O Professor

O Professor Jéferson Alves

Resenhas - O Professor

Thainá - @osonharliterario 29/02/2024

Justiceiro ou Assassino? Glorificação ou repulsa?
Um professor sem nome é encurralado em um beco enquanto está indo dar uma aula. Ao reconhecer o indivíduo dos jornais, ele decide agir por sobrevivência, mas também por vingança, ao tirar a vida daquele que fez tão mal às mulheres. Talvez, no fundo, também por desejo.

A partir disso, o que era uma faísca, torna-se um fogaréu de desejo que cresce cada vez mais dentro do professor: exterminar do mundo esse tipo de pessoa. Mas, na realidade, quem é o verdadeiro culpado e até onde pode ir a sua culpa? E esses atos o tornam o herói ou o vilão?

Com uma escrita imersiva e um fluxo de consciência que nos coloca dentro da mente do narrador-personagem justiceiro, a obra nos traz muitas reflexões e debate a questão da culpa, da vingança e da realidade escancarada e brutal vivida pelas mulheres.

TW: o tema do estupro é bastante presente no livro, então cuidado com as descrições.

A narrativa do autor é tão surreal e imersiva que eu temi pelo protagonista, pois se ele fosse pego quem faria tal serviço nas ruas? Mas, ao mesmo tempo, também queremos justiça igualmente, afinal ele é um serial killer e deve ser tratado como um. Dentro dessas reflexões, o Jéferson Alves faz com que duvidamos da nossa própria moral e bons costumes, nos colocando em cima do muro e contra a parede. Afinal, como devemos pensar nessa situação? De qual lado ficar?

Nisso, também entra a reflexão da culpa do personagem, que gera páginas longas de um fluxo de consciência feito para intensificar conversas mais árduas. Demorou um pouco para que eu engatasse na leitura muito por conta de acostumar com a narrativa e o estilo do livro.

Mesmo assim, foi uma leitura que me agradou e me trouxe reflexões precisas que ainda reverberam na minha mente. A escrita do autor nos envolve e nos deixa conectado a história. Por isso, o livro se mostrou uma leitura valiosa, mais do que indicada para os fãs do gênero.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2024/02/29/resenha-o-professor-jeferson-alves/

Ismael.Chaves 19/10/2023

Uma novela filosófica de serial killer
ATENÇÃO, leitor: esse livro vai chegar martelando a sua cabeça!

Um professor, em mais um dia fatídico de aulas para a graduação, onde ensinaria sobre Filosofia Grega Antiga e História, acaba participando de um evento violento. Depois disso, sua vida muda drasticamente. Através de reflexões, de dores psicológicas, de traumas antigos, do tédio de estar vivo e do turbulento convívio social, ele se percebe um novo homem, um novo sujeito, muito mais complexo do que jamais imaginaria poder ser.

Essa é a descrição de 'O Professor", uma novela de serial killer filosófica escrita por Jéferson Alves. Narrada pelo próprio protagonista, a história conduz o leitor pelos corredores sombrios da mente humana, através de dilemas morais que todos enfrentamos todos os dias, nossas angústias e dores. E garanto: você vai se identificar com ele.

Essa, porém, é a grande questão moral do livro: eu deveria me identificar com esse personagem?

"O Professor" parte de narrativas muito semelhantes a contos célebres de Edgar Allan Poe, contadas sob o ponto de vista de um assassino, alguém claramente perturbado com um evento trágico e em cuja as palavras nós podemos acreditar ou não.

Particularmente, eu não sou muito fã de histórias do ponto de vista do assassino ou com fluxo de consciência, mas aqui o autor dominou esse estilo e não deixou a história decair em nenhum momento. Há um humor ácido e tiradas irônicas bem legais que levam o leitor a refletir sobre diferentes aspectos da hipocrisia e da podridão humana.

Se eu tivesse que fazer outra comparação além do mestre Poe, eu indicaria fortemente esse livro para leitores de Paula Febbe, uma das grandes mestras desse gênero – e em desgraçar a cabeça dos leitores!