Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

dani 07/01/2022

O cotidiano de duas pessoas que se tornam um casal
Tinha ficado com um pouco de receio do que acharia do livro em virtude dos comentários de outros leitores.
Não tive dificuldade, no entanto, de evoluir com a leitura. Algumas coisas me causaram uma certa curiosidade: será mesmo que uma pessoa com a vida parecida com a da Lucy seria tão tranquila quanto ela aparenta no livro? Será que o fato da palavra condescendente aparecer tantas vezes tem a ver com esse adjetivo ser muito adequado aos dois personagens principais?
No começo tive um pouco de dificuldade com a estrutura e o ritmo dos diálogos. À medida que fui lendo, porém, achei que o estranhamento inicial que as conversas causavam foi cedendo. Morri de rir com o diálogo das páginas 238 e 239, por exemplo.
Até o final, o que mais me incomodou foi o escapismo de um dos personagens e a insegurança de outro, mas ao fim do livro consegui entender que a história era um recorte do cotidiano de duas pessoas muito diferentes e depois o recorte dos sentimentos cotidianos dessas duas pessoas quando elas passam a viver um relacionamento romântico e que os sentimentos que me incomodavam
nos personagens eram perfeitamente aceitáveis e até mesmo esperados dentro dos momentos que estavam vivendo. No meio de tudo isso, aparecem também os sentimentos e os pensamentos das pessoas e de grupos com relação a uma decisão política: o brexit. Achei que a questão foi tão bem explorada quanto poderia ser em um romance. Em algumas poucas ocasiões pareceu que o assunto foi um pouco forçado na narrativa. Nada que me fizesse desgostar de fato do livro.
Importante ressaltar: é um livro que retrata o cotidiano. Se quem está lendo essa resenha procura por uma história com grandes altos e baixos e clímax de tirar o fôlego, este livro tende a não atender seus anseios.
De minha parte, achei que valeu a leitura pelas temáticas abordadas, pelo romance não estereotipado e pela narrativa fora do convencional.
Mimi Macedo 09/01/2022minha estante
Fiquei com esse pensamento também para iniciar, mas sua resenha ajudou a ser o próximo livro. Obrigada!

alefszlm 07/01/2022

igualzinho a você
um romance encantador, leve, com uma leitura fluída repleta de pequenos e grandes obstáculos para a união deste casal, que com certeza se ama mas que possui tantas diferenças que lutam constantemente para superá-las.
Uma história de amor que aqueceu meu coração e me fez da pulinho de tão gostosa a leitura.

tainabooks 07/01/2022

Nada de bom
Começou ruim e terminou pior. Não tem nada pra elogiar nesse livro. Diálogos vazios, narrativa sem nexo, nenhum desenvolvimento, personagens sem sentido. O que poderia salvar foram algumas reflexões sobre racismo, mas foram superficiais e sem lugar de fala.

Gisele 07/01/2022

Leitura bem fluida
Apesar de o autor não imprimir muita emoção nos persongens, o que faz com que eles não cativem o leitor, gostei da forma como ele faz a gente pensar nas questões sociais que os envolvem, ter o brexit como pano de fundo também é bem interessante.

Karla578 07/01/2022

Não vi nada igualzinho
No início achei que ia ter potencial, mas a história é arrastada e muito superficial. Falta clareza, diálogos muito longos e confusos. Personagens mal trabalhados.

Não me envolvi com a trama. Achei que iam aprofundar a questão do Brexit, mas também não...

Dudu 07/01/2022

Leitura bem fácil e agradável!
A história é bem simples, sem grandes surpresas, mas há diversos momentos de incômodo (gatilhos), principalmente quando abordadas questões raciais.
Isso mostra o quanto o autor é capaz de provocar emoções nos leitores, um destaque sempre presente nos seus livros.

A escrita do Nick Hornby é bem simples e fluída.
O que se destaca, como em outras obras do autor, é a construção dos personagens: comuns, mas complexos, com grande capacidade de gerar ao leitor algum tipo de identificação com seus sentimentos ou com as situações envolvidas.

Para quem gosta do autor, recomendo.

Jéssica 06/01/2022

O livro é muito fluido e rápido de ler. A maior parte são diálogos e por isso flui tão bem (O oposto do livro de novembro da TAG).
Porém o maior problema são exatamente os diálogos: muitas vezes confusos, repetitivos, desnecessários. Mostram a total insegurança dos personagens diante de um relacionamento "diferente". E a história em si não tem muitas emoções.
Esperava mais de acordo com a proposta.

Jaynny 06/01/2022

Prometeu tudo, não entregou nada.
A proposta me parecia muito boa. Falar sobre um romance interacial com diferença de idade, o racismo e seus desdobramentos tendo como pano de fundo o BREXIT. Mas o autor não desenvolve nada do que propõe, não tem uma discussão relevante sobre o racismo por exemplo as coisas parecem estar jogadas simplesmente, as discussões do casal são sempre bobas e mornas, o romance não tem carisma e do meio para o fi al parece que ele só estava enrolando. Foi bem decepcionante pra mim.

Kimberly30 06/01/2022

Hornby, relacionamentos, sociedade, Brexit...
A escrita de Hornby é realmente muito boa. Com a experiência do autor em adaptações para filmes e etc, quase é possível visualizar isso acontecendo com esse volume também.

A forma como o relacionamento é abordado, as questões políticas e sociais, tudo remete à uma crônica da GB atual.

No fim, só não avalio melhor essa leitura, pois fiquei com a sensação de que nada parece acontecer... Bom, e não é assim na vida real também?

Jackcoriolano 05/01/2022

Igualzinho a você (Nick Hornby)
Igualzinho a você, de Nick Hornby, publicado pela Companhia das Letras, em edição especial para Tag Experiências Literárias, 414 páginas, é um romance contemporâneo que aborda racismo, diferenças sociais e diferenças de idade entre casais.

Lucy, professora, mãe de dois meninos, divorciada, 42 anos, branca, se envolve com Joseph, vários empregos, mora com a mãe, solteiro, 22 anos, negro. Por mais perfeitos que fossem juntos, ambos questionam o relacionamento e os sentimentos o tempo todo! O livro é quase um divã.

Como pano de fundo e influenciando o enredo há o referendo pela saída ou não do Reino Unido da União Europeia e a eleição de Donald Trump.

Há várias cenas bem engraçadas e diálogos interessantes retratando os altos e baixos das personagens e o desenvolvimento do relacionamento.

De modo geral, gostei da leitura e dei boas gargalhadas imaginando algumas cenas a partir dos diálogos da Lucy e do Joseph. O livro tem temas intensos, mas escritos de maneira leve e permeados pelo humor.

Sanchez 04/01/2022

Ímã
Gostei bastante, principalmente do final. Já tive relacionamentos nas duas pontas da diferença de idade, então foi bem proveitosa a leitura. Tem muito a ver com escolhas e tudo a ver com não ter escolha. As vezes você só tem que sentir e outras você faz o que tem que ser feito. O pano de fundo tambem foi interessante. A discussão sobre o Brexit mostra que muitos países estão como o nosso, polarizados. E na verdade duas situações me pareceram um espelho do Brasil, o resultado, e o julgamento que o mocinho recebeu de uma das amigas da mocinha ao revelar seu voto.

Dihbs 03/01/2022

Leia com expectativas baixas.
O livro tem uma excelente propostas, por abordar temas como violencia doméstica, racismo, diferença de idades... Mas do meu ponto de vista, fui tudo tão razo e superficial que se tornou impossível mergulhar na história.
Personagens sem carisma, com potencial não explorado.
Foi um enredo monótono.