Uma exposição

Uma exposição Ieda Magri

Resenhas - Uma exposição

Samantha 14/03/2024

O livro é uma espécie de autobiografia, onde a autora, em visita a casa onde passou a infância revive sua história a partir da relação da família com a comida, em especial com as carnes. É um livro interessante, com leitura fluida.

Gustavo Simas 02/04/2023

De volta ao coração do interior
Numa viagem de volta a Águas Frias, sua terra natal, a autora Ieda Magri expõe sua relação familiar a partir da ótica dos rituais de alimentação, do abate do boi e preparação de um momento cultural típico do interior. Numa obra com fotografias que é um ensaio sobre coração animal e humano e reflexões sobre empatia e dor (plantas sentem dor?), Ieda recorta seus pais (algo já visto diretamente pela capa) e familiares deste contexto de abate e os examina com um olhar científico descritivo.

"Eu achava que nossa mãe não tinha coração. O modo como ela matava as galinhas que trazíamos do galinheiro e como batia nos gatos que tentavam roubar a comida sobre a pia mostrava que ela não tinha nenhuma empatia com os animais. E o modo como nos olhava com raiva ou cansaço nos fazia desconfiar de que ela também não tinha nenhuma simpatia por nós. Eu sentia que os bois tinham coração pelo modo como nos olhavam longamente do potreiro enquanto estávamos deitados na sombra sob a árvore onde eles bebiam água."

Luisa 23/01/2023

esse livro parece uma cutucada de ferida. a autora escreve sobre uma festa da família de quando ela era criança, onde todos se reúnem para matar e comer um boi - inclusive o coração. agora, adulta e divorciada, ela volta pra visitar a família, participar novamente da festa (cujo processo muito mudou de lá pra cá) e assim transita entre seu passado e presente. ieda escreve sobre memória, morte, família, infância. escreve sobre laços, sejam eles biológicos, amorosos, forçados ou rompidos, e intercala o brutal com o sensível ao longo de todo o livro. perfeito!