Filhos da Costa do sol

Filhos da Costa do sol Manuel Arouca

Resenhas -

catcatcat0 22/02/2023

Portugal do tempo da minha avó
O livro tinha uma trama interessante porém confesso que achei a leitura pouca fluída.. A história tinha bastantes pormenores, inseridos com o intuito de caracterizar a sociedade e o tempo histórico em que se encontrava, porém, talvez demasiados para quem quisesse emergir na obra por inteiro.
Foi curioso acompanhar um tempo que não o meu, absorver as dificuldades e pensamentos de uma personagem como Chico, influenciado não só pelo contexto familiar como também pelo contexto socioeconómico e histórico do país.
Não estava à espera do romance que surgiu no fim, mas foi este que me permitiu ler a trama por inteiro.. Isto conseguiu o objetivo, cativar os leitores porém: ERA ESCUSADO ACABAR ASSIM.
No geral, não é o meu tipo de leitura mas não me arrependo de ter pegado no livro.

InAs 16/01/2023

Comentário
Li uma edição que não corresponde a esta capa. E são dois livros, o primeiro na época do pré e pós 25 de abril e o segundo 30 anos mais tarde. Gostei mais do primeiro, foi interessante saber dos costumes da adolescência daquela época em Portugal e ver as alterações que se sentiram depois da revolução dos cravos. O segundo, apesar de um pouco diferente e apesar de ter demorado imenso tempo a ler (pois tinha menos tempo e menos vontade) reconheço que também tem coisas muito giras. A avaliação que dei foi uma média entre os 2.