Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Glória 04/10/2023

Orgulho e Preconceito
Antes de qualquer análise referida ao livro, devo deixar claro que, se fosse possível, avaliaria essa obra com bem mais de cinco estrelas.

Orgulho e Preconceito é um drama romântico, cuja trama entorna uma família de classe média-baixa, composta por um casal e cinco filhas, já crescidas. Com a chegada de uma família aristocrata que passaria um tempo na cidade - os Bingley ? os Bennet veem sua realidade virar-se do avesso através de emoções despertadas em ambas as partes.
A trama é emocionante, cativante e mágica. Me senti envolvida na história durante a leitura e acompanhei com uma deliciosa ternura cada mudança de sentimentos expressa pelos protagonistas.
Foi uma leitura que me marcou muito, e não tenho dúvida alguma de que merece ocupar um espaço na lista de favoritos. O casal principal do livro mostra perfeitamente como pode um homem curar a conduta orgulhosa de uma mulher, e vice-versa. Estou completamente apaixonada por essa obra, e afirmo com forte certeza que valeu muitíssimo o tempo gasto.
Miki 06/10/2023minha estante
Excelente ?????

Jamile57 29/06/2023

??????

Se em "Razão e Sensibilidade" eu não tinha gostado tanto, a partir deste minhas "First Impressions" mudaram totalmente e eu passei a amar!

"O R G U LH O E P R E C O N C E I T O."

Este romance nos traz críticas a sociedade burguesa do final do século XVIII, em que as relações mediadas pelo dinheiro eram as mais importantes, e o preconceito com as famílias com menor poder aquisitivo e status social era um fator determinante para impedir um casamento de ser realizado. Onde nesse cenário entra a protagonista desta obra Elizabeth, advinda de uma família pobre, os "Bennet", composta por seu pai, mãe e mais quatro irmãs.

O senhor Bennet era uma mistura tão impar de vivacidade, humor sarcástico, comedimento e capricho, a mãe uma mulher sem classe para a época, ignorante, vislumbrava casar suas filhas para impressionar o olhos da sociedade, e as irmãs cada uma com sua beleza, personalidade, sonhos, deslumbramento e maturidade ou falta dela!

Em um dos bailes de Herfordshire, Bingley foi convidado para jantar, cavalheiro de bela aparência, bons modos, agradável, afável no trato, compareceu e trouxe mais seis pessoas de Londres com ele, alguns familiares e o seu amigo Sr. Darcy, que logo atraiu a atenção do salão por sua pessoa fina e alta, traços bonitos, aspecto nobre e rumores sobre sua renda. Foi admirado pelos olhares tanto masculinos, sendo considerado excelente, e a damas enalteceram como o mais belo, porém a admiração acabou na metade da noite, onde suas maneiras causaram repulsa e revelou o seu orgulho e vaidade. Pois se recusou socializar com as pessoas, e também à conhecer e dançar com as demais moças do baile. Era um tanto desagradável pois dava muita importância ao exterior das pessoas, onde foi apresentado a Elizabeth Bennet e julgou-a "tolerável" de aparência mas não atraia seus olhos porque também não atraia os olhos dos demais. Ele só não contava que na mulher tolerável em beleza aos seus olhos, haviam virtudes e atributos em sua essência, onde ao final da história as primeiras impressões e paradigmas desta sociedade corrompida pelos costumes não conseguiu impedir o amor!

Tauana.Putton 28/02/2023

Um clássico
Primeiro livro da autora que li, considerado um clássico e muito bem aclamado.
Não se trata de um romance de época, pois foi escrito na época em que a história se passa, mas é um romance.

Sendo um romance, não se espera finais inéditos, mas é uma história agradável, rica em detalhes, rica em acontecimentos, rica em personagens! Acompanha-se o desenvolvimento de um sentimento, que vai do ódio ao amor por acontecimentos.

Por ser ter sido escrito no final dos anos 1700, a linguagem do livro é um pouco difícil, o que torna a leitura inicial um pouco mais lenta, mas com o tempo se acostuma e flui tudo bem, e ai a leitura flui bem, principalmente pela curiosidade do final.

Recomendo o livro, e lerei mais livros de Jane Austen (até porque já comprei).

Peter.Molina 15/01/2023

Bom romance
Mais um livro romântico, mostrando 5 irmãs e suas desventuras amorosas, com foco nas mais velhas Jane e Elizabeth. A leitura é muito tranquila mas só dá metade pro final os desenlaces vão tomando um vulto maior e ficamos querendo saber o que vai acontecer em seguida. Destaque para a discussão acalorada entre Elizabeth e a nojenta Lady Catherine. Quero aproveitar pra ver o filme.

Raiza 12/01/2023

Sempre tive receio do vocabulário dos livros de Jane Austen, por se tratarem de livros antigos. Porém, me surpreendi por ter conseguido ler sem emperrar em nenhum momento. Para quem gosta de romance de época, recomendo ler outros livros de autoras contemporâneas antes. A familiarização com os costumes da época e aquele modo de vida com um vocabulário mais atual, facilitarão o entendimento da narrativa de Austen depois. A história é bem cotidiana da época, sobre jovens moças que -precisavam casar- porque era o que se esperava. Com esse dia a dia das irmãs Bennet, aprendemos muito sobre a realidade de classes e das mulheres do período. É possível fazer diversas reflexões sobre as nossas evoluções enquanto seres humanos em sociedade, e também perceber o quanto certas coisas, infelizmente, não melhoraram nem um pouco. Não foi um livro arrebatador para mim, mas super valeu a leitura!

TainA.Alexandra 02/12/2022

Demorei até realmente conseguir engatar a leitura desse livro, mas Elisabeth e Darcy são tão fofos que valeu a pena o esforço pra conseguir ler.

Deny.Gabriel 09/11/2022

Gostei muito do livro, o começo foi difícil, pois a escrita é um pouco complicada, mas depois que pega o ritmo, o livro fica muito bom.
Comecei odiando o Darcy e com o decorrer do livro passei a gostar dele, e no final adorei a Elizabeth e o Darcy juntos, realmente achei que os dois combinam.
Assim que acabei o livro, já fui assistir o filme e achei os dois bem parecidos, eles conseguem retratar muito bem a história.

Giovanna 14/02/2022

Viajei com a história
Gostei muito, uma leitura bem rápida e fluída. Fiquei impressionada com tantos conflitos e com o desenvolvimento destes. Por ser um romance de época também gostei bastante de poder aprimorar o meu vocabulário.
A história é envolvente e surpreende em diversos aspectos. Não há como ler sem se encantar com as incríveis e (as vezes longas) cartas. Com certeza nos faz viajar com os costumes e moldes da época.
Rafael Kerr 14/02/2022minha estante

Vevemler 12/01/2022

O que dizer desse clássico?
Apaixonada pela forma da escrita, por mais que essa edição seja extremamente literal em sua tradução, deixando-a com a um teor colonial até demais. Mas uma coisa é fato! Essa é a edição mais linda que tenho na estante!!
Mas quanto a historia, como não se apaixonar pelos personagens e a capacidade incrível de Jane de construir todos eles com tantos detalhes e carinho?!
Definitivamente, merece todo o reconhecimento como o clássico maravilhoso e incrível que tem.

Mila 07/01/2022

É Jane Austen né mores?
Para quem gosta de romance de época, os livros da Jane Austen serão sempre os melhores. Quem não se encanta com o sr. Darcy? Você fica a cada página ansiando que eles se encontrem novamente. O livro fala muito sobre o comportamento e valores da época, você se apaixona pela história em si, que não precisa recorrer ao sentimentalismo ou até mesmo a sexualidade para prender o leitor.