como defeitos, eu apontaria apenas um excesso de adjetivos que prejudica a escrita. Uma economia no seu uso teria melhorado algumas passagens do livro, em particular aquelas que formam parte dos diálogos, que assim acabam soando pomposos ou artificiais. Excetuando isso, gostei de ver Charlotte Smith se esforçando por criar uma protagonista feminina que, no restrito espaço que era permitido às mulheres da época, tem assomos de independência e amor próprio. Um alívio.
Quero ler outros livros da autora.
Cris Paiva 09/06/2023minha estante
Até a metade eu achei bem demorado, mas depois eu ficava ansiosa pra pegar o livro de novo. Adorei a Emmelline, mas aquele Dellamere, meu deus!!!!

Natty 10/07/2023minha estante
Eu adoro o caráter de Emmeline ??

Amorporlivros975 10/10/2023

Emmeline ?A órfã do castelo?
O livro é bom ?
- De uma certa forma sim, porém chega um determinado ponto da história que ela se arrasta, não sei dizer se por conta dos 3 personagens masculinos que se interessam pela Emmeline ou se é a escrita da autora ?? a maneira como ela conta toda a trajetória da órfã e seus pretendentes.
Um deles é insuportável kkkkk eu simplesmente detestei ele.
O segundo pretendente é chato e se acha o último biscoito ? do pacote. ?
O terceiro no meu ponto de vista é fofo ?? porém covarde e por conta disso passa vários capítulos na dúvida se se declara ou não para Emmeline.
Não sei dizer se por esses motivos eu achei a história boa porém cansativa e arrastada já quase chegando ao fim.
O livro poderia ser melhor já que se trata de um clássico da literatura inglesa trazido exclusivamente pela editora Pedrazul para os assinantes do Clube de Leitura. Porém da para ler com calma e o final da história compensa, sem dúvida.

Janaina Battisti 05/12/2021

Emmeline ?
Uma história que nos mostra o valor da honra, da palavra, da honestidade, da simplicidade, da solidariedade, da amizade, do amor próprio e do amor ao próximo.
Emmeline é um livro incrível de muitas maneiras, seja por romance, seja por tramas e vilões, seja por gratidão, seja por solidariedade ou até mesmo por uma escrita fluída e encantadora.
Um sentimento que tive ao terminar essa leitura foi a importância de ser fiel, não só aos seus, mas consigo mesmo, com nossos sentimentos, com nossas decisões e com nosso coração, pois no final, seremos só nós e o resultado de nossas decisões.
Enfim, super indico a leitura, ganhou meu coração. ?
LuaTeresa 07/04/2022minha estante
Pode me dizer se tem hot? Não gosto. Onde eu encontro o livro? Não achei na Amazon

Janaina Battisti 07/04/2022minha estante
Não tem hot não. Esse livro é exclusivo do clube de leitores da editora Pedrazul. Se você assinar a caixinha do mês, consegue comprar essa edição na lojinha do clube. (Eles vendem os livros das caixinhas anteriores nessa lojinha, mas é exclusivo para assinantes).
Venha fazer parte, somos uma família de pedrinhas literárias. ?

LuaTeresa 07/04/2022minha estante
Obrigada! Por isso que eu não achava

Tuca 30/03/2022

“Emmeline” foi o primeiro romance da poetisa Charlotte Turner Smith. Publicado em 1788, ele foi um sucesso imediato. E eu entendo o porquê. “Emmeline” ou “A órfã do Castelo” é um verdadeiro dramalhão que seria maravilhoso de se ver nas telas como uma minissérie ou uma novela. Ele reproduz determinados padrões (muitos deles que eu até considero bons), mas quebra vários deles na sua heroína, a jovem Emmeline Mowbray, em especial com sua personalidade firme e sua obstinação tão grande em uma adolescente do século XVIII. O que mais brilha na história, no entanto, é como Charlotte inseriu seus próprios traumas e sua própria experiência acerca de um casamento ruim em muitas das personagens femininas (principalmente em Lady Adelina e Mrs. Stafford, e fazendo de Emmeline, a personificação do que ela via como ideal de comportamento perante a situação). E, ainda, estruturou de forma romântica em seu primeiro romance uma defesa da importância de se realizar um matrimônio bem pensado, em que a mulher tivesse o mínimo de consciência da personalidade do marido, pois casar mal poderia resultar em um infortúnio perpétuo.

Influência para Jane Austen, Charlotte Smith sofreu muito em um casamento abusivo. Tendo sido “vendida em casamento” pelo pai aos quinze anos, teve como marido um bêbado que vivia a explorando, mas com quem estava ligada pelo resto da vida, o que incluiu acompanhar seu marido na prisão e ser obrigada a dar parte dos seus rendimentos com a escrita para ele (ambos regramentos da época. Inclusive seus primeiro sonetos a serem feitos profissionalmente foram escritos na prisão, e o lucro serviu para pagar pela liberdade do esposo).

Em “Emmeline”, ela desbravou as dificuldades femininas para se posicionar no mundo. Orfã e possivelmente ilegítima, Emmeline havia crescido escondida em um castelo, sendo privada de tudo o que poderia lhe pertencer, exceto o nome e a residência por uma “gentileza” do irmão de seu pai. Com a morte de sua governanta, ela acaba eventualmente recebendo a visita do tio (seu tutor) e o filho dele, e portanto, seu primo Delamere, que se apaixona perdidamente por ela. O matrimônio não era bem visto pela família, e não era algo que ela desejava, fazendo a fugir de lá com a ajuda do tio para que não fosse forçada pelo primo a situações contrárias a sua vontade. Vivendo de amizade em amizade que ela conquistava, Emmeline tocava suas amigas com seus atos de bondade, assim como despertava inveja daqueles com coração maldoso.

Charlotte me conquistou não apenas na força da personagem Emmeline, mas na de suas amigas. Mesmo a pobre Lady Adelina em seu fraco estado mental consegue encontrar fôlego suficiente para receber consolo e lutar da sua forma para se reerguer, ainda que debilmente. É uma história que foca muito nas barreiras do casamento ruim e nas benesses do bom, mas que não deixa de quase igualmente exaltar as boas amizades, em especial, a sororidade. O enredo tem de múltiplas reviravoltas a fugas mirabolantes, e coloca em primeiro plano também a comparação dos comportamentos masculinos: daquele criticável suscetível a grandes paixões e impulsos, dos ambiciosos demais, dos que amam altruisticamente porque a felicidade de sua amada é tudo o que importa, aos que amam apenas a si e aos seus próprios vícios. Não que as mulheres também não tenham essa sua dose de comportamentos reprováveis em contrapeso aos corretos, mas nelas há um peso social e um tratamento muito diferente do imposto aos homens, e que é algo que Charlotte também deixa explícito.

Uma obra que é realmente atemporal nos dramas femininos e nos pensamentos de sua heroína cujas palavras, honra e atitude são suas maiores armas, justificando ser chamada de clássico. Infelizmente pouco conhecido no Brasil, e só agora (em 2021) publicado pela primeira vez, “Emmeline” virou uma das minhas obras de literatura clássica favoritas. Como é que eu nunca havia ouvido falar em Charlotte Turner Smith?

Referências: dados históricos acerca da vida da autora foram retirados do episódio s01ep11 do podcast Clássicxs Sem Classe e da página do wikipedia dedicada a ela.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Natty 20/03/2022

Honra e Cárater,acima de tudo
Emmline Mowbray vivia numa época em que uma promessa era como uma assinatura.
Romance escrito originalmente em 1788,iniciei a leitura com receio pela a autora Charlotte Smith ser estreante no @clubedeleitorespedrazul
e também não conhecer nada escrito anteriormente por ela.No entanto,tive a grata surpresa de conhecer a Emmeline Mowbray.

Uma órfã que fora criada reclusa no castelo da família pela a governanta, teve que abandoná-lo quando a cuidadora morreu e seu primo,Mr.Delamere decidiu que se casaria com ela contra sua própria vontade e de sua família. A partir daqui,essa garota vai passar por muitos lugares,conhecer pessoas diferentes, fazer amizades ---muitos serão inimigos,outros amigos.

A jovem é cercada por pretendentes no decorrer da trama,pois seus traços angelicais e boas maneiras conquistam todos os que aproximam-se dela.De tão bondosa,solidária com todos,e por muitas vezes,satisfazer as necessidades alheias,privando-se das próprias, cheguei a pensar que ela queria ser uma mártir 🤭.Mas,não Emmeline demonstra o tempo todo que o ser humano deve ser benevolente.

É UM ROMANCE do século XVIII com rapto,duelos e uma princesa de contos de fadas,um tanto atrevida com amor próprio que não deixa-se levar por intrigas ou desvio de caráter, embora na narrativa as artimanhas, complos façam-na sofrer muito.

Inúmeras vezes pensei que a autora gostasse mesmo de desgraça 😄.Os personagens tem pouco tempo de felicidade.
Emmeline é a protagonista principal,no entanto é uma narrativa cheia de personagens com suspense,amor e momentos engraçados.

Um sentimento que tive ao concluir essa leitura foi a importância de ser fiel não só aos seus,mas consigo mesmo,com nossas emoções, decisões e o coração grato pelo que temos,pois no final seremos só nós, e o resultado do que fizemos ao longo da vida.

"O Tempo,porém, que alivia todos os outros males,pode,devido às nossas escolhas, aumentar a dor de alguns!"
Charlotte Smith

site: https://www.instagram.com/p/CZHZCv6qLnH/

_bbrcam 10/05/2022

Depois de eras, veio aí!
Muito bom. Não consegui terminar por falta de tempo, pois o livro é bem envolvente e sempre ficava pensando sobre como a história terminaria. Gostei dos plots e a escrita da autora é muito boa! Coitada da Emmeline, foi guerreira.

.Mih. 01/03/2022

Uma experiência de leitura conflituosa
Essa edição está dividida em 04 partes que abrangem cerca de 02 anos e meio de acontecimentos contados por um narrador onisciente. E aqui um dos pontos altos é a escrita de Charlotte que nos revela as motivações, intenções e sentimentos de um núcleo interessante e abrangente de personagens - e deixo a indicação para ir construindo um esquema desses personagens para que não se perca durante a leitura - ao mesmo tempo que constrói uma história cheia de tramas, ação, amizades e paixões corrosivas. E no centro de tudo isso: Emmeline, uma garota sem dúvida de caráter interessante, firme aos seus valores, de personalidade claramente altruísta e bondosa que faz com que seja difícil não se afeiçoar ou desprezá-la em alto grau e é exatamente em torno dessa orfã que as coisas vão acontecendo e se movendo e temas como: casamentos instigados por status social ou paixões repentinas; efeitos da ambição e avareza e criação são desenvolvidos.

É um livro que não dá para falar muito dos acontecimentos e personagens em si sem revelar demais, porque as coisas acontecem em um ritmo frenético causando aquela expectativa de: o que vem por aí?
Mas, simultânea à expectativa de querer saber mais, houve também a impressão de que o livro poderia ter menos eventos, já que alguns pareciam repetir um ciclo criado.
E por isso, apesar de ficar pensando na história quando não estava lendo, sentia que a mesma se alongava sem necessidade.

Diria que é uma história sobre os efeitos e consequências que as ações e principalmente, os sentimentos e motivações tem sobre a vida das pessoas individualmente, bem como daqueles o qual sua vida afeta.
Uma criação indulgente pode criar filhos egocêntricos; ambição, inveja e mesquinhez torna até aqueles que tinham algo bom em pessoas frias e capazes de abrir mão do que sentem ser correto e fazer qualquer coisa contra quem se colocar no caminho dos seus objetivos; uma personalidade amável e generosa enfrentará muitos momentos que colocarão à prova sua solidez, e no fim, todos, bons e maus, colherão os resultados de suas decisões.
Natty 20/03/2022minha estante
Eu adorei, um dos melhores livros do clube,sem dúvidas ?????

Leo 20/01/2022

Escrita impecável
E pára por aí. Queria ser mais positivo quanto a esse livro, já que a autora conseguiu de mim admiração pela forma como escreve. No entanto, uma história não pode ser perfeita só na sua exposição. É preciso que seus personagens nos imprimam algum interesse, conexão. E o que se pode dizer dessas tantas figuras que povoam o romance? Nenhum deles, absolutamente nenhum personagem é digno de ser lembrado. Nem mesmo a protagonista, infelizmente. Eu deveria ser menos rigoroso quanto a esse ponto, pois Emmeline representa uma dignidade ímpar, assim como um personagem que só vem aparecer na metade do livro. Mas, mesmo suas qualidades impossíveis são obliteradas pela quantidade infinita de desentendimentos e impressões errôneas que todos tem de todos durante essas 500 páginas de mal entendidos.

Josiane.Castro 21/12/2021

Caráter
Uma órfã privada de toda sua família se vê sendo alvo de paixões avassaladoras . Consegue manter sua integridade em todos os momentos , se mantendo firme aos seus propósitos . Um romance gostoso de se ler , sempre tendo em mente o período da escrita .

Natália | @tracandolivros 30/12/2022

Emmeline
Cansativo, é com essa palavra que eu descrevo esse livro. Tinha tudo para ser uma história bonita, legal, mas me deixou cansada e sem vontade de continuar.

Além de que todo o romance, a perseguição foram irritantes. Parece que o livro se repete do início ao fim.

Ralibô 17/12/2023

Uma grande novela
É um livro escrito a mais de 200 anos e parece uma grande novela, o enredo é até bom, mas para mim foi em determinados momentos uma leitura que tive preguiça para continuar, a escrita é marcada com excessos que poderiam ter sidos reduzidos. No geral é legal e não sei se a tradução não foi feita de forma tão polida como o original ou se realmente a autora escreveu-a de forma mais simples.
É um conto de fadas moderno de 200 anos atrás