Ancestral

Ancestral Israel Neto

Resenhas - Ancestral

Nayra 18/04/2024

Uma história interessante e diferente do que estou acostumada.

Admito que esperava uma pegada mais aventura com trama mais densa. Mas é um ótimo livro dentro do que se propôs.

A leitura é bem fluida, sem tramas mirabolantes, e que ainda assim consegue prender a atenção até a última página.

Tem uma conclusão satisfatória, com uma pegada ali para a continuação, que já podemos imaginar como será...

Foi uma grata surpresa conhecer esse autor.
Recomendo muito a leitura.

Ps/ ter os últimos capítulos traduzidos para outros idiomas foi uma experiência muito legal!

JeffSouzaXD 09/01/2024

Uma bela homenagem as cores do mundo!
Adorei a leitura. O livro é curto. Mas sua história rica demais. Uma bela ficção científica nacional. Mal posso esperar por uma continuação. Infelizmente é uma história que já sabemos o fim. Não por ser mal escrita. Mas pq vivemos nela.

Vitor Dilly 16/09/2023

Os astronautas de Rá
O pré-proto-paleo retro-futurismo africanista que eu adoro, no melhor estilo "Eram os deuses astronautas?"!! Viva os afronautas!!

Vim de 2 leituras super densas, que são O Tempo e o Vento e A Torre Negra, do Veríssimo e King. Uma fala do surgimento do povo gaúcho, e a outra do colapso da civilização. Então ler Ancestral, que fala de renovação de uma civilização, de uma forma tão fluida e leve, foi um alívio! Como um sopro de ar fresco bem vindo. Obrigado! No aguardo da próxima viagem, já estou de prontidão!!
Vania.Cristina 16/09/2023minha estante
É curioso como a gente vai buscando leituras diferentes e elas acabam mesmo assim dialogando umas com as outras.

Vitor Dilly 17/09/2023minha estante
Sim. Criação > Colapsos > Renovação

Davenir - Diário de Anarres 15/03/2023

Space Opera afrofuturista
"Ancestral" é uma space ópera afrofuturista escrita por Israel Neto e lançada pela editora Kitembo em 2021. O primeiro volume entrega uma história ágil que caminha com habilidade por uma construção de mundo complexa abrangendo vários planetas do sistema solar de Rá. São os mundos de Orum, Kemeti, Europe, Inca e Oceânica que juntos formam a presença humana no sistema solar. Em Ancestral, não viajamos para um futuro distante, mas para um longínquo passado ancestral onde a Terra foi povoada por civilizações que hoje consideraríamos avançadíssimas, numa pegada de "Eram dos Deuses Astronautas?" mas carregada com a estética e temáticas afrofuturistas, ou seja, olhando para o futuro mas sem esquecer o passado. Isso está impresso no dilema e no conflito civilizacional no sistema de Rá.

O corpo central do sistema Rá, está chegando ao ponto onde não conseguirá mais sustentar a vida no sistema e colapsará. Tal crise é irreversível mas isso não significa que os povos cessariam seus conflitos para resolver a questão. Acompanhamos um grupo de cientistas e diplomatas, principalmente de Orum, dedicados a desenvolver a tecnologia de viagem que permita o êxodo para o planeta Terra. Nessa aventura ágil, o autor foi bem habilidoso e conciso na ambientação de cada um dos planetas visitados, não deixando dúvidas quanto as referências usadas. Até porque este é apenas o primeiro volume da saga e logo entendemos que o foco logo se voltará para a Terra, destino da grande viagem.

A leitura é bastante fluída e vai agradar o leitor que gosta de uma boa aventura, mas nem tanto o que deseja tramas densas e carregadas de detalhes. O aspecto introdutório e o gancho no final é o que se pode esperar de um primeiro volume de uma saga, mas a história consegue se concluir e dar algumas respostas sem parecer que o livro acabou no meio. Agora é aguardar o segundo livro!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/03/resenha-276-ancestral-israel-neto.html