Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - Messias de Duna

1 | 2 | 3 | 4

Mazinos 25/04/2024

O Messias de Duna não é tão bom quanto o primeiro, na verdade eu creio que seja impossível que algum livro dessa saga seja tão incrível quanto é o início dessa aventura, mas posso afirmar com certeza que este se trata de um livro que chega muito perto da excelência do seu antecessor.

Se trata de um livro que coloca muito em debate a figura do Muad'dib. Se você tinha alguma dúvida se Paul Atreides se trata de um herói ou de um vilão, creio que Messias de Duna deixe essa pergunta completamente respondida.

Temos aqui linhas de diálogos muito inteligentes e que te fazem refletir sobre o papel da presciência e como ela se trata, no final, de uma maldição para aqueles que a possuem. Um livraço que deve ser lido por todos os fãs do primeiro livro.

Paula 12/04/2024

Dando continuidade depois de assistir Duna 2...
Incrível como uma leitura pode despertar tantos sentimentos. A escrita ainda é um pouco travada para mim, mesmo assim me trouxe a sensação de estar lendo algo épico e poético ao mesmo tempo. Alguns momentos me deixaram confusa, especialmente sobre a política, apesar disso deixei a leitura fluir. O que ajudou demais foi querer saber o destino de Paul e Chani, meus personagens preferidos do livro, amei cada momento que estavam juntos. Além de me encantar com as narrativas de Alia, que amei conhecer. Senti falta de Jéssica, uma personagem que me apeguei no primeiro livro. A vontade de pegar o próximo da série é grande, porém vou me conter, pois sei que não serão leituras fáceis e tenho muitos livros que ainda quero ler este ano. Vou dar prioridade em ler um por ano.

nunesdenunes 06/04/2024

Ótimas ideias porém exploradas de um jeito raso e estranho. Parece que há uma tentativa de se aproximar do que foi o primeiro livro, só que dessa vez não funciona tão bem e nem tem personagens tão marcantes

Anele 05/04/2024

Uma releitura de Duna que aproveitei mais do que na primeira vez que li o livro, em 2022... Reler os livros tem facilitado a minha compreensão de alguns trechos e aumentado a imersão nesse universo fantástico criado por Frank Herbert. Essa sequência é recheada de tramas políticas, ainda mais do que no primeiro, e com muitos momentos fortes, que nos pegam desprevenidos! Ao meu ver, é triste o caminho que Paul segue em Messiah, mas muito coerente com a sede de poder pela qual os homens são tomados quando o alcançam. Ainda acho que prefiro a história do primeiro livro, em que todo o universo está sendo apresentando a nós, fascinando-nos a cada página virada, mas este é um seguimento digno, que poucas sagas recebem.

Lucsaulykos 24/03/2024

Viva pela eternidade
Morra e viva pela eternidade.
Apesar de ser bem mais fraco que o primeiro livro, esse aqui, nos mergulha na questão filosófica e crítica o poder supremo pela religião. Algumas partes são bem arrastadas, mas, que ?fecha? a grande história de Usul.

lua 03/03/2024

Que final BOM
Achei a leitura um pouco mais lenta por acontecerem mais desdobramentos políticos e psicológicos dos personagens do que ações e guerra, como no primeiro livro. por isso, até a metade do livro, achei também um pouco complicado o entendimento do que estava acontecendo (tanta complexidade nos pensamentos dos personagens). no fim das contas, da metade em diante, acabei engatando a leitura e adorei o final. por mim, a saga poderia terminar aqui no segundo livro, pois o final ficou bem amarrado e foi bastante satisfatório

Jess 08/02/2024

Messias de Duna conta a história após 12 anos da guerra de Paul. Vemos para onde suas decisões o levaram, tantos futuros que ele teve que contornar para chegar ao final, que também não era o melhor mas era ali o melhor dos piores. Conhecemos Alia agora já uma adolescente e tendo que lidar com seus desejos além de lidar com o fato de ser uma Reverenda Madre tão jovem. Gostaria que tivesse mais cenas da Alia e seus pensamentos, mas sei que o livro é focado na jornada do Paul.

Recomendo a leitura desse livro e estou ansiosa para o 3° agora.

Andressa79 30/12/2023

Segundo desnecessário
Eu não entendo até hoje a sequência dessa história, eu nem tenho gravado aqui a resenha do primeiro mas pretendo fazer para vocês! Mas o primeiro é infinitamente melhor e não tem porque continuar uma história tão bem acabada.
Mas por outro lado, eu entendo, poderia sim ter continuação, clássicas consequências da revolução ocorrida no primeiro mas esse segundo tem um skip time absurdo que quebra toda a expectativa que eu criei em cima da continuação, eu li forçado, e tô até hj pensando seriamente se eu vou ler o resto.

Lunardi 04/09/2023

Apesar de ser o menos livro da série, messias de duna é tão cheio de enredos importantes e acontecimentos marcantes para o resto da saga que supera até o primeiro livro para mim.

L Soares 04/08/2023

O livro continua a história de Paul Atreides, Usul, Muad'dib, mentat com treinamento das Bene Gesserit, primeiro Kwisatz Haderach e agora Imperador Supremo.

Caminhando às cegas em sua presciência, Paul continua tentando interpretar as possibilidades e se manter no caminho que evite o seu destino sombrio.

Enquanto conspiradores de todos os lados tentam derrubá-lo e sua linhagem, e os navegadores da corporação e outros com presciências mínimas conseguem manter ocultas suas ações, prejudicando sua onisciência, e o futuro parece cada vez mais cheio de lacunas.

Não tendo conseguido impedir o Jyhad que precisou desencadear, Paul mantem-se firme na tentativa de, mesmo ao sacrífico pessoal e das pessoas que mais ama, encontrar o caminho de menor horror para o mundo para deixar como seu legado.

A história é envolvente e angustiante, todos conspirando contra ele, e mesmo em relação as conspirações mais óbvias, ele continua se segurando sem tomar medidas para encerrá-las, pois sabe que dessas ações o que desencadearia é sempre pior.

O leitor navega com ele pelas incertezas do futuro, que sempre parecem terríveis, sentindo como ele vive tendo que ver de novo e de novo as opções e os horrores que cada ação sua pode causar, e cada uma de suas perdas, já antecipadas e vividas em sua mente sem que ele possa alterar esse destino.

O final não é surpreendente, apesar de não inesperado.

Como no primeiro, a história parece começar bem devagar, demorar a ganhar velocidade, mas faz parte da experiência de como ele vive, esperando as coisas acontecerem, e então tudo é rápido, cada decisão, considerando tudo que sabe que acontecerá e as pequenas variações, as coisas que lhe foram ocultadas, a sua computação mentat para avaliar as variações e o que elas podem significar, como podem preencher as lacunas.

Ansioso pela próxima parte da história.

Clara.Toledo 27/06/2023

Difícil
Apesar de ser o livro mais curto da saga, achei muito complicada a leitura. Demorei o dobro do tempo que levei com Duna, simplesmente porque me perdia nos pensamentos filosóficos dos personagens e no time skip do livro. Quando me situei do que estava rolando já estava na metade do livro, mas de forma geral tem muitos momentos chocantes e novas portas foram abertas pro futuro da história

1 | 2 | 3 | 4