Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna Frank Herbert

Resenhas - Imperador Deus de Duna

Henripache 20/12/2022

É fácil civilizar ensinando a covardia.
O quarto volume da saga de Duna traz diversas diferenciações de sociedade, ambiente e religião determinadas na trilogia original. O império regido por Leto Atreides II é uma ditadura com tons filosóficos que põe a tona a dúvida que é ?ser? alguém.

Dentre essas dúvidas, Frank Herbert nos indaga constantemente em qual o papel do Imperador Deus no Caminho Dourado, além do que seria esse futuro misterioso.

É difícil definir exatamente o que é o primeiro livro da segunda trilogia. Apesar disso, ele é épico, emocionante, curioso e inspirador em diversos níveis.

Considero, particularmente, o segundo melhor livro do universo de Duna (até o momento), apenas atrás de Filhos de Duna. Leitura obrigatória para fãs desse universo que surpreende constantemente pela riqueza e aplicação em nossa realidade. Franklin foi um gênio.

Babih Bolseiro 08/04/2023minha estante
Eu só quero ver o que tem para acontecer ainda nos dois últimos livros. Eu nem olhei a capa ainda (ansiosa??? para ver se tem spoiler). Bora lá migs??

Bruno 17/06/2023

Uma triste divagação obsessiva que tem Duna como palco.
Leto II se torna um anti-herói poderoso demais, especial demais e esperto demais. Cada linha escrita no universo gira em torno de um personagem. São 567 páginas de Leto II.
A história de um só plot é maçante. Une-se a isso uma estranha compulsão sexual da parte do autor.
Tudo em O Imperador Deus é sexo. Um exército feminino surge para combater guerras e satisfazer o comando masculino. Um verme abominável é alvo de desejo. Todas querem Duncan.
Um percurso triste para quem chegou até aqui pelo encanto inicial de Jessica, Paul, Leto Original e tutti quanti. Frank Herbert teve ainda 2 livros em vida para mudar essa imagem. A ver.

Cho 09/09/2023

Diga-me, Moneo, se eu escolher o bem, isso me torna bom?
O que tinha me conquistado nesse livro, inicialmente, era a singularidade do personagem principal. Então a descrição do início foi bem interessante para mim, depois a história segue caminhos que são difíceis de entender, me perdi em vários momentos, não compreendi o porquê de alguns acontecimentos. E o final, ao contrário dos livros anteriores, não me deixou com vontade de continuar a trilogia, mas vou insistir porque já comprei todos os livros.

Destaco aqui e reitero minha antipatia por Idaho, personagem inverossímil, insuportável e a persona da homofobia. Inclusive, em vários momentos vemos a homofobia do autor na obra. Tudo aqui pode ser resumido em sexo.

A obra traz sim discussões pertinentes, mas que se perdem no enredo complicado.

milenavifer 08/10/2023

Gostei muito
Gosto muito de sci-fi e comprei o box pois sairia o primeiro filme. Não me arrependi da compra. Os livros são muito grandes e recomendo não ler todos os livros um seguido do outro.

Gold. 21/09/2023

Não foi meu favorito
Embarquei na missão de ler essa saga esse ano e sem esperar nada eu me surpreendi em como o universo desses livros era bem escrito.
Mas honestamente, diferente da outra trilogia, que apesar de ter seus altos e baixos ainda conseguia se manter interessante, esse livro não teve nada disso.
Foi apenas uma longa reflexão sobre um único ser, é interessante, mas 567 páginas apenas sobre um personagem e suas contradições é exaustivo.
Apesar de reclamar disso eu gostei de algumas das discussões levantadas, que foi o que me fez continuar lendo.

Falando sobre os personagens não me apaguei a nenhum deles, a personalidade e motivações de cada um não compreendi e isso levou a uma antipatia por todos.
E qualé o Idaho foi jogado no lixo nesse livro, e olha que no último ele tinha sido meu favorito, aqui ele se tornou um cachorro perdido e raivoso.

Falando de outro ponto aqui, esse livro ainda mais que os outros me fez perceber os preconceitos do autor e como para ele tudo se resumia a sexo e este está presente em todos os livros, seja de uma perspectiva biologia, romântica, tática, assim por diante, devo admitir que essa percepção me incomodou um pouco.

Apesar de tudo continuarei lendo a saga e torcendo por melhorias (ainda que duvide muito que melhorará)

KelenDZ 04/10/2023

O início desta segunda trilogia se passa a mais de 3 mil anos do encerramento da anterior, com Leto II mais verme que humano.
Meus sentimentos em relação a Leto eram diversos, ora raiva ora pena, pois procurava entender as motivações dele para as ações que tomou.
Duna possui uma geografia totalmente diferente neste futuro, causando um estranhamento no início da leitura.
Achei o final um pouco surpreendente, e deixa uma curiosidade quanto a continuação da história.

Gabriella224 05/03/2023

Política e filosofia
Ansiosa para iniciar o próximo livro e saber o desfecho da história!
============================

Sara277 18/12/2023

Ele era deus mesmo?
Eu tenho uma leve dúvida se Leto II é um ser divino mesmo.
Para ele o império brutal foi a decisão certa para dar uma lição na humanidade, mas será que isso realmente salvou a humanidade ou apenas a destruiu mais?
Talvez tenha salvado do vício pelo melangue, mas será que não destruiu a cultura? Será que não destruiu as pessoas?
Adoro livros que te fazem discutir.

Foi um bom livro, não é o meu favorito, mas tem personagens muito interessantes.
Minha personagem ?favorita? da vez foi a Siona, gostei do desenvolvimento dela e espero que no próximo livro ela apareça mais.

Boa parte do livro é sobre política, claro Duna é sobre poder e religião, mas alguns momentos para mim pareceram se arrastar. Mas toda vez que a Siona aparecia de novo o livro tomava um ritmo ótimo.

Achei o final incrível, me deixou super curiosa e doida para começar o Vol. 5.

Se você leu até o terceiro meu amigo, agora não tem mais volta, continue se aprofundando nesse grandioso universo de Duna.

Me diga, você acredita no Caminho Dourado?

Jesi 07/02/2024

Achei o começo um pouco maçante e cansativo, mas depois o leitura pegou ritmo e no geral gostei, O Imperador Deus se tornou bastante "interessante" de acompanhar.

Prico 19/06/2022

Mudança de rumos
Esse é o 4° livro da saga " Duna" , aqui passaram 3500 anos desde que Paul Muab Dib estava andando em Duna. Agora governada por Leto II filho direto de Paul que fez sua ligação com as trutas de areias.
Leto é um personagem complicado, difícil de entender suas motivações durante a história , suas ações são vilanescas em certa medida, nas descrições dos seus diários no início dos capítulos nós aproximam de suas ideias. Sem nunca deixar de lado que Leto é um ditador e abraçou tudo que seu pai tentou evitar.
Em busca de seu caminho dourado ele destrói todas as tradições de Duna assim como de sua própria família, tudo que admiramos nós Atreides Leto deixa de lado, se aproxima até fisicamente do Barão seu avô materno o que causa certa repulsa inicial.
Magníficamente escrito como seus anteriores é impulsivel terminar o 4° sem pensar em começar o próximo .

luke - among the living. 07/01/2023

"Imperador Deus de Duna" me surpreendu positivamente. Apesar de um começo que achei bem estranho, o livro se encaminhou pra ser um dos melhores entre os 4 que li até o momento, e abrindo com chave de ouro essa segunda trilogia.

Adorei.

JezielH 24/03/2023

Duna saiu um pouco da linha.
Os 3 primeiros livros de duna exploram todo o potencial da melange e do poderio da linhagem Atreides, então o 4° livro de duna causa um estranhamento ao continuar uma historia 3 mil anos depois, com um novo protagonista que foge completamente a linha anterior, bem e mal são deixados de lado e o nosso único ponto de referencia é o que o imperador Deus fala.