Small Things Like These

Small Things Like These Claire Keegan

Resenhas -

aikllmy1 11/04/2024

A simplicidade esconde a complexidade
Falar da história de Furlong é complicado porque ela parece ser simples, mas acaba por ser algo bem mais complexo. Suas relações, história, sentimentos e pensamentos são tristes e é isso que faz o livro ser bom. A maneira como a autora abordou a história das "Mulheres de Madalena" foi simples mas direta, e foi crucial a representação da opinião das pessoas da época em relação ao assunto, que se mostra indiferente. O fato de Furlong estar o tempo inteiro remoendo seu passado e procurando um motivo para viver pode apontar algo mais profundo, mas a realização de que ele fez algo bom para o mundo nos mostra qual era realmente o problema.

eudeferraz 16/01/2024

Small Things Like These
Esse livro demora um pouco a engatar por conta de expressões em inglês da Irlanda, que muitos de nós podemos não ter contato e demorar a entender.
Porém, a partir do momento que você começa a ligar os pontos, a leitura se transforma, foi assim pra mim. Que experiência ir vendo como a moral e ética podem ser ensinadas através da bondade, e não necessariamente em livros históricos e culturas opressoras.
Essa história vai ficar na minha cabeça por um tempo, pequenas coisas podem ter um impacto gigantesco nas vidas de quem tocamos.

rdrg 16/12/2023

Pego pelos detalhes e pensamentos ansiosos
Dei nada por esse aqui e até que foi surpreendente perceber o quanto o vocabulário que o autor ou tem, ou escolhe aplicar na história, influencia na criação e ambientação da história. Sei que é algo óbvio mas fez bastante sentido perceber e destacar isso nesse livro. Muitas expressões que nunca ouvi falar sim.
Teve final aberto, teve rolês natalinos e reflexões sobre empatia e cuidado com o outro.

arthurisco 09/12/2023

Poderia ser maior.
Foi uma boa leitura, por ser algo com um tom natalino não esperava que a narrativa fosse nessa direção, porém foi interessante. Não sei, mas o tamanho do livro pode ter afetado a história pra mim, entendi todo o contexto, mas meio que não deu tempo de me aproximar das personagens.

Livrotário 20/10/2023

Pequenas coisas como esse livro ?
Aquele livro que te deixa com o coração quentinho. Extremamente conciso, assertivo e impactante. Furlong é apaixonante, um dos personagens mais humanos, verdadeiros e simples que já li. Vale muito, favoritado.

Luanna.Aracelly 05/10/2023

???
?What would life be like, if they were given time to think and reflect over things? Might their lives be different or much the same ? or would they just lose the run of themselves??

RayLima 23/09/2023

Gentileza gera gentileza
Furlong é um homem simples que mora numa pequena cidade no interior da Irlanda. Filho de uma empregada doméstica, nunca soube quem era seu pai e após a morte precoce da mãe foi criado pela viúva para quem ela trabalhava. Agora, casado com Eileen, com quem teve cinco filhas, ele vive uma vida pacata, mas feliz.

O livro se passa no período que precede o Natal, a cidade está coberta de neve por conta de um inverno rigoroso. Furlong é o responsável por manter as casas aquecidas, pois é o fornecedor de lenha da cidade. Apesar da grande demanda de trabalho, o protagonista se vê cada vez mais pensando no passado. À noite ao chegar em casa não consegue estar presente com a família pois se perde nos pensamentos.

A grande questão que o incomoda é a identidade de seu pai e ele volta a isso várias vezes. Mas Furlong sabe que essa curiosidade não passa disso, que aquilo que o define não é o que ele não teve, mas exatamente o que ele teve apesar das circunstâncias. A generosidade, o carinho e a educação que ele recebeu daquela que nem era sua mãe. O respeito que ele conquistou naquela comunidade na qual hoje é bem quisto.

O desejo de retribuir aquilo que recebeu a quem mais precisa é o que o move. Até que ele encontra esse alguém e se vê num dilema: ?ajudar essa pessoa e expor aquilo que todos fingem não ver? ou ?fechar os olhos diante do problema para continuar bem aceito na cidade??

Por ser um livro curtinho, não tem como se aprofundar muito nos personagens, o que é uma pena, pois essa história tem um potencial enorme. Em compensação, o protagonista é muito bem escrito e sua história muito bem desenvolvida. A mensagem que o livro passa é bem simples, pode dar a impressão de que ?nada acontece?, mas eu adoro livros assim exatamente pela similaridade com a vida real e cotidiana que na maioria das vezes não tem nada de empolgante.

Obs.: esse livro não tem tradução no Brasil e a autora é Irlandesa, portanto não é uma leitura fácil por conta do vocabulário, mas com a ajuda do dicionário do Kindle dá pra ler e entender tudinho.

annikav.a 29/07/2023

As pequenas coisas que, somadas, totalizaram uma vida.
Keegan aqui denuncia as lavanderias de Madalena na Irlanda- verdadeiras casas de horrores movidas a trabalho escravizado de mulheres vulneráveis que só foram desaparecer de fato HÁ MENOS DE TRINTA ANOS ATRÁS. Entretanto, por incrível que pareça, ela consegue criar um tom otimista, de fé na humanidade e no heroísmo que existe em todas as pessoas comuns e nos pequenos atos de bondade, na empatia cotidiana. Consigo ver Bill Furlong em muitas pessoas que conheço, e isso me aquece o coração. Apesar de saber que essa bondade não é o suficiente para resolver questões sistêmicas como essa, é imperativo não perdermos a bondade e a vontade de transformar a vida dos nossos companheiros nessa terra, um a um, se necessário.

whoisgabrich 04/05/2023

O livro demora para engatar, principalmente por fazer as vezes uso de alguma expressões do irlandês e se passar numa realidade que eu não fazia ideia da existência.
os autores irlandeses trazem bastante da história nacional para os livros e sempre vejo que temas de classe, raça e gênero perpassam suas histórias, e com o livro de Keegan não foi diferente. as reflexões finais amarram o livro de uma forma ótima. recomendo

Cams 03/04/2023

Embora eu tenha gostado eu senti que, por ser muito curtinha, a história não teve muito propósito alem de ser uma reflexão (muito bonita) sobre a vida e seu papel na existência. o furlong também era um querido, super fofo!

Aoki 01/02/2023

Meio esquisito
O livro mistura história de natal com um assunto super pesado (e foca mais no natal, que é a parte menos interessante). Não entendi o propósito.

Maiza 25/08/2022

The main character in this book is hands down my favorite human being. He is empathetic and have such a beautiful way of analyzing things.