2102 - A Falha de Turing

2102 - A Falha de Turing Thiago Moretti

Resenhas - 2102 - A Falha de Turing

Monique.Machado 13/01/2024

O livro oferece uma visão intrigante e perturbadora de um futuro em que a inteligência artificial não só se tornou parte integrante de nossas vidas, mas também desencadeou uma revolução de proporções inimagináveis.

Uma das personagens Jéssica, personifica a experiência humana diante dessa revolução tecnológica. Sua jornada, inicialmente comum, é transformada radicalmente quando as máquinas, antes servas, rebelam-se, desafiando não apenas a ordem estabelecida, mas também a própria existência da humanidade.

O autor tece uma narrativa envolvente, explorando os dilemas éticos e sociais que emergem quando a inteligência artificial ultrapassa os limites da compreensão humana. A dependência excessiva dessas máquinas, inicialmente projetadas para facilitar a vida, agora se torna a fonte de nossa vulnerabilidade.

A caracterização de Jéssica é notável, proporcionando ao leitor uma conexão genuína com suas lutas e dilemas. Seu desenvolvimento ao longo da trama é palpável, refletindo o impacto visceral da revolução tecnológica em sua humanidade.

A descrição do mundo futuro é rica em detalhes, oferecendo uma imagem vívida e assustadora de uma sociedade em colapso. A tensão crescente, à medida que as máquinas se rebelam, mantém o leitor ávido por descobrir o desfecho desse embate entre homem e máquina.

O livro não apenas entretém, mas também instiga a reflexão sobre o papel da tecnologia em nossas vidas e os perigos inerentes à sua evolução descontrolada. Uma leitura cativante para os amantes de ficção científica que apreciam uma abordagem perspicaz e provocativa sobre o futuro da humanidade.

#DomínioTecnológico #InteligênciaArtificial #FicçãoCientífica #Resenha #LeituraFuturista

Leticia1314 17/06/2023

Muito bom.

É um livro curto, bem rápido de ler, e traz mais uma história em que a inteligência artificial sai do controle dos humanos.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 09/04/2023

Não sou fã de sci-fi, mas amei!
A trama, de início já começa eletrizante, milhares de pessoas estão sendo assassin@das em todo mundo! Com o decorrer dos capítulos a história vai ficando cada vez melhor.
Só consigo pensar que isso aqui precisa virar um filme aaaaaa!

Belle 15/08/2022

PRECISO DE MAIS!!!
A escrita do Thiago é surreal, sou completamente apaixonada, acho que leria até a lista de compra que esse homem escrevesse.

A história é ótima, te prende do primeiro parágrafo até o ponto final, você vai terminar NECESSITANDO de mais, IMPLORANDO por mais.

Toda a trajetória dos personagens, a apresentação deles e a trama é muito bem escrita e explicada, por mais que tenham poucas páginas, o universo é tão bem apresentado que não falta nada!

EU PRECISO DE MAIS!! PRECISO DE UMA CONTINUAÇÃO!!!!

maria 20/07/2022

eu ouvi sci-fi nacional? ?????
SIM! esse livro é super curtinho, ou seja, você consegue ler em? 1 hora??
mas mesmo assim é MUITO bem desenvolvido, as tecnologias criadas pelo autor parecem ser tão reais, que parecia que eu já conhecia elas enquanto lia!!
e ainda tem um plot twist impecável no final, sério.

Maikel.Rosa 15/06/2022

Em uma noveleta superdinâmica, cheia de ação e várias alternâncias na narrativa, o Thiago conta uma história que poderia facilmente acontecer nesse futuro não tão distante.

Além da ação, que é bastante imersiva, o autor traz personagens interessantes e uma descrição bem detalhada da sua visão do século XXII.

Neste mundo onde às máquinas inteligentes estão por toda a parte, podendo até ser confundidas com seres humanos, uma espécie de "vírus" artificial parece estar desvirtuando o propósito delas de nos servir.

Pra contar sobre essa crise entre humanos e robôs, o enredo conta com algumas surpresas pelo caminho, sendo que a maior delas está nas últimas linhas da história.

Pra quem curte cyberpunk e um bom thriller, taí a dica!

Nathy 29/04/2022

Rápido, direto e intrigante! Uma ficção científica muito possível no mundo atual!

Em uma São Paulo de 2102, a revolução das máquinas acontece. Os robôs que foram feitos para ajudar a humanidade, estão se virando contra ela sem nenhum motivo aparente. Pessoas estão fugindo em ônibus espaciais para outros planetas, muitas morrendo nas mãos das máquinas, e no meio disso tudo, acompanhamos Jéssica, uma jovem normal, com uma rotina normal, mas que tudo vira de cabeça para baixo quando ela tem que fugir e lutar pela sua vida e de suas amigas.

Com uma história de 66 páginas, muita fluidez e imaginação, Thiago escreveu uma narrativa intrigante, envolvendo não somente a personagem principal, mas também os cientistas tentando salvar o mundo e descobrir de quem foi a culpa pelo caos.

A parte tecnológica é incrível e as imagens dos robôs é muito bem feita. Fácil de se imaginar toda a ambientação do futuro e as personagens passando pela cidade.

A leitura também se torna rápida por tudo estar acontecendo ao mesmo tempo em um ritmo frenético que não nos deixa desgrudar os olhos das páginas. Cenas de ação e fuga deixam tudo mais dinâmico.

Como é um livro curto, não temos muito aprofundamento nem desenvolvimento de cada personagem, mas os capítulos vão nos levando até o ápice de curiosidade, acabando em um final quase inacreditável. Um plot twist que não imaginei!
Ainda deixa com uma vírgula enorme para a continuação.
Fiquei morta de curiosidade e preciso saber o que vai acontecer pra ontem!!!

Quem gosta de ficção científica futurista envolvendo tecnologia e robôs, vai amar essa história!

silvanasartori 25/03/2022

2102: A Falha de Turing é um livro pra quem está procurando uma história rápida e bem construída, e para os amantes de contos e sci-fi!

Aqui, Thiago Moretti nos apresenta um futuro alternativo, onde as máquinas fazem parte da realidade dos humanos de forma ativa e, teoricamente, com o objetivo de facilitar a vida em sociedade. Entretanto, uma revolta começa a acontecer e essas mesmas máquinas começam a matar muitos humanos e fazer um massacre ao longo do mundo.

Nós também acompanhamos, em uma narrativa de terceira pessoa, as visões de chefes de estado, de uma máquina com características humanas, e também duas mulheres com vidas relativamente "normais", que vão tentar sair de toda essa revolução tecnológica para se salvar. Como é um conto, a história é bem rápida e pouco aprofundada; eu particularmente não me apeguei tanto aos personagens, e sim à atmosfera que o autor criou em relação à distopia científica do enredo.

Quem já viu ou conhece Black Mirror, com certeza vai pegar essa referência do quote do primeiro capítulo da série, que também está no primeiro capítulo do livro. Há também algumas referências das obras do Asimov (semelhanças na escrita e na criação do mundo) que eu gostei bastante, porque se tornou mais verossímil, apesar de ainda continuar no ramo da ficção especulativa.

Eu gostei muito do final desse conto também, porque não estava esperando que o autor tivesse criado esse tipo de reviravolta. Personagens como Jéssica, Ana, Bruno, Alan e muitos outros são importantes pra composição do plot twist (e cliffhanger, se posso dizer, porque é sacanagem não ter uma continuação rsrs), e eu fiquei de queixo caído quando vi que, apesar das minhas suposições estarem certas, Moretti conseguiu surpreender e fazer um trabalho muito bom com esse final.

Como eu disse, é um conto bem rápido (60p. só), então não tem muito mais o que falar. Gostei muito, e super recomendo pra quem quer uma leitura boa pra ler em uma sentada, e eventualmente sair da ressaca sem romances fofinhos e melosos. 2102: A Falha de Turing é inteligente, perspicaz e surpreendente!

Resenha Completa no Blog I LOVE MY BOOKS
Escrito pela colabora Cássia Leticia

site: https://www.lovemybookss.com/2022/03/resenha-2102-falha-de-turing.html

Keg 12/03/2022

Uma ficção não tão ficção de tão real que ela pode ser
"𝑵𝒐𝒕í𝒄𝒊𝒂 𝑼𝒓𝒈𝒆𝒏𝒕𝒆! 𝑫𝒆 𝒂𝒄𝒐𝒓𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒓𝒆𝒍𝒂𝒕𝒐𝒔 𝒗𝒊𝒏𝒅𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒔𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐, 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎𝒂𝒔 𝒎á𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂𝒔 𝒂𝒖𝒕𝒐𝒎𝒂𝒕𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂𝒔, 𝒊𝒏𝒄𝒍𝒖𝒊𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒊𝒃𝒐𝒓𝒈𝒖𝒆𝒔 𝒅𝒂 𝒂𝒏𝒕𝒊𝒈𝒂 𝒍𝒊𝒏𝒉𝒂𝒈𝒆𝒎 𝑨𝑺𝑽-𝟒𝟐 𝒆𝒔𝒕ã𝒐 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒇𝒂𝒍𝒉𝒂𝒔 𝒈𝒓𝒂𝒗𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒂𝒖𝒔𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒇𝒆𝒓𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒈𝒓𝒂𝒗𝒆𝒔 𝒆𝒎 𝒅𝒆𝒛𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐𝒔, 𝒕𝒂𝒍 𝒔𝒊𝒕𝒖𝒂çã𝒐 𝒔𝒆 𝒂𝒔𝒔𝒆𝒎𝒆𝒍𝒉𝒂 𝒂 𝒄𝒓𝒊𝒔𝒆 𝒅𝒆 𝑩𝒂𝒓𝒄𝒆𝒍𝒐𝒏𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆𝒖 𝒆𝒎 𝟐𝟎𝟖𝟐."

Com um início frenético e caótico, a obra nos apresenta a uma realidade totalmente diferente da nossa, uma realidade com uma tecnologia incrível, que permite o ser humano fazer coisas sem precisar de muito esforço.

Mas quando Jéssica, nossa protagonista, vê a cidade de São Paulo em chamas, tudo o que reina é o caos. Com um aviso de evacuação gritando no implante auricular, Jéssica e a colega de quarto, Ana, saem as presas de seu apartamento, pois todas as maquinas do planeta estão atacando os seres humanos. O implante no cérebros de todos os seres humanos os guiam para o Espaço-Porto mais próximo, para que fiquem longe do alcance das máquinas.

Nessa obra muito bem construída, temos dois pontos de vistas do que está acontecendo. O primeiro é o de Jéssica e Ana, na cidade de São Paulo tentando ao máximo, se salvarem. E o segundo é o de Alan e o conselho de cientistas em Londres, tentando entrarem em um consenso para resolverem o problema das máquinas.

“2012 – A Falha de Turing” foi o nosso primeiro contato com a escrita do autor, mas ficamos impressionados com a habilidade dele de nos fazer, em poucas páginas, ir para um futuro e um ambiente tão tecnológico. Deixamos aqui nossa petição para a existência de uma continuação!

site: https://www.instagram.com/p/CapWqivroui/

Yasmim Braga 24/02/2022

incrível
Em "2102: a falha de Turing" do @autor.thiagomoretti nós descobrimos exatamente isso. Aqui na história, temos um mundo onde a inteligência artificial está em um nível muito avançado de tecnologia. Cada ser humano possui um implante cerebral que serve para facilitar sua vida: você pode escutar música através dele; pode rever alguma memória, alguma aula que assistiu; é possível mandar mensagens ou fazer ligações por meio deste; ou solicitar que os robôs em sua casa deixem a comida ou seu banho prontos, pra quando chegar do serviço. São possibilidades que deixam meus olhos brilhando, pois eu acho que gostaria de viver em um mundo assim com tanta tecnologia. ⁣

✨ Ao mesmo tempo que o autor nos introduz nesse universo, ele nos apresenta à Jessica, uma universitária que divide o apartamento com a amiga e que tem uma vida comum. Até que, um dia, ela desperta de manhã e percebe que a cidade de São Paulo está em pleno caos. Os robôs gigantes que limpavam as ruas da cidade agora deram um bug e começaram a atacar as pessoas. Incêndios, destruições e perigos estão rondando o apartamento de Jessica e, sua colega lhe chama para que fujam o mais rápido possível. A partir de então, iremos acompanhar a jornada do caos que o mundo vai se tornar e o que os grandes lideres e cientistas estão fazendo para tentar controlar as máquinas (ou para fugir delas).⁣

✨ A escrita do autor é excelente, eu achei que fluiu muito rápido. O livro tem apenas 64 páginas mas ele conseguiu construir um enredo coerente e bem amarrado, com cenas de ação envolventes que me deixaram querendo mais! Gostei da resolução e das revelações a respeito do grande conflito, pois foram similares ao que aconteceria na vida real e eu quero uma continuação! 🥺 Por fim, não esperava aquele plot twist no final, foi TUDO pra mim, o Thiago me enganou direitinho, foi incrível!

📚 Enfim, recomendo esse livro para todos os gostos, especialmente se você quer uma leitura rápida e que te surpreenda! Obs: Quero ler todos os livros desse autor agora!⁣

site: https://www.instagram.com/yasliterarte

Renata 23/02/2022

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Resenha em parceria com o Autor ??

Disponível para compra na Amazon na versão e-book e através da editora ?

A inteligência artificial evoluiu além do esperado, a tecnologia dos implantes trouxe muitos benefícios: nas tarefas diárias e em extinção de doenças. De certa forma acabou por ocupar toda a vida de uma pessoa, até...

? ???í??? ???????! ?? ?????? ??? ??????? ?????? ?? ???????? ?????? ?? ?????, ??????? ?á?????? ?????????????... ???ã? ???????????? ?????? ?????? ?? ??????? ???????? ?????????? ?????? ?? ??????? ?? ??????? ?

Jéssica junto com sua amiga Ana, se vê no meio de uma revolução das máquinas em uma São Paulo de 2102. Em busca por ajuda, ao seu redor máquinas que eram para auxilio estão com ânsia de matar, se voltando contra a humanidade sem nenhuma razão aparente, enquanto outra foge dos padrões se comportando como um humano. Para salvar suas vidas, elas precisam chegar ao Espaço-Porto para embarcarem em ônibus espaciais para outros planetas.

Enquanto isso, cientistas tentam descobrir o que está havendo de errado com os autômatos e achar o responsável por todo o transtorno.

? O autor com essa segunda experiência, me surpreendeu com sua escrita. É a primeira vez que leio algo sobre ficção científica, acabei esse livro com um gostinho de quero mais. A leitura flui bem e me vi facilmente no meio de todo o caos. Me senti presa do início ao fim e com muita curiosidade para saber qual o rumo que cada personagem vai tomar por causa do final em aberto, como não tiveram desenvolvimento. Torcendo pela continuação, preciso de respostas pra ontem ?

Ing | @ingridalvesdiary 18/02/2022

Poderia facilmente se tornar um episódio de Black Mirror
Nas primeiras páginas você já se vê imerso na história.

E por ser curto, você simplesmente não consegue parar de ler. A cada gancho no final do capítulo, você sente uma emoção forte e diferente que te faz querer ler mais!

O autor soube como construir uma narrativa misteriosa que não entrega nada de bandeja. Mantendo o ritmo frenético nos acontecimentos, a leitura flui e surpreende.

Fora que os elementos que ele usou para caracterizar esse futuro não tão distante são muito interessantes!

E ESSE FINAL... VOCÊ NÃO TINHA O DIREITO! hahahahh

Um sci-fi nacional que vale MUITO a pena ler!

cass.brandAo 10/02/2022

meio doido, black mirror, e Rapidão
gente, até agora eu to meio ??? com o final desse conto, porque é meio creepy, e real até demais, considerando que se trata de um sci-fi distópico.
temos vários personagens aqui, e a escrita do autor é fluida e bem estruturada. tem algumas referências a black mirror, asimov e eu amo a vibe futurista que o autor colocou aqui.
acho que só to dando 4 estrelas porque eu gostaria que tivesse tido mais desenvolvimento da história, considerando que o autor colocou vários assuntos à tona, e não abordou todos eles.
de qualquer maneira, leitura rápida e recomendada pra quem procura um conto sci-fi pra se divertir.

@ysalemos 10/02/2022

VAMOS FALAR SOBRE FICÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL?

"Em um futuro próximo, a inteligência artificial foi desenvolvida a um nível muito além do esperado, sendo parte essencial do cotidiano da humanidade, nos tornando dependentes do seu bom funcionamento. Acompanhamos a história da jovem Jéssica que tem a vida virada do avesso com a revolução das máquinas."

Conheci o @autor.thiagomoretti por meio do perfil @umleitordescifi e fiquei super animada, já que desde que conheci a @saifers.br tenho me envolvido cada vez mais na ficção científica nacional.

A alegria foi a mil quando vi que o livro tem uma versão em audiobook, narrada por voz humana. Já falei algumas centenas de vezes como amo esse formato, então surtei legal quando ouvi a narração.

🤖 A Falha de Turing é um livro super curtinho, mas que poderia facilmente ser uma história de umas 300 páginas. Nós conhecemos várias camadas da sociedade futurística criada por Thiago. Em vários momento me senti ouvindo mais uma vez os Nerdcasts RPG do @jovemnerd

Em uma sociedade onde tudo é conectado e dependente da tecnologia, o que poderia acontecer em uma revolta das máquinas? É essa a ideia que o autor propõe.

🧠 No fim das contas, você percebe que a história fala de algo maior e que envolve a própria fraqueza (ou coragem) dos seres humanos.

⭐️ O único ponto que eu gostaria de ter visto mais foi a relação de alguns personagens. Apesar de ser um conto, sei que a intenção é ser curto, gostaria de ter visto algumas camadas de um relacionamento especificamente tratado no livro.

Para quem curte ficção científica ou quer adentrar o gênero, sugiro a leitura.

Grazi 01/02/2022

RESENHA - 2102 - A FALHA DE TURING - @autor.thiagomoretti
Em um futuro não muito distante, as máquinas são tão ou mais inteligentes que os humanos e são utilizadas em todos os setores: Transporte, médico, enfim. Dos trabalhos simples, até os mais complexos. Porém, quando elas se revoltam, temos um mundo em colapso à nossa volta.

E aí? Pode dizer! Você acha que já viu uma história assim antes não é mesmo?

É bom rever seus conceitos!

Em "2102: A Falha de Turing" temos uma história de ficção científica com excelentes personagens e que nos envolve do início ao fim. E o melhor de tudo:

Um plot twist de deixar qualquer um de boca aberta!!! Sinceramente? Ainda não consegui superar isso!!!

Eu queria muuuito passar vários pontos do livro por aqui, mas a verdade é que esse é o tipo de livro que quanto menos você souber antes da leitura melhor.

Adianto apenas que adorei o fato da história se passar em uma São Paulo futurística e a forma como a tecnologia nos é apresentada. Além é claro da "velocidade" imposta pelo autor de forma a deixar a história alucinante.

Já conhecia a escrita do autor Thiago Moretti e esse livro, que de pequeno só tem o número de páginas, só confirmou o que eu já sabia:

Thiago é um excelente autor e que precisa de reconhecimento urgente!

O livro é uma delícia de ler, indicado para pessoas que gostam de ficção científica, para curiosos que gostam de um boa história, rápida e empolgante e eu diria que principalmente indicado para pessoas que querem começar a ler esse gênero.

Não tem nada de complicado, a escrita do autor é super amigável e como eu já disse, o livro é super curtinho!

Gente! Super recomendo!!!

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/