O verão em que mamãe teve olhos verdes

O verão em que mamãe teve olhos verdes Tatiana Tibuleac

Resenhas -

SimoneSMM 29/03/2022

Um filho e uma mãe que se odeiam.
Um livro sobre raiva, afeto, cuidado, arrependimento. Sobre perdoar e não perdoar. Sobre vida e morte. Sobre uma criança que precisa da mãe, e esta mãe, esta mãe que é mostrada aos poucos e é redescoberta, se renovando. É sobre a coragem de se renovar. Eles são dois corajosos, que se lançam à aventura de se re-conhecerem, se re-construirem. Lançam-se como cegos, tateando em sua própria escuridão. E enfim, se re-encontram mãe e filho. Não é um milagre. É uma chance nova.
Ele vive, respira, se sustenta no ódio. Ela chega, depois de tê-lo deixado se afundar nesta lama, abandonado, lhe oferece a mão e o enreda com uma chantagem. Ele aceita por interesses egoístas. Esses são seus caminhos tortuosos.
Um livro belíssimo e triste, eventualmente faz rir. E faz brotar uma esperança teimosa de que o amor, o amor difícil, não abandona a vida. De que, mesmo uma vida difícil, pode ser vivida com amor.
JurúMontalvao 29/03/2022minha estante
q título interessante! me fez lembrar de um verso acho q do Mario de Andrade "verdes são os olhos dos loucos".

SimoneSMM 29/03/2022minha estante
É um livro lindo! Gostei de vc ter relacionado a esse verso. ?

Sabrina 12/04/2024

Um livro que retrata uma relação mae e filho cheia de conflitos e ódio de uma forma muito crua e dolorida. Me tocou profundamente e me remeteu a uma pessoa querida que partiu, o que me despertou uma tristeza profunda. Como são complexas as relações e como distúrbios de saúde mental são incompreendidos e pormenorizados. E por fim, como a perspectiva da morte, tão ordinária em nossas vidas, as vezes nós dá uma chance de recalcular a rota e resgatar o que ficou no caminho, mesmo entre palavras não ditas e sentimentos não compreendidos na totalidade.

Bruno.Dellatorre 10/07/2021

Os olhos de mamãe eram um erro
Na minha primeira caixinha da editora Dois pontos, recebi esse livro maravilhoso da Tatiana Tibuleac, chamado ?O verão em que mamãe teve olhos verdes?, e eu não poderia ter ficado mais feliz com a minha assinatura.

Eu amei muito esse livro, principalmente pela forma como ele foi escrito. O narrador e protagonista, o Aleksy, tem um arco brilhantemente desenvolvido. A Mamãe também é uma personagem notavelmente maravilhosa e simpática. Foi minha preferida do livro!

Uma coisa que gosto à respeito desse livro é que ninguém é muito bonzinho ou totalmente maldoso. Os personagens são todos bem humanos, cheios de defeitos e desequilíbrios, mas também beleza e compaixão.

Li o livro todo em um dia só, porque os capítulos são curtinhos e a história, mesmo sem grandes acontecimentos, te prende de alguma forma. Você quer ir até o fim.

Eu achei o livro quase perfeito. Só não é de fato porque ele poderia ser um pouquinho mais climático no fim, na minha opinião?.

Dei 4 estrelas para ele por causa disso, mas aí quanto mais eu pensava no livro, mais eu gostava dele. Por isso agora subi a nota para 4.5? talvez uma hora eu chegue a 5, pois já estou até com saudade de ler sobre essa história.

Algumas passagens me marcaram muito também. Como por exemplo: Os olhos de mamãe eram o desejo de uma cega realizado pelo sol?

Vale a pena ler! Gostei bastante

Linard 04/07/2022

Ódios constantes
Não é simplesmente sobre uma relação de mãe e filho. Mas é sobre isso também. Há uma impecável construção de um sentimento de ódio no livro que vai se arrefecendo à medida que o narrador amadurece. O rebelde com causa, neste caso, mostra como a vida pode ser motivada por ódios constantes e como o amor ainda pode ser encontrado nas vias contrárias. Assim como o ódio, o amor, na verdade, é construído; o livro se debruça sobre tais construções. Um caminho de negação que resulta na aceitação. Contraditório? Não! Complementar.

Alisson.Venazzi 20/09/2022

O verão em que mamãe me escolheu
Uma história em primeira pessoa carregada de rancor e rejeição, sobre situações cotidianas além do nosso controle e a imprevisibilidade das chances de perdão. Sobre o aprendizado no compartilhamento e construção mútua de momentos. A experiência de fazer história de si mesmo.

Jorge 04/04/2024

Um livro que devora o leitor.
A imensa maioria das mães amam os seus filhos, são protetivas, dão carinho, afeto. No entanto, nem todas as mulheres que se tornam mães estão preparadas ou possuem vocação para cumprir esse papel. Este pode ser o caso da mamãe de olhos verdes que acompanhamos nessa narrativa, contada através do ponto de vista de seu filho, Aleksy (um narrador não muito confiável, diga-se de passagem). Aliás, os olhos de mamãe formam um elemento muito importante para a narrativa. Embora Aleksy odeie profundamente cada pedacinho de sua mãe, admite apreciar nela seus olhos verdes, que segundo ele são tão bonitos que soam como um erro no rosto horrivel dela. Mas será mesmo um erro? Ou será um ponto fraco, ou um atalho, ou até mesmo uma chave secreta capaz de abrir uma janela capaz de reconectar esse filho a essa mãe?

Ig literário: @estante_do_jorgito

Renata.Mieko 11/08/2023

Mais um livro arrebatador da curadoria da Amora.
Que história!!! Tanto ódio, tanto amor.
Como as relações familiares são complexas

Amanda Bento 22/06/2022

Devastador
De vez em quando eu pego um livro perfeitamente escrito e arquitetado e passo as páginas babando pelas escolhas da autora. Esse livro é um desse tipo, que você lê roendo as unhas completamente estasiado pela história que tá sendo contada. Não é suspense, não é romance, é uma história de amor incondicional e de muita raiva. Recomendadíssimo pra quem ama a sensação de posição fetal depois de ler um livro

Thais.Carvalho 22/02/2024

Aleksy sente um forte sentindo de ódio por sua mãe. Apesar das dificuldades na relação, eles passam um beijão juntos em uma cidade pequena na França e esse período muda tudo.

gabidonatello 06/09/2022

Devorei o livro em poucos dias.

A leitura é rápida, mas não fácil. Você precisa digerir cada parte para continuar.

Vale a pena e senti uma vibe bem parecida com O dia em que Selma sonhou com um Ocapi.

Carla Verçoza 24/09/2023

Ótima leitura!
Nessa história, mãe e filho se odeiam. O filho tem alguma condição psiquiátrica não revelada (só se sabe que tem 16 letras). Há muito rancor pela mãe. A forma dura com que ele se refere à mãe é impactante.
No verão, ele e a mãe vão para uma cidadezinha da França e começam a lidar com suas questões. Vamos acompanhando a mudança no relacionamento de mãe e filho, arrependimentos, amor, ódio, perdão. Tudo muito bonito e bem escrito, recomendo a leitura.

"Para sentir que tinha nascido, mamãe preparou naquele dia um bolo com creme de leite e comprou dez garrafas de cerveja. Comuniquei-lhe, não desprovido de um certo prazer, que não tinha nenhum presente para ela. Não faz mal, respondeu. Invejava sua capacidade de ignorar as coisas mais evidentes. Eu a odiava, papai a odiava, sua única amiga vendedora a odiava. Mika estava morta. Apesar de tudo, eis que havia feito um bolo e comprado cerveja. Se ao menos vovó estivesse em casa, mas não, o que significava que ninguém, absolutamente ninguém no universo inteiro, ligava para ela, para o dia do seu aniversário ou para a sua vida, no fim das contas." Pág. 19

Inspirações Literárias 01/09/2023

Clube Amora acertou no alvo nessa curadoria!
Leitura do Clube Amora!

Nos pega de chofre.

Narrativa profunda sobre as relações de parentalidade.

Amor e Ódio.
Ausência e Presença.

Contradições e Ambiguidades.

Somos conduzidos a pensar e sentir de maneira arrebatadora a relação de uma mãe e seu filho em que a loucura e o adoecimento pelo câncer permitiu o ressignificar da relação de afeto, cuidado e renúncia do ser filho e estar mãe.

@buenos_livros 09/11/2021

O Verão Em Que Mamãe Teve Olhos Verdes - Tatiana Tîbuleac
?Várias vezes, quando penso na morte e me pergunto o que acontece conosco depois, quando tudo termina, no fim, as recordações são a minha resposta. O paraíso - pelo menos para mim - significaria poder viver repetidamente aqueles poucos dias, como pela primeira vez.?
. O Verão Em Que Mamãe Teve Olhos Verdes (2017)
. Tatiana Tîbuleac ??
. Tradução (Romeno): Fernando Klabin
. Romance | 239p.
. @editoramundareu
. Nesse romance da autora moldava Tatiana Tîbuleac, um jovem com problemas psiquiátricos e histórico violento, parte para as últimas férias com sua mãe. Um fluxo de consciência com idas e vindas no tempo, começa agressivo e desconexo, mas entrega uma bela história de redenção familiar.
. ????????

Karen 14/02/2022

Coração preenchido
Após finalizar a leitura fiquei com aquela sensação "nossa, o que rolou?".
QUE LIVRO!!!!!
E que pecado não termos mais nenhuma obra da autora traduzida para o português.
O inicio da leitura te dará gastura, é assim mesmo. É tanto ódio e rancor que pensei em abandonar o livro.
Não faça isso, siga, o pote de ouro até o final desse arco-íris. Ele existe!
A autora vai te levando por um caminho de emoções que irão se e te transformando ao longo do livro.
Se entrega e não resista, Tatiana sabe o que faz.
Me vi rindo, chorando, recordando, refletindo, torcendo, o coração ia de pequenino a enorme a cada página.
Que livro!!!!
Arrisco dizer ainda em fevereiro que esse é TOP3 de 2022 na minha lista de leituras do ano.
"Mamãe falou por uma hora inteira. Em suma, sua resposta foi que uma decisão ruim é resultado de outra decisão ruim. Uma roupa feia e barata atrai outra feia e barata. Um bofetão perdoado será seguido sem falta de um murro, e uma mentira aceita irá se transformar num cemitério de verdades".
Editora Mundaréu merece todos os louros possíveis por nos trazer essa obra prima.

site: https://editoramundareu.com.br/product/o-verao-em-que-mamae-teve-olhos-verdes/

Mah 16/03/2022

Imaginei tudo - o que não foi dito.
O personagem cresce, amadurece e não conta tudo que dá vontade de saber.
Mas, conta o suficiente para tocar.
E me fez chorar ,
E me fez rir,
Sentir saudades ?

Esse livro é daqueles que a gente vai lembrar?
dranilo 09/09/2022minha estante
achei linda e objetiva sua resenha