As últimas crianças de Tóquio Yoko Tawada
Yoko Tawada

Resenhas - The Las Children of Tokyo

Silmara 13/11/2023

Para sua segurança, não tinha outra saída a não ser descartar o livro, como queimá-lo era muito doloroso, ele o enterrou.

Renata 26/09/2023

Livro repleto de metáforas, confesso que nem tudo eu entendi, o que me incomodou um pouco.

Repleto de críticas, tanto à xenofobia (muito presente nessa cultura), quanto à poluição desenfreada e as consequências da baixa taxa de natalidade no Japão, aqui levada ao extremo.

É interessante essa nova estrutura familiar e a inversão dos papéis na sociedade: enquanto os velhos são a força braçal, os jovens padecem e se vêem cada vez mais dependentes destes. Uma ironia, quando pensamos na cultura ocidental, em que os idosos são cada vez mais desvalorizados.

Lara BL 19/09/2023

O trabalho de tradução desse livro é espetacular. Quanto à história, fiquei um pouco frustrada com a falta de desenvolvimento de aspectos importantes para a narrativa. A sensação que tive é que 90% do livro parece uma introdução a esclarecimentos que nunca chegaram. Que pena, pois tinha potencial?

MLuíza 07/08/2023

As últimas crianças de Tóquio
O maior problema que tive com esse livro foi por causa de minhas expectativas, eu esperava um livro com mais que 300 páginas, que fosse expor o mundo distópico mais claramente e ele não é isso, acho que se você encarar como um conto e ir sem esperar nada funciona mais.

Enfim, tem uma beleza em si, talvez eu releia um dia e converse mais comigo, tem uns trechos que gostei bastante, a relação do bisneto e bisavô é bonita.

Cristiana 01/11/2023

Uma ideia boa que se perde
Peguei esse pra ler sem saber do que se tratava
A história é bem simples e estava gostando
Só que começa a ficar arrastado
Parece que não vamos chegar a lugar algum
É um livro sobre preservação da natureza, planeta e afins
A visão xenofobica é o ponto alto

joy 21/12/2023

Não gostei muito da escrita e estrutura, é praticamente uma explicação do contexto o livro todo, não entra muito nas cenas e nos protagonistas, não é necessariamente ruim, só não foi pra mim, mas gostei da ideia criada, mas poderia ser desenvolvida melhor

Lusia.Nicolino 03/01/2024

Uma distopia que bem poderia ser real!
Impactante. Parece uma história de trás para frente, uma história do avesso. Estamos no Japão e descobrimos aos poucos que há longevidade para os mais velhos, que passam dos cem anos cheios de vigor e disposição, e muita fragilidade para a escassa nova geração. Uma catástrofe ambiental deixou sequelas e transformações inexplicáveis: frio no verão, calor no inverno e isso não seria nada se não fossem as alterações biológicas que provocam mudança involuntária de sexo até mais de duas vezes durante a vida. Não há mais animais, a comida é insuficiente. Yoshirô, aos cento e oito anos, tomou para si a responsabilidade de cuidar do bisneto, Mumei, fraco até para andar alguns passos, um corpo velho que nunca sentiu energia para nada, mal para viver. Uma angústia para os sobreviventes, uma distopia que é um verdadeiro alerta para os leitores.

Quote: "No tronco de uma árvore os anos ficam registrados na forma de anéis, mas, dentro de nossos corpos, como o tempo é registrado? Ele se acumula desordenadamente, sem se expandir em anéis nem se organizar em linha reta, como o interior de uma gaveta que ninguém arruma?"

Cecilia 29/09/2023

Adorei
Bem no estilo Tawada, bem humorada fazendo crítica com leveza e sutileza. Tradução excelente de todo o jogo de palavras.

cyberenjeru 15/02/2024

Uma distopia insana
Uma distopia insana, foi difícil entender como as coisas funcionam nessa realidade, mas ao perceber que nem os personagens compreendem, relaxei. Tem referencias aos desastres naturais e a catástrofe de Fukushima, a autora pega características do Japão e do seu povo e as intensifica como em uma caricatura, mistura passado e presente para imaginar um futuro obscuro.

Mas acho que as vezes a autora se perdia descrevendo detalhes, leis e a política desse Japão distópico, e deixava os personagens de lado, deixando a leitura cansativa.

Gi Gutierrez 22/04/2024

As últimas crianças de Tóquio
"No tronco de uma árvore os anos ficam registrados na forma de anéis, mas, dentro de nossos corpos, como o tempo é registrado?"

Uma distopia que tem como pano de fundo um Japão isolado e sem nenhuma expectativa de um futuro para seus habitantes. Neste mundo, os idosos vivem quase que eternamente, com vigores da juventude, enquanto as crianças nascem fracas e sem perspectiva de se desenvolverem plenamente. A premissa é ótima, mas a história se arrasta pelas suas 140 páginas, deixando um gosto amargo na boca quando concluímos a leitura...