A história de Tarim

A história de Tarim Márcia Medeiros

Resenhas - A história de Tarim

Naty @livrossaofilhos 20/09/2022

Incrível
Tarim é um cigano que está prestes a morrer por uma coisa que não fez, simplesmente pelo preconceito de alguns até que Thaliesin o salva e vira seu mestre. No come o Tarim não gosta muito e sempre quer fugir ou encontrar modos de ir pra casa, mas conforme o tempo passa ele aprende magia e vários segredos sobre deuses e o mundo inferior e o superior.

Quando seu mestre resolve deixá-lo para resolver seus assuntos ele vai entrar de cabeça nessa nova jornada, onde ele vai encontrar um lobisomem e um vampiro que vai formar esse um trio no mínimo peculiar. Tarim é um personagem muito fácil de se apegar, ele tem muita empatia pelos outros e entende bem as histórias de Licaeus e Anatoli.

Essa jornada é cheia de mistérios e histórias que encantam o leitor, não há como ler e não gostar cada vez mais de Tarim. O modo como a autora descreve os cenários e as situações fizetam com que eu me sentisse dentro da história. Ainda mais com a narrativa em terceira pessoa que faz com que tenhamos visão panorâmica dos personagens.

Esse é meu segundo contato com a escrita da autora e continuo amando e achando genial a maneira da Márcia conduzir essa história cheia de magia, aventura, seres mágicos e que traz lições tão importantes. O final foi incrível, me fez roer as unhas e devorar ainda mais rápido, e eu gostaria muito de mais aventuras com o Tarim.

Se você gosta de fantasia, criança corajosa, magia e uma jornada cheia de aventuras então vai adorar "A história de Tarim".

Malu | @dicas_de_malu 27/06/2022

Uma história com muita magia e aventura, que vai deixar o coração de vocês quentinho
A história de Tarim é uma fantasia leve, com um tom mais lúdico que me encantou. A trama é dinâmica, acompanhando as aventuras do protagonista e apresentando um universo mágico fascinante. E, apesar de ter ficado um pouco confusa no início, isso não durou nada e logo eu me vi completamente envolvida com a leitura.

E o protagonista teve um papel importante no meu envolvimento. Foi fácil me apegar ao Tarim, um personagem que, além de esperto e cativante, é um garoto corajoso, justo e muito leal. Além disso, através das lendas e dos ensinamentos que Tarim recebe de seu mestre, a autora traz mensagens importantes e reflexões.

Assim, só posso dizer que A história de Tarim é mais do que uma fantasia cheia de aventura e magia. É uma leitura encantadora, que leve o leitor para um mundo fascinante e, no final, deixa o coração quentinho. Já estou ansiosa para uma continuação e poder ver o Tarim em novas aventuras.

Leonardo 14/06/2022

O PODER DA EMPATIA
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A história de Tarim lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Márcia Medeiros e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Tarim é um garoto que vive a margem da sociedade. Viajante com um grupo de ciganos, o garoto passa os dias tentando sobreviver a dura realidade da qual lhe é empregada, e em uma noite aparentemente comum, o menino vaga pelas ruelas de uma cidade próxima ao acampamento dos ciganos quando algo acontece.

Tarim é preso. O motivo? Ódio e preconceito do guarda da cidade, que acredita que os ciganos trouxeram doenças com eles para a população daquele local. A ação de prender Tarim, no entanto, é interrompida quando um misterioso homem aparece, livrando-o do destino cruel.

O menino obviamente fica muito aliviado, todavia, curioso. O homem que lhe salvou é muito... misterioso. Mas Tarim acaba seguindo-o até que, logo em seguida, ele revela sua identidade: seu nome é Thaliesin, e ele é um grande mago capaz de ler mentes e articular feitiços poderosos.

Thaliesin é bem direto: quer que Tarim seja seu aprendiz. O garoto logo aceita o ofício e passa a treinar com o mestre, seu treinamento, no entanto, é curto... E após algum tempo, Thaliesin já dá a Tarim sua primeira missão: ajudar um lobo chamado Licaeus em uma missão extremamente difícil - e praticamente suicida.

É nesse mundo que nos aventuramos em "A história de Tarim", meu primeiro contato com a escrita de Márcia Medeiros! O resultado geral foi extremamente positivo por uma série de motivos, dos quais iremos discutir agora. O primeiro ponto que me agradou muito nesse livro foi a forma como a autora decide contar a história, partindo de um pouco de fácil associação e criando a mitologia desse mundo fantástico aos poucos.

Começamos com Tarim e aos poucos vamos sabendo mais a respeito das criaturas que existem nesse universo, já que além dos magos nós temos lobisomens, vampiros, feiticeiras poderosas e deuses poderosos e rainhas cruéis. Tudo isso é apresentado de forma coerente e fluída durante a leitura, podendo agradar aqueles que não estão muito familiarizados com fantasia ou que estejam começando a ler agora.

Além disso, Tarim é um personagem incrível, e acredito que seu maior poder seja a empatia e a forma como ele consegue entender a história das pessoas, é incrível ver como ele desenvolve sua relação com Licaeus (o lobo do qual ele está incumbido de ajudar) e também Anatoli Völingar, um vampiro que aparece na trama.

Esse trio de personagens (o jovem mago, o vampiro e o lobo) protagonizam ótimos momentos na história! Gostei muito da forma como eles vão se conhecendo e também em suas interações.

Outro ponto positivo é a maneira como a autora traz assuntos importantes em sua história, tais como o preconceito, o poder da empatia e a importância de se narrar uma história. Aqui, temos diversos personagens que narram (voluntariamente ou não) suas próprias trajetórias, e nelas existem uma importância gigante já que é dali que Tarim tira forças para ser quem é.

O confronto final é ótimo e bem coerente, pena que o livro é tão curto! Mas espero ler mais sobre as aventuras de Tarim em breve!

Pam 18/05/2022

Você precisa conhecer essa fantasia nacional..
Tarim é um jovem garoto, que vive num acampamento cigano nos arredores de uma cidade com pessoas cruéis. E quando decide se aventurar pelas ruas, ele acaba sendo pr3s0 por guardas que odei4m ciganos!

Entretanto, o que Tarim não imaginava é que alguém misterioso o salvaria daquele lugar horrível.

Essa pessoa que vinha observando a vida do menino há muito tempo, chama-se Thaliesin, um mago com poderes inimagináveis. E assim, o menino que não teve escolhas, acaba sendo iniciado na magia e designado para uma grande missão.

Em um universo fascinante, histórias interessantes que prendem nossa atenção se mesclam com a fantasia que envolve elementos de magia, vampiros, lobisomens, magos e criaturas diversas.

O livro é narrado em terceira pessoa, e podemos ter uma visão ampla de todos personagens que compõem o enredo. Contudo, o foco é no protagonista Tarim, um garoto corajoso e determinado que apesar de tão jovem, aceitou sua missão com garra e responsabilidade.

Além disso, há questões de injustiça social e o preconc3it0 na história de Tarim. Vemos o quanto os ciganos são julgados erroneamente pelos seus atos, ou por simplesmente, viverem livremente. As pessoas chegam até a culpá-los por uma doença que alastra a cidade. E pensar que essa situação é tão real, e o quanto o ser humano pode ser cruel, usando até mesmo a religião como desculpa para seus erros, foi muito reflexivo.

Entretanto, temos o mago enigmático que surge no meio dessa complicada sociedade, para mostrar que não importa de onde Tarim vem, ou qual seu povo, mas sim o seu caráter. Ele acredita e coloca esperanças no menino o tempo todo, o que foi excelente de acompanhar.

Ademais, o enredo que possui um ótimo desenvolvimento, nos traz cenas de ação, onde a magia é usada para combater o m4l. E foi uma leitura totalmente imersiva, que me fez viajar para o mundo descrito com maestria pela escrita fluída de Márcia Medeiros.

Um nacional que vai além da fantasia, e merece muito ser lido por vocês!?

Suzane @espacoliterariodasu 11/05/2022

Uma aventura daquelas!
“A história de Tarin” é aquele tipo de fantasia leve, fluida e imersiva. É considerada “baixa fantasia” pois o universo é o nosso, o mundo real, mas dentro dele, criaturas de outro mundo existem, bem como magia.

Numa realidade onde demônios, anjos, lobisomens, vampiros e até deuses existem, acompanhar a história cheia de aventuras do nosso protagonista é realmente refrescante. Enquanto Tarin cumpre uma missão para salvar o mundo, personagens secundários e suas próprias histórias paralelas também são contadas, o que deixa o livro ainda mais interessante.

É uma fantasia jovem, rápida de ler, bem escrita, com uma criação de universo paralelo simples, mas detalhada o suficiente para conectar cada leitor.

leiturasda_le 10/02/2022

Perfeito
Quero iniciar essa resenha agradecendo a escritora Márcia pela oportunidade de parceria onde eu conheci esse livro fantástico.

Márcia Medeiros tem uma escrita leve, fluida e muito bem descritiva de uma forma que te prende do início ao fim. A ambientação do livro é incrível e te transporta para o mundo de magia com Tarim, seu mestre Thaliesin , Licaeus, Anatoli e claro com Cinzento.

É um livro que me apaixonei tanto que óbvio será um dos meus favoritados, para quem gosta de uma fantasia esse livro super irá te transporta para outro mundo.

5?+ ?

Júlia 14/12/2021

Uma fantasia muito bem construída!
Neste livro conhecemos um mundo de magia escondido por trás das cortinas do universo em que vivemos.

Gostei muito do livro, um livro de fantasia incrível.
Adorei conhecer o menino Tarim e seu Mestre, personagens muito cativantes.

Quero ressaltar que amei demais a escrita da Márcia, é uma escrita fluida e ao mesmo tempo descritiva na medida certa.
A Autora descreve e narra os acontecimentos com maestria, fazendo o leitor imaginar todas as cenas e se sentir dentro da história.
Ambientação incrível também.

Um livro que me apaixonei demais, 5 estrelas!
Se você gosta de fantasia, tenho certeza que vai gostar.
Fica aqui a minha recomendação. ✨

site: https://www.instagram.com/p/CXMhajfvVnA/