The Maid

The Maid Nita Prose

Resenhas - The Maid

juliapassos14 29/09/2022

Molly é uma camareira em um hotel importante, que parece fazer parte do espectro. Frases antigas de sua falecida avó a acompanham durante os dias e ela possui uma metodologia tremenda para fazer seus afazeres profissionais e pessoais. Sua vida seguia um mesmo ritmo dia-a-dia, até que o inesperado acontece: durante seu turno de trabalho, ela encontra um hospede importante do hotel morto em seu quarto.

O enredo do livro trata dos desdobramentos desse encontro: quem matou o hospede? Estaria Molly envolvida no crime? Seria ela um alvo fácil de incriminação, uma vez que sua forma de levar as relações humanas é diferente da maior parte das pessoas?

Achei o livro bem legal, pois ainda que você ja tinha o sentimento de "tudo vai se resolver nos capítulos finais", ele ainda traz momentos surpreendentes!

-----
Molly is a maid in a good hotel and seems to be part of the spectrum. Old phrases of her passed grandmother are very present in her vocabulary and she is very methodic with her professional and personal lives. Molly's life followed the same rhythm day to day, until the unexpected happens: during her shift at the hotel, she found an important guest at the hotel dead in his room.
The plot of the book is the result of her finding: who killed the guest? Is Molly part of the crime? Would she be an easy incrimination target, since her relationships with people is different from most of people?
I really liked the book, cause even though you already had the feeling that "everything is going to be okay in the last chapters", the book still can surprise you in some moments!

Paula 26/03/2022

Anticlímax no final
Goste muito da escrita e da representação da personagem principal. Molly é uma personagem limítrofe e esse ponto é bem apresentado e discutido ao longo da narrativa. É uma personagem super interessante. Só achei o final, antes do último plot twist, muito fácil. Ainda assim recomendo. Muito divertido e interessante. Só a personagem já vale a leitura!
Bordingon 13/07/2022minha estante
Paula, o que te levou a entender que a Molly tem esse transtorno? Pergunto pq não tive a mesma visão que você. O que já li sobre esse transtorno é que a pessoa tem grande dificuldade em ficar sozinha, lidar com a sensação de abandono, também bastante dificuldade em controlar a raiva e em alguns casos chegar até automutilação ou comportamentos suicídas.

Não vi essas caracteristicas na Molly. Se você pudesse compartilhar sua visão, acho que seria legal.

Vivi Csordas 28/03/2022

Uma leitura confortável

*3,5

"Everything will be okay in the end. If it's not okay, it's not the end."

Livro bem gostosinho, bem estilo cozy. O mistério em si não é muito envolvente e também não há muito para se desvendar. Você só vai acompanhando os acontecimentos, pois os desfechos são bem previsíveis.

A maior graça aqui é acompanhar os personagens, principalmente a Molly e sua dinâmica com a avó. Um livro quentinho, para te entreter e relaxar. Enquanto eu ia lendo já ia imaginando o filme, com a maravilhosa da Florence Pugh no papel principal.

Molly é sim uma personagem interessante, pois apesar de sua grande ingenuidade, ela apresenta uma personalidade complexa e te faz querer entender a forma que vê a vida. O livro seria ainda melhor se a trama também trouxesse um pouco mais dessa complexidade.

Se procura uma leitura leve, sem grandes desenvolvimentos e reviravoltas, vai fundo! A Camareira é uma companhia ideal pra desligar a cabeça e desestressar.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 10/01/2022

Molly Gray tem 25 anos e luta com habilidades sociais e interpreta mal as intenções dos outros. Sua avó costumava interpretar o mundo para ela, explicando tudo de um jeitinho simples para que Molly pudesse entender.

Mas desde que sua avó morreu há alguns meses, Molly, tem navegado pelas complexidades da vida sozinha. Ela trabalha em um hotel como camareira. Ela ama limpeza e faz um excelente trabalho.

Um dia Qndo ela está limpando o quarto ela encontra o milionário Charles Black morto. O comportamento incomum de Molly faz com que a polícia a tenha como principal suspeita. Ela rapidamente se vê presa em uma teia de engano, que ela não tem ideia de como desembaraçar. Felizmente para Molly, amigos que ela nunca soube que tinha se unem a ela em busca de pistas sobre o que realmente aconteceu com o Mr. Black.

O livro é contado no ponto de vista da Molly e a gente consegue ver e entender o mundo com os olhos dela. Ela é um personagem complexo e super interessante de ler, eu poderia ler vários livros com essa personagem. Eu amei as reviravoltas que a história teve. Com certeza uma história marcante e que nunca vou esquecer.

anpanjulia 27/06/2022

esperava mais...
ouvi muita coisa a respeito desse livro e isso me fez esperar um grande mistério cheio de reviravoltas. encontrei um mistério mais ou menos, com personagens que não me cativaram e uma história que, na minha opinião, começou lenta e acelerou demais pra chegar num final esquecível. a escrita da autora é boa, mas a personagem é chata - entendo que essa era a intenção, mas não me fez gostar do livro. achei a prometida reviravolta meio sem pé nem cabeça e achei que poderia ser melhor. os personagens secundários são bem introduzidos, mas não bem resolvidos. só não parei de ler pois é bem escrito e vale terminar. mas não senti nada kkkkkkk
anpanjulia 27/06/2022minha estante
um adendo: custa tanto assim usar a palavra "neurodivergente" para descrever um personagem? 500 rodeios foram feitos pra não dizer que a Molly podia ser neurodivergente - ela é só "diferente". é 2022, tá na hora de dizer adeus pra esse estigma.

Giselle 19/03/2023

Interessante e diferente
Excelente leitura para começar o ano. Nita Prose usa vocabulário muito interessante e Molly é uma personagem bem diferente, seu ponto de vista sai do lugar comum de outras histórias do gênero.

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Diferentinho e bem interessante
Um bom livro que conta a história de Molly, uma camareira de hotel que passa a ser suspeita de um crime ocorrido no hotel em que trabalha após encontrar o corpo ao limpar o quarto. A premissa é bem normal, mas tudo muda pois Molly não é uma pessoa normal. Ela não pensa como as outras pessoas.

Daí por diante tudo vai sendo contado no decorrer de uma semana, desde o encontro do corpo até os desdobramentos da investigação. No início Molly é uma testemunha, depois passa a ser suspeita e procura desvendar os acontecimentos.

É um livro que prende, a questão da Molly ter suas dificuldades sociais e cognitivas deixa tudo mais legal e mais bizarro. Achei bem bom, apesar de não ter achado assim especial.

mayara.marinheiromartinelli 29/04/2023

É um livro divertido de ler e que apesar de não ter tanto suspense ou ser algo incrivelmente elaborado nos deu a Molly que é uma personagem adorável, divertida e com um coração enorme! Tem um estilo Agatha Christie de ser o Que o deixa bem leve e dinâmico!

jiji.reads 03/01/2024

Molly é uma protagonista interessante, seus comentários ?fora de tom? dão um alívio cômico pro mistério ao redor da morte de um dos hóspedes, tem algumas reviravoltas mas não posso dizer que a é uma grande história cheia de suspense, é um livro rápido de ler, bem contado, nota 3.5 talvez 4

marialuisa 12/12/2022

plot fraco
a escrita do livro é muito bem construída trazendo a perspectiva de uma personagem com algum transtorno, provavelmente autista
mas senti que a história deixa a desejar no aspecto de thriller, já que plot é previsível pra quem está lendo mas não pra narradora oq chega a ser meio irritante em alguns momentos
mas admito que amei a molly e sua forma ingênua de ver o mundo, foi bem gostosinho ler esse livro já que eu não tinha nada melhor pra fazer mesmo não tendo um suspense bem desenvolvido ou final chocante, fiquei cativada pela escrita e devorei o livro em um dia

Júlia Paz 01/01/2023

Achei a resolução do assassinato um pouco fora da curva, mas não é defeito que se sobrepõe à história. Me diverti demais lendo.

Ingrid.Sombra 25/10/2023

The maid / A camareira
Esse livro é um desses bem fáceis de ler, e até que confortável. A narrativa segue vários clichês do tipo "who dunnit?" (quem matou?), assassinato de um milionário em um hotel de luxo, múltiplos suspeitos, e por aí vai. É um estilo bastante previsível, que pode agradar a quem estiver desejando uma leitura para não sair da zona de conforto ou não tiver bagagem no universo dos romances policiais. A graça, a meu ver, está na narradora-personagem. Molly, a camareira, não é uma narradora confiável, e isso fica muito claro desde as primeiras páginas. Ela apresenta dificuldades marcantes de linguagem, processamento de emoções, e limitadas habilidades sociais. Esse mundo é construído através de seus olhos, com distorções e equívocos que desviam o desenrolar do caso. Na verdade, muito do que acontece ou deixa de acontecer tem a ver com suas dificuldades pessoais, e é isso que torna esse livro muito particular. Sou psicóloga e gosto de brincar de fazer hipóteses diagnósticas dos personagens dos livros que leio, e apostaria várias fichas que Molly é autista (até bem descrita). Os outros personagens são um pouco bidimensionais e não consegui me encantar por mais ninguém. Outro ponto positivo foi o desfecho, pois acredito que a autora conseguiu inserir alguns elementos não esperados em uma trama completamente clichê. Minha experiência com essa leitura foi mediana, não muito marcante.

Leitora 18/08/2022

A história em si foi feita de um jeito interessante, mas a personagem principal me irritou demais, ela é muito ingênua, tinham coisas suspeitas obviamente acontecendo e ela nem percebia. O final eu achei bem mais ou menos, eu não sabia quem era mas eu não fiquei surpresa com o jeito que a história se desenrolou

Bianca 30/01/2023

Esse livro é bem diferente do que imaginei. Pensei que fosse ser bem mais focado no crime e no mistério, mas na verdade o principal foco é a Molly. A forma como ela se relaciona com o mundo e com as pessoas. Achei o começo bem lento, demorou pra eu pegar gosto, mas no final gostei! Tem momentos surpreendentes tanto relacionados à investigação quanto à vida dela!