A incrível viagem das plantas

A incrível viagem das plantas Stefano Mancuso

Resenhas - A incrível viagem das plantas

AleixoItalo 14/01/2024

Stefano Mancuso segue sua jornada de disseminação da "palavra" do reino vegetal. Como um missionário, ele luta contra a ideia pré-concebida que se tem das plantas, a de que são seres vivos letárgicos que dominam o ambiente a sua volta de forma passiva. Mancuso tenta levar ao público leigo uma nova maneira de enxergar as estratégias adaptativas das plantas, que seria muito mais ativa e dinâmica do que se imagina a priori.

Em sua obra prima, Revolução das Plantas, Mancuso vai à fundo no universo das plantas e apresenta novas maneiras de ver esses seres, fugindo dos paradigmas e apresentando conceitos nada ortodoxos como neurobiologia vegetal e cognição em plantas — campo de pesquisa no qual seu laboratório atua. A revolução de fato está na maneira de como estudar esses seres e nas considerações diferenciais na maneira que eles encaram e agem em relação ao mundo: o tempo para as plantas é diferente do imediatismo no qual vivem os invertebrados, mesmo assim elas se movimentam para se adequar ao ambiente; a percepção do mundo pelas plantas é descentralizada, o que aumenta sua sobrevivência e altera a analise do ambiente; etc...

A Incrível Viagem das Plantas no entanto, deixa de lado essa faceta mais científica e filosófica e foca no mundo das curiosidades, o tema aqui: como as plantas se dispersam — ao contrário da maioria dos metazoários, as plantas são sésseis e a dispersão se dá por meio dos propágulos (gametas, sementes, frutos, etc...) — Não se trata de um trabalho específico sobre dispersão das plantas, apenas um apanhado de curiosidades pontuais. Mesclando uma escrita sagaz, com alguns fatos históricos, vamos ver como os coqueiros se espalharam pelos oceanos, conhecer a maior semente do mundo, a árvore mais isolada, etc...

Em comparação com seu antecessor, é apenas um bom livro de curiosidades, que não se aprofunda, não aborda o passado evolutivo e nem discute conceitos. A impressão é que ao longo de sua carreira estudando e falando das plantas, essas curiosidades foram sendo registradas e colocadas de lado. Na falta de um trabalho específico para elas, um livro despretensioso pareceu ser uma boa opção.

P.S. Antes de se aventurar nas outras obras do autor, comece por Revolução das Plantas!

Laura 09/09/2023

A tal da palmeira calipígia
Calipígia entrou para o meu glossário obsceno/intelec hahhahah

Stefano narra a viagem das plantas e como elas se colonizaram e foram colonizadas. Sua escrita é leve e ao mesmo tempo utiliza muitos termos técnicos. Para quem não é da área, porém se interessa por esses assuntos, diria que beira a curiosidade e o instinto de procurar mais sobre poréeeeem tem um pezinho na frustração do {de}saber. Um certo tédio de ficar lendo dados e mais dados. Tem bastante ensaios de ideias também. Vale a pena!

A leitura é rápida e a maior conclusão do livro é: A América do Sul é detentora de 99% da biodiversidade do mundo. Orgulho de ser latinoamericana hahhah

Aposto que você vai sair sem a perspectiva da comparação, integrar a compreensão, e acima de tudo defender o anti antropocentrismo!! hhahahh

driesvansteen 12/05/2023

Raízes rasas
Quero mais. Mais fundo na terra. Me satisfiz tudo meio por cima, acabei com sede. Foi um prazer, mas menor que o ?A planta do mundo?. Talvez por já não ser novidade. Vi na lista de obras do Mancuso uns mais radicais (piada boa): ?Verde brillante: sensibilità e intelligenza del mondo vegetale? y ?Botanica: viaggio nell?universo vegetale?. Parecem mais fundos, mais hard, menos divulgação y mais ciência. Mas são prazeres só pros italianos. Em português só me resta o ?Revolução das plantas?. Santa Ubu. É o que temos. Adentro!

naoesteves 22/04/2023

Leitura interessante, mas falta
É uma leitura bem rápida, muito interessante e informativa. As narrativas são envolventes e surpreendentes, especialmente se você vai buscando fotos das espécies e das referências que o autor traz. É um livro bem interdisciplinar, mas tenho muitas ressalvas porque achei que os textos tem uma perspectiva muito eurocentrada. Percebe-se que houve uma retomada histórica bem elaborada, mas na maioria das vezes voltada pro contexto branco e europeu, dando pouco espaço pras histórias dos povos latino-americanos, africanos e povos tradicionais. Acho que deve ser uma leitura feita de maneira crítica nesse aspecto.

Felipe770 01/12/2022

Excelente livro do Mancuso sobre curiosidades e histórias de migrações e ocupação de espaços das plantas. Como sempre, o autor coloca as plantas no centro, e nos faz (mesmo eu, um pesquisador na área de plantas) vê-las com outros olhos.

EduardoCDias 26/06/2022

Fantástico reino vegetal
A adaptação das plantas à diversas situações e circunstâncias é realmente maravilhosa. É uma espécie de inteligência ainda pouco compreendida pelos humanos, mas é fascinante.

Daniela Botelho 29/01/2022

Quero todos os livros do autor depois de ter lido esse!
Para quem tenha interesse em saber do que se trata o livro, posso dizer que ele é um compilado de pequenos artigos sobre as plantas e suas habilidades. Mas não se engane: não é um livro técnico e chato! É um livro muito rico, de escrita leve, que qualquer criança poderia entender. O autor traz histórias, curiosidades, informações interessantes sobre as plantas, sempre contextualizando com a nossa vida hoje. Sem falar que o autor é mt bem humorado, trazendo vários comentários engraçados e divertidos.
Este livro é um primor! Quero todos os livros do autor!