ROSA PARA MENINOS, E DAÍ?

ROSA PARA MENINOS, E DAÍ? Yna Medeiros

Resenhas - ROSA PARA MENINOS, E DAÍ?

Raquel Cristina Homem 10/01/2022

Arrastado demais...
Não consegui concluir a leitura dessa história. Achei a forma como o texto foi escrito um pouco truncada. Você lê uma determinada cena e na sequência, onde a cena se desenvolveria, de repente você tem outro personagem narrando o mesmo momento do seu ponto de vista. Até aí tudo bem (é chato mas relevei), mas não há nenhuma identificação dessa troca e eu fiquei tipo, ué, tá repetindo a história? E só no finalzinho da cena que tu entende que é outro ponto de vista e quem é a pessoa que esta narrando. Também não simpatizei tanto assim com os protagonistas. Achei o "amor" deles bastante forçado. Não há aquela convivência que leva ao romance, ou se quer uma amizade... acho que são muitos temas levantados na mesma história: o cara hétero se descobrindo bi, o cara gay expulso de casa, o homem negro lutando contra o racismo, a homofobia velada do cara hétero, o trabalho social em áreas carentes... fiquei um pouco perdida com tantos temas sendo levantados ao mesmo tempo. Talvez a palavra certa não seja 'temas' mas sim 'focos'. São muitos pontos pra gente se focar, e todos são detalhados na história, deixando a leitura longa e não dinâmica. São muitos temas, acho que nem caberia um romance nessa história e sim uma amizade. Lewis precisa é de uma rede de apoio, de uma família, não de ter que lidar com os problemas de consciência de um cara mais velho (arrogante e grosseiro) que esta se descobrindo bi aos 50 e que tem pressa de viver seu romance porque já é um home maduro e não quer perder tempo. Lewis precisava de apoio social e psicológico... Acho que ele precisa mais do amor de amigos e "irmãos" do que do amor sexual de um casal.
E a história tem poucos diálogos (li até 52%), o que deixa a leitura ainda mais cansativa e arrastada... Enfim, acabei abandonando a leitura.

Ana 04/12/2021

Perfeito
O melhor livro da Yna, com certeza! Esse livro é tão incrível que é difícil explicar a quantidade de sentimentos que nos traz. O sofrimento do Lewis é uma das coisas mais difíceis da história, pois sempre estamos chorando com esse menino tão meigo e fofo, que sofre diariamente com o preconceito. A evolução do Lourenzo, em contrapartida, é maravilhosa. É incrível ver o quanto ele amadurece e aprende após tantos erros cometidos. O ponto alto da trama são os diálogos divertidíssimos entre Lourenzo e o Adalberto. Livro maravilhoso, história emocionante e um romance apaixonante. Nota 1000!!

Jis Rocha 28/11/2021

Foi um bom inicio para conhecer a escrita da autora. Queri falar mais sobre o livro em um vídeo.
Neste livro temos um protagonista negro, que com muito esforço conseguiu subir na vida que é o Lorenzo. E um personagem doce, que por ser quem é sofreu murros de quem o deveria proteger.
A autora nos mostra uma quebra no preconceito do próprio personagem, o Lorenzo que sempre sofreu pela cor da sua pele era um homofobico de carteirinha, a ponto de proteger um filho sem carater do que fazer a coisa certa.
O Lewis é um amor de pessoa, mesmo com todas as dificuldades (fome e frio) junto da sininho sua única amiga só quer viver em paz, do jeito que ele é, só quer ter a sua liberdade.
Uma história com gatilhos ( bem avisados), que após sofrer, rir, ficar morta de raiva, ver que o sentimento do amor venceu.