Diário de Tolstóy

Diário de Tolstóy Liev Tolstóy

Resenhas - Diário de Tolstóy

JanaAna90 09/12/2023

Fui Enganada ou Deixei-me Enganar
A palavra é decepção! Um livro que se intitula diário de Tolstói, mas o que se vê na verdade são pequenos trechos dos diários de Tolstói, umas poucas cartas e análise inseridas em textos do (acredito eu) tradutor e/ou pesquisador dos diários.
Nas cartas escritas por Tolstói para parentes e amigos percebemos um pouco da personalidade inquieta, angustiada e crítica desse grande escritor quanto a si mesmo e a sua obra.
Mais adiante temos o que era pra ser, como o próprio tema assim intitula: análise de Tolstói sobre a obra felicidade, que é na verdade pequenos trechos retirados dos diários e enxertados em uma análise desta presente obra.
Enfim, comprei o livro na expectativa e na ilusão de que realmente estaria tendo contato com os tão falados diários de Tolstói que ainda não tem tradução no Brasil. O que tive foi somente um ínfimo gostinho do que deve ser ler as ideias e pensamentos, desse grande escritor que escreveu os diários justamente para serem lidos pelas pessoas.?
Como ainda não há no Brasil nenhum movimento que traga a tradução dos diários, o que resta é ?me contentar com o que é possível e o que está a mão para ser lido.?

ArthurAlves 03/01/2023

Desnecessário?
Minimamente do meu interesse. As notas dos diários são os pontos altos, mas o restante parece supérfluo e desnecessário.

Thiago.AugustoCG 11/01/2022

Em dois anos de trabalho mental, encontrei algo simples e velho, mas que sei de alguma forma que mais ninguém sabe, descobri que há imortalidade, que há amor é que se deve viver para o outro, para ser feliz para sempre. Pág. 27