Contos Escolhidos

Resenhas - Contos Escolhidos

1 | 2 | 3 | 4

João 21/04/2024

Excelente!
Gosto muito de livros de conto e esse é muito bom. Os contos dessa coletânea são ótimos, com destaque para: "O Alienista", "A Cartomante" e "A Causa Secreta", que são os mais famosos. Porém, outros chamam muita atenção, como: "Pai Contra Mãe", "O Enfermeiro" e "Noite de Almirante". A linguagem é menos complexa e a leitura não é pesada.

Yasmin.Moraes 10/04/2024

Incrível
Nesse livro de contos é possível perceber a genialidade do autor e como foi sua evolução, possuindo contos românticos e contos revistas.

lannavissali_ 31/03/2024

Contos escolhidos
Não sou a maior fã de contos porque acho que as coisas acontecem muito rápido e eu fico perdida e entendo nada. Com esse livro não foi diferente, dos 30 contos eu só gostei de no máximo cinco, no momento só lembro de ?Maria Cora?, ?Miss Dollar? e ?Noite de almirante?, se me perguntarem sobre os outros contos eu sinto informar que não sei, eles não me cativaram o suficiente.
Uma pergunta aqui, Machado de Assis era apaixonada por uma mulher já comprometida??? Pq é só o que tem aqui
Camila Felicio 31/03/2024minha estante
Machado quando conheceu Carolina (sua mulher) ela era noiva de Eça de Queiros, maior romancista de Portugal, por isso a rixa kkkk E capaz que por isso exista alguma referência no texto :))

Igão 17/01/2024

Me fez querer conhecer mais do autor.
Ainda não tenho muito conhecimento sobre a obra Machadiana, pois esta foi a primeira vez que me aventurei em sua escrita, mas posso garantir que foi ótimo, apesar de que provavelmente aproveitei apenas uns 60% de tudo que li, já que a linguagem é difícil, e também por conta da falta de conhecimento do contexto histórico de quando os contos foram escritos. Porém pretendo ler novamente quando tiver maior erudição. Este livro me incentivou a iniciar Memorias Póstumas de Bras Cubas, mas confesso que mesmo tendo esse "portifólio" e a confiança na escrita do Machado, não consegui prosseguir com a leitura de Memórias Póstumas, mas retornarei ao romance, talvez depois de mais alguns contos...

Camiâ¡ 16/12/2023

???
Gostei muito de conhecer mais sobre as obras de um escritor brasileiro, amei que incluiu mais de uma história, dando oportunidade para ler mais contos.

jhulica 25/10/2023

Contos escolhidos - Machado de Assis
No geral são contos bem intrigantes, sempre com uma dose de melancolia.
Tem uns (poucos) bem chatinhos, confesso que me obriguei a terminar de ler esses.
Edição agradável, contendo várias notas de rodapé que contextualizam as referências que o autor faz em seus contos, auxiliando muito na leitura.
Mas enfim, não tenho o que reclamar, obras maravilhosas! Viva Machado de Assis!!!

deysiane 23/10/2023

Muito bom!
Não sabia que era possível escrever personagens tão profundos em tão poucas páginas! Isso realmente me surpreendeu mais que qualquer outra coisa. Adorei vários contos mas o meu favorito foi Aurora Sem Dia.

Obs.: Dei uma nota individual para cada conto e no fim tirei a média. Obviamente a maioria foi avaliada com 4,5 ou 5.
Luana1648 24/10/2023minha estante
Já quero ler Aurora sem Dia

Mari Fourquet 07/09/2023

Os contos de Machado e sua diferença para seus romances
Acho incrível, durante a leitura de Machado de Assis, perceber as diferenças gritantes entre a leitura de seus romances para seus contos. Tendo em vista que foi tradutor de Edgar Allan Poe, seus contos são claramente influenciados por ele, sendo notável a semelhança durante a leitura de O Espelho, Causa Secreta e A Cartomante.

Já seus romances tem influência de Eça de Queirós, escritor realista português (e de quem gosto bastante também).

Acho, inclusive que, para quem quer começar a ler a obra de Machado de Assis, a melhor porta de entrada está nos seus contos, que são curtos e consisos, com uma linguagem muito mais direta do que seus romances, sendo possível, inclusive perceber semelhanças entre suas obras mais curtas e suas obras maiores.

Não consigo escolher um conto favorito, embora tenha amado A Cartomante. Porém tive muita dificuldade de entender o cerne principal de A Teoria do Medalhão, precisando recorrer a algumas pesquisas, depois disso, o conto subiu muito no meu conceito.

isabelli47 10/03/2023

+ -
Para falar a verdade eu só peguei esse livro pois ouvi falar sobre outro que é "A Cartomante" na qual, tem nesse e que de primeira me parecia um bom livro.
Confesso que não superou minhas expectativas, o final é sim empactoso mas ainda sim esperava mais do conto.

Icaro 08/03/2023

Excepcional
Machado de Assis é o escritor mais memorável brasileiro. De longe o mais completo e inteligente da nossa literatura. Com vasta obra e histórias originais e incríveis, ajudou a moldar o imaginário brasileiro.

Nessa coletânea de contos escolhidos não é diferente. Confesso que comprei o livro por causa do último conto ?A igreja do diabo?, mas todos possuem alta carga de qualidade.

Isadora 23/02/2023

Essa seleção de contos só reforça o quanto Machado ainda é grandioso. A escrita é simplesmente um deleite, principalmente em considerando sua época, pois até hoje a leitura se desenvolve com facilidade. Há contos potentes como Pai Contra Mãe - que gera bastante impacto - e outros mais leves - a maioria se comparado a essa estória. Enfim, um livro pra reler inúmeras vezes.

Franciel.Oliveira 23/01/2023

Contos Escolhidos
Esse livro veio para mim por meio de um projeto da FURG, uma troca de livros, uma coleção da Zero Hora que contém 15 ótimos contos do Machado. Foi uma leitura muito proveitosa, alguns deles eu já havia lido, mas como minha leitura está mais aguçada, eles tiveram um calor bem diferente. Recomendo fortemente, se é que precisa de recomendação ler Machado.

loloirissima 28/12/2022

eu sou cadela do machado de assis mano, amo tudo que ele faz, mas o conto a cartomante foi o melhor de todos

Ana 25/11/2022

Adorei essa edição, pois achei genial como que os contos de alguma forma se conectam. E de como tiveram o capricho de explicar cada conto no final do livro, e ainda contar a vida desse digníssimo e melhor autor brasileiro com imagens ainda!

Essa minha vizinha que emprestou o livro, teve a sorte grande de comprar essa riqueza por apenas 2 reais, como é sugerido na contracapa! Isto que é lucro! ?

Os contos que mais gostei foram: "Teoria do Medalhão", "O Alienista" e "Um Homem Célebre". Mas todos eles são excelentes! ??

Louis, o Bardo 31/10/2022

Esse livro é excelente!
Machado de assis, né meus amores? Quem diria que um autor tão renomado não me surpreenderia novamente com uma coleção de narrativas tão impecáveis quanto estas presentes no livro?
Leitura excelente em uma narração que só o Machado consegue fazer: formalmente escrita, mas de forma descontraída o suficiente pra se entender como se fosse seu avô contando uma velha história. A leitura te prende nas histórias, inspirando caras e bocas em sua exploração e tendo um suspense que te faz ficar curioso a cerca do que poderá acontecer em seguida. Você terá vontade de ler cada vez mais, e não descansará até absorver tudo o que cada conto tem a oferecer!
Enfim, maravilhoso, recomendo demais, nota 10

1 | 2 | 3 | 4