Isso não é um Adeus

Isso não é um Adeus Raquel Costa

Resenhas - Isso não é um Adeus

Patty.Rosa 29/12/2021

O essencial é invisível aos olhos
O último conto deste ano, para fechar com chave de ouro né?
Chorei muito, mas muito mesmo lendo essa história. Conhecer a Maya foi saurpreendente e avassalador. Já o Bento, trouxe a paz que a história (e a Maya) precisava.
Um conto sobre amor, sobre família, sobre afeto e, principalmente, sobre inclusão. Nos faz refletir sobre o que é realmente importante, e sobre a importância do amor na vida das pessoas.
Porque "o essencial é invisível aos olhos".

Jamily 07/04/2024

Amo tudo que essa autora escreve
De uma sensibilidade incomparável, a autora Raquel Costa mais uma vez, encanta seus leitores com este conto. Maya a personagem principal, nasceu com deficiência visual. Ela tem tem outros quatro irmãos gêmeos ( não tão idênticos). Maya, apesar de ter uma condição, é uma jovem independente que sabe lidar bem com suas necessidades, além de ter uma família maravilhosa sempre a apoiando. Por conta de um trauma do passado, relacionado ao amor, Maya passou a desacreditar de si mesma e fechou seu coraçãozinho. Porém, ela não contava mesmo com o surgimento de Bento, seu colega de chat virtual. O Bento é um poço de fofura e gentileza, aos pouquinhos vai despertando em Maya, o desejo de voltar a amar e acima de tudo, a se amar.

Gente sério, me emocionei do começo ao fim. Chorei que nem condenada haha. Esse conto, embora pequeno, contém tantos ensinamentos, conselhos, lembretes, que vale muito a pena ler. Como se de fato, a história te abraçasse de volta a cada capítulo. Literalmente recomendo tudo que a Raquel escreve.

@ysalemos 15/12/2021

Como sempre, Raquel me ensinando o que é viver. Mais uma vez tive uma incrível espero com a escrita da autora. Raquel sempre me faz amar um livro que não está nem perto de ser meu gênero preferido. Delicado, sensível, apaixonante, incrível como sempre.

Duci 28/12/2021

Incrível demais
Um conto necessário, que explica muito bem sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência sofre e tudo que passa pra tentar se "enquadrar".
A autora nos dá uma surra sobre o assunto e sabe levar com sabedoria e autoconfiança. Eu adorei .
E nos trás também um romance leve e gostoso de ler , e faz até a gente chorar sem querer, já imaginando o pior ?
Concerteza favoritei esse conto e gostaria muito que virasse livro com muito mais detalhes sobre o assunto ?

Miih 29/12/2021

Emocionante
Isto não é um adeus é um livro emocionante, que conta sobre a vida de Maya e Bento .
Maya é deficiência visual, ela teve uma decepção amorosa que fez com ela se fechasse para o amor , imersa nos estudos ela faz faculdade de Letras e lá tinha um fórum virtual onde os considerados "nerds" publicavam coisas e Maya sempre publicava seus poemas .
Ela conhece Bento nesse fórum virtual e começam a conversar diariamente, ele propõe conhecer ela pessoalmente ou ao menos que ela se revele seu nome mas ela quer viver o anonimato.
Prefere assim para evitar qualquer decepção e também acha que ele não irá gostar dela só por conta dela não enxergar.
No entanto em desses esbarroes de Universidade eles acabam se encontrando sem saber a identidade do outro óbvio.
A irmã de Maya acaba convidando ele para o aniversário delas ( porque na verdade são gêmeas os 5 irmãos kkk).
E é ai que o rolê começa ....

Escrita fluída, história emocionante, amei cada personagem , as irmãs e preferencialmente a vó do Bento que é um amor .

Agnes 18/12/2021

Amei
O essencial é invisível aos olhos, mas que bom ser vidente e poder ler essa obra prima aqui!

Maya e Bento conquistaram meu coração.

A Raquel conseguiu mergulhar o leitor em uma leitura única e sensível, fazendo que que víssemos o mundo pelos sentidos de Maya, de uma forma perfeita!

leiturasdadriane 29/12/2021

Ameiii
Que escrita e que estória linda.
Me tirou lágrimas e me encantou muito a estória da Maya e do Bento.
Que sensibilidade em retratar a vida da Maya como deficiente visual e a força e determinação que ela tem em superar e conquistar seus objetivos.
E amor que o Bento tem, aquele amor que se doa, ajuda e dá apoio.

Kim Liza Lee 15/06/2023

Amei!
Simplesmente perfeito! Sem palavras pra esse livro! Quero um Bento Miguel na minha vida!!! Raquel está de parabéns por essa obra prima ?

Laura Maia 26/12/2021

Essencial
Uma história que começa pequenina como um grão de areia e termina como uma linda e perfeita pérola. Amei tudo, a forma com que o romance inicia, a forma como termina, a família da Maya e a sua história.

Um conto essencial a todos os corações.

28/12/2021

A melhor leitura do ano
Sabe aquelas histórias que te tiram da zona de conforto?

Isso Não É Um Adeus é um desses livros.
Nunca parei para pensar como uma pessoa que tem deficiência visual vê o mundo.

Com uma escrita consistente e fluída, Raquel Costa nos mostra que Maya vê através dos sons, dos cheiros, das sensações. Ela nunca viu o céu ou o próprio rosto, mas não saber o que é azul ou preto não faz dela uma pessoa incompleta. Pelo contrário, Maya vê o mundo com o coração. Ela tem uma personalidade única e um talento incrível com as palavras. Ela é independente. Mas tem medo de ser machucada outra vez.

Bento é aluno do curso de engenharia na mesma faculdade que Maya e seus quatro irmãos gêmeos estudam. Eles se conhecem no fórum da faculdade. Sem revelar quem são. Maya não é boba, ela sabe que o que eles têm é mais do que uma simples amizade. Porém, ela tem medo de que ao revelar sua identidade, Bento passe a tratá-la como as outras pessoas a tratam, como se fosse incompleta ou digna de pena.

Será que esse amor jovem irá vencer as barreiras do preconceito?

Lari Pontes 29/12/2021

Inesperado
Uma das melhores leituras do ano. Um com to curto e doce, bem desenvolvido, que nos ensina muito. Nos faz shippar, nos faz rir e também chorar. Eu não fazia ideia do que ia ter nessas páginas.

Maya é uma entre 5 irmãos. Sim, quíntuplos. Mas ela é a única cega. Não que isso seja um grande problema, porque ela já está bem adaptada a esta realidade. Porém, como não enxerga, acaba por enviar uma mensagem sem querer a um desconhecido. E é assim que ela conhece Bento, um estudante da mesma Universidade que acaba gostando de suas poesias.

O romance vai se desenvolvendo aos poucos. Eu nem sei dizer como a autora conseguiu em tão poucas páginas fazer o amor crescer entre os personagens, assim como o nosso. Shippamos o casal já na metade do livro, mas vários problemas vão entrar no caminho deles.

Confesso que chorei muito, porque me senti como um amigo dos dois, parte da família. Vale muito a pena ler esse conto.

Luciene 30/09/2022

O melhor livro da autora
Genteeee, ainda estou digerindo esse livro. Nossaaaa, como coisas que, para nós que enxergamos, são tão desestabilizadoras para quem não tem visão e nem nos damos conta.
Esse livro retrata a falta de acessibilidade, empatía, brevidade da vida.
Na minha opinião foi o mais bem escrito

Elane.Magre 03/10/2022

"Eis aqui outro conselho: se você ama alguém, não deixe de dizer, porque, por mais piegas que pareça, cada minuto pode ser o último ao lado dessa pessoa."