O segundo cu

O segundo cu Natália Nodari

Resenhas - O segundo cu

Batista 16/10/2023

Escatológico
O livro me surpreendeu de uma maneira positiva. Aborda temas escatológicos, com humor, desconforto e náuseas. Impossível falar de algo tão tabu (infelizmente isso ainda existe). Ele cumpriu com o que se propôs: um livro tenso, denso, nauseabundo, com um humor ácido que penso que muitos não irão gostar, mas paciência. Afinal o que se esperar de um livro onde o título é tão explícito? Pudicos não deveriam nem ter comprado, para informação dos falsos puritanos. Mais uma vez, o que você esperava, caro leitor, com um título destes? Li e gostei porque sou bem safada.

Lizzie 15/09/2023

Esse livro me fez dar umas ótimas risadas kssks
Tive misto d nojo e reflexão nas leituras, que abordam desde temas super delicados a fetichista estranhos e meio doentios

tortuguitou 17/07/2023

Sobre loucuras e pensamentos intrusivos
Não sei como começar essa resenha sem ser dizendo que esse é o livro mais estranho e nojento que eu já li em toda a minha vida, e certamente não são 100 páginas que o estômago de qualquer um aguenta.

É chocante, para dizer o mínimo. Me fez rir, torcer a cara em expressões de nojo e refletir bastante em dados momentos, nunca sabia exatamente o que esperar para o próximo conto. Mesmo considerando uma leitura cheia de suas excentricidades e uma experiência peculiar, não reconheci pontos que me fizessem de fato gostar dela.

Grande parte dos contos (praticamente o livro todo) se tratam de fetiches estranhos, piadinhas sobre cocô, pum e sexo, e mesmo tendo alguns que fogem a essa regra e têm temas de fato interessantes com boas analogias, me fez pensar que eu estava dentro da cabeça de uma criança de 4 anos descobrindo seu senso de humor.

É um tanto ridículo. Esse livro serve apenas como uma boa história pra contar quando você estiver em uma festa sem assunto com alguém ou para dar de presente para uma tia conservadora que você não gosta.

Jheny.CorrAa 04/02/2023

Livro maravilhoso, mas tem que ter estômago
O livro aborda muitas questões importantes, como o fato de " até onde vamos por amor?" além de v10l3nc14 s3xu4l, p3dof1li4, m4ch1sm0, etc, afim de que o leitor reflita sobre o que foi abordado.
Algumas coisas são um pouco nojentas, pois fala bastante sobre fetiches envolvendo excrementos humanos.
O senso de humor da Natália é maravilhoso, ela trata de forma leve alguns temas e em outros ela chuta a porta com os dois pés.
Recomendo pra quem tem estômago e procura por algo "diferente".

Vanessa.Sardenberg 31/10/2022

Desconfortavelmente genial e nojento, é como apreciar uma tela de arte baseada em Van Gogh pintada com cocô de pombo
Eu ri HORRORES nesse livro: cômico, satírico e desconfortável. Natália te deixa desconfortável do início ao fim com a forma que ela faz críticas nas condutas humanas. Grande parte dos textos envolvendo fezes, coisas nojentas e grotescas. Ao mesmo tempo, existiram contos menos nojentos que compensaram no enredo difícil de engolir, como o da jiboia africana. Não é um livro para todo mundo muito menos para todas as idades, esse é um livro de contos escrotos que trazem o pior da humanidade à tona e joga na sua cara.
Eu particularmente senti nojo mas não achei PESADO como algo que gera aflição, acho que as entrelinhas são assuntos que merecem e devem ser discutidos, principalmente por algumas ressalvas de lutas femininas. Eu queria ser mas inteligente para entender o duplo sentido de alguns trechos que ela trouxe, mas infelizmente sou incapaz de desvendar nitidamente alguns percalços.

Duda.Righi 10/09/2022

Tem que ter estômago
Não é um livro no qual sairia indicando devido ao seu teor pesado. Usa referência de coisas que são pouco ditas e algumas são bem nojentas!
Mas em geral, eu gostei da maioria dos contos e das mensagens passadas através das metáforas.
É um livro único, e gostei da forma como é aberto pra tudo! Coisas que ninguém tem coragem de falar (algumas com razão)
Mas são seres humanos, retrata seres humanos normais e seus lados pouco retratado, lados obscuros com a loucura de cada um.

Thér (@gatonaestante) 31/07/2022

Não é pra qualquer um, hein?
Genialmente, a Natália traz muitas críticas sociais certeiras explorando o que há de mais cru no ser humano.

Então é um livro com bastante coisa nojenta, de verdade. Não é só sexo não, é nojento, mas se tu consegue pegar o que a narrativa tá passando junto com a nojeira, percebe que é brilhante.

Canceladores, puritanos, pessoas tímidas, virgens etc, não leiam. Não é para vocês.

Clara3304 31/05/2022

Nojento, engraçado, triste e fofo.
Quando eu comcei a ler eu achei bastante interessante sabe, "bolo mofado" é um conto 8/10. Eu sabia que ia ter muita put4r14 mas chegava num nível que eu ficava "meu deus do céu oq é isto" mas acho que esse era a intenção. Eu percebi que tudo que envolvia coisas nojentas e leituras absurdamente desconfortáveis estavam relacionadas ao sexo (qlqr ação sexual) o que me faz pensar se a autora não queria abordar o sexo como algo sujo, tanto que tem uns (ou um) contos que abordam es7upr0. Apesar de eu ler coisas que eu fiquei desconfortável eu não pulei uma linha sequer, eu queria entender como eu poderia fazer analogias com oq o conto me apresentava, consegui fazer as relações tirando do contexto sexual (o que foi bem difícil para ser sincera) mas algumas vezes não. Eu senti que tinha momentos que foram too much, acho que não precisava de tantas descrições. Porém os contos mais sensíveis, aqueles que eram um respiro como "Maria", "Jorge" e "velhas invisíveis" que eram mais lúcidos digamos assim, eu realmente gostei de todos eu acho que eles surraram na medida certa.
O conto que não saiu da minha cabeça foi "Marina" apesar de ser um dos mais problemáticos, se não o mais, ele realmente ne tocou. Eu senti profundamente a raiva e tristeza do menino, e a frase "Ninguém deveria morrer enquanto ainda consegue f0de3" eu só... concordo pra c4ralh0.
O Segundo [*****] foi uma experiência única e bem estranha diga-se de passagem, mas profunda e fervorosa.
Ps: entendo quem odiou e esse livro não é pra qualquer um.

Liv 30/05/2022

ok, esse livro é estranho KAKAKAKAKA tem contos muito bons que fazem a gente refletir, mas tem uns que envolvem fetiche que pelo amor de Deus (traumático). Eu realmente não leria novamente

gabialves 23/04/2022

Literalmente, uma m*rda
Já conhecia Natália Nodari há um tempo, na época em que parte dos contos deste livro estavam num blog, eu tinha uns 16 anos e achava um máximo coisas diferentonas. Sempre achei o conto do bolo mofado incrível, além de outros contos onde Natália usa e abusa de uma acidez que só ela tem, porém esse livro me decepcionou demais e não tive paciência de terminar.

Alguns contos se salvam, mas o resto é apenas coprofilia: pessoas com fetiche em cocô ou xixi. No início eu estava buscando me manter o mais mente aberta possível, mas depois do 5 conto com a mesma temática, fechei o livro. É nojento, apenas isso.

Manu Righi 20/03/2022

Tudo que você precisa saber, de forma direta e sem censura
Esse não é um livro erótico, muito menos uma comédia. É um livro que comenta erros do mundo e a forma que as pessoas julgam umas as outras, é um livro que vai esfregar na sua cara, da forma mais direta possível, que você tem errado muitas vezes ao julgar os hábitos de alguém.

caspaeletrica 10/03/2022

0/10: desmaiei com este livro.
Fiquei muito intrigado com este livro por que era realmente uma proposta interessante, achei que o título fosse algo no estilo de Fernanda Young, impactante e fútil com razão. Bem, não foi isso que eu encontrei lendo esse livro.

Comecei já não gostando do primeiro conto por achar ser simples demais, aí vem o segundo que é sobre necr0filia em todos os detalhes. Desmaiei. Depois, um conto lindo sobre a maternidade. E logo em seguida, uma história sobre um cara que sente prazer em peido, e tem outras sete contos sobre esse ramo: xixi, cocô....

Achei que a proposta do livro fosse ser te deixar desconfortável de um jeito bom, mas tudo que me deixou foi uma pessoa n0jenta que provavelmente abre um livro de ciências na parte de anatomia, e quando se depara com um corpo nu, mostra pra todo mundo e gargalha alto, "Olha! Pessoa pelada ??", rindo aos montes.

Enfim, me decepcionou bastante. Se ela queria que as pessoas ficassem desconfortáveis, bem, ela conseguiu. Então palmas para ela nesse quesito, de conseguir com que o leitor sinta tanto. Não de uma forma boa, de qualquer maneira.

MELHORES CONTOS (menos piores): VIA LÁCTEA & JIBOIA AFRICANA

PIOR CONTO: ADÉLIA

0/10
amêndoa 11/03/2022minha estante
HAHAHAHAAH o nome desse livro véi eu não aguento

amêndoa 11/03/2022minha estante
fiquei curiosa

Clara3304 25/05/2022minha estante
Eu acho q essa era a intenção, sentir nojo. Eu li a parte mole até agora e estou achando intrigante, falou sobre estupr0 e relacionamento abusivo, são assuntos nojentos.

caspaeletrica 18/07/2022minha estante
@Clara Acho que sim mas simplesmente não deu, sabe? Vou tentar ler futuramente com mais calma

Mari 07/03/2022

Loucura cara, alguns contos são bem nojentos e tals, ent nao e um livro pra todos, mas tem outros contos q valem mt a pena ler pelo final hilário, ou que passa alguma lição.

yllirius 25/02/2022

agoniante
esse livro me causou desconforto e agonia. mas também me fez rir e refletir. adoro livros assim. e preciso informar que nem todos estão preparados pra ler ele...

destaque ao título que achei genial.

amanda 11/02/2022

estranhamente incrível
alguns contos são bem estranhos tanto que chegam até a ser engraçados, outros que me fizeram refletir como ?bolo mofado?, ?o irresistível peixe-moça? e ?galinhas de estimação? que foram meus favoritos, algumas histórias me deixaram com embrulho no estômago mas achei a escrita bem fluída e interessante, a autora é um amor!