Bright

Bright Jessica Jung

Resenhas - Bright

Jini0 18/03/2024

História com fundo de verdade
Jessica foi muito inteligente ao contar o que realmente aconteceu na sua história de "saída" do grupo usando a ficção para que não tivesse problemas judiciais com certa empresa e certas pessoas.
Ainda deu um panorama de como as coisas são na indústria de kpop e na maior empresa delas.
Eu amei a história e teorizei bastante sobre quem seria quem na história, apesar de saber muito bem quem era a Mina.
Queria mais um livro contando como foi depois que ela saiu, e mais detalhes sobre o Girls Forever.

LorenaFontes 12/01/2024

História sob a ótica da Rachel
A história da Jessica sob a pele de Rachel Kim, e ninguém pode falar nada sob a sua verdade.
Ela achou um jeito muito bom de falar sobre a sua própria vida e evitar um processo.
Mudou alguns fatos mas a cronologia de tudo o que ela passou na SM está aí para quem se interessar em saber, de coração aberto óbvio.
Achei muito interessante algumas coisas que ela disse sobre os bastidores, sobre a SM não fazer divisão justa de trabalhos para os artistas ou ignorar oportunidades todos já sabem. Mas é sempre bom ter uma confirmação.
Tem alguns momentos do livro que fica meio monótono, em outros é como se não passe de mágica algum fato não tivesse acontecido. Mas para mim não fez muita diferença para chegar no final que todos já sabem.
Foi uma leitura boa de fazer depois de um livro mais denso.

Vanessa.Maciel 17/08/2022

A continuação da história de Rachel Kim
É um romance ficcional autobiográfico interessante pra quem está interessado em conhecer mais da parte não tão glamourosa de ser uma estrela de kpop. Pra quem já é kpopper de longa data não é novidade e chega a ser moroso de ler sobre esses defeitos da indústria.
Achei um pouco longo, poderia ter pelo menos umas 20 páginas a menos e ela conseguiria contar essa narrativa sem se perder em muitas descrições sobre moda, lugares, comidas, cenários, etc.
Pra quem tem curiosidade sobre os easter eggs da questão com o grupo, eu acredito que tem sim muita informação intrigante mas que nunca saberemos até quando é inspirado na realidade, o que foi criado e quem são as pessoas envolvidas, já que é um lado apenas da do sua versão dos fatos.

Sarah 27/06/2022

Golden sky
Nessa sequência de Shine, vamos ver como é que as coisas seguiram depois do debut de Rachel Kim e seu amor por moda ascendendo junto com a fama do grupo. Agora, mais do que nunca, ela vai ter que escutar seu coração- ou controlar ele para não entrar em problemas, e se apoiar nos seus fãs e no seu infinito carinho.
Algo que me irritou enquanto eu estava lendo é o quanto o relacionamento das meninas não foi aprofundado como deveria ter sido para esse plot, a forma que a Rachel lidava com tudo e como as questões do livro simplesmente podiam sumir de uma hora para outra. Pessoalmente, senti que a escrita dela melhorou nesse livro, mas ao mesmo tempo, às vezes não entendia aonde ela queria chegar, sentia divagar.
Ainda sim, gostei do livro por conseguir relatar o lado que é colocado por baixo dos tapetes do k-pop: as empresas e a constante competição, colocando grupos contra os outros, o machismo e objetificação das idols como objeto de consumo exclusivo para os fãs, negando qualquer forma de se expressar um namoro na indústria, a rotina excruciante dos idols... A parte que não gostamos de lembrar; enquanto ouvimos músicas cantadas e escritas por humanos que muitas vezes nunca vimos e seu sorriso e vozes trazem conforto do outro lado do mundo para nós.
Considerando que a Jessica já falou que incorporou em Shine suas vivências no k-pop, é impossível dizer que algumas coisas do livro não batem com o que sabemos que aconteceu com ela. Entretanto, não irei dizer que ler isso, como sone e golden star, pode esclarecer o que se passou com o SNSD e a Jessica.