PRIMEIRO ELO

PRIMEIRO ELO Thiago Moretti

Resenhas - PRIMEIRO ELO

leiturasda_le 21/03/2022

Incrível
Um livro que eu estava mega ansiosa para ler e que valeu cada minuto do meu tempo de leitura.

Eu amei a narrativa, que me prendeu desde o início pois contamos com a presença de personagens incríveis e extremamente fortes, a narrativa é bem detalhada, rica em informações com muita ação e aventura e além do mais contém ficção cientifica. A história se passa no futuro, um futuro próximo na minha opinião caso levemos em consideração tudo que está acontecendo em nosso planeta.

Os escritores souberam retratar exatamente o futuro e as ações que eu vejo da nossa humanidade caso uma nova civilização surja para nos ajudar, escravizando e matando os inocentes para usufruir das riquezas de seus planetas.

Fora a narrativa o livro contém ilustrações impecáveis que demonstra exatamente aquilo que ocorreu no capítulo anterior a ilustração.

Vinicius 03/03/2022

Nem humano, nem extraterrestre, os dois!
Quando o ser humano, não contente em explorar seu próprio planeta até o fim, resolve expandir sua mania de conquista por novos mundos, encontra em histórias como em Primeiro Elo o embate entre sobrevivência e ambição pelo poder. Narrado por seres sencientes não-humanos, acompanhamos a aventura de Kyle, um mestiço humano e Yuthein, raça habitante do planeta TAO7, que se vê em meio a uma guerra velada na qual não somente os humanos são os protagonistas.

Há muitos personagens ao longo da história, cada qual com sua importância para a trama, o que pode tornar a leitura um pouco lenta, a fim de conectar tudo. No entanto, com o livro dividido em pequenos capítulos, recuperamos rapidamente alguns fatos importantes ao longo do texto. É praxe do autor, como visto em Perdidos na Escuridão, por exemplo, recuperar características dos personagens e acontecimentos relevantes enquanto novas informações são dadas. Outro atrativo são as ilustrações por Fernando Menezes que são sensacionais e dão vida às situações-chave de cada capítulo.

Para mim, o livro inicia com uma proposta audaciosa (haja vista que tratar de civilizações extraterrestres ainda é uma atividade criativa, pois ~por enquanto~ estamos sozinhos no Universo), sendo bastante instigante. Ao longo da leitura, atingi um plateau, chegando a ter quedas no ritmo. Talvez isto seja devido às muitas apresentações de personagens, locais e acontecimentos independentes entre si, o que me levou a consultar o livro e seu apêndice (falarei disto adiante) algumas vezes. Contudo, o final realmente amarra a proposta inicial e entrega um plot-twist que talvez surpreenda muita gente, nos colocando a (re)pensar nossa ideia romântica e dicotômica entre o bem e o mal.

O livro acompanha uma sessão com conteúdo extra (o apêndice) com textos importantes sobre os principais personagens e artefatos apresentados na história, bem como curiosidades sobre a própria produção da obra! Achei isto muito legal! Me remete a uma peça de teatro quando ao fim aplaudimos e interagimos com os atores, diretores, staff etc.

Aqui estamos lidando com uma obra que explora a vida fora da Terra e a interação do ser humano com esta condição que nós, enquanto humanidade, buscamos todos os dias, ainda que sem sucesso, tornar um fato! Já pensou o que faríamos caso encontrássemos vida extraterrestre? O que faríamos com eles? O que fariam conosco? Pois é isto o que este livro quer te instigar - com sucesso!

@ysalemos 02/03/2022

@livrospormay
Primeiro Elo é uma grande combinação de ficção científica com fantasia.

Achei fenomenal todo o universo criado pelo autor.

É muito interessante ver também que ele insere questões que são "normais" a realidade humano, como o fato do ser humano sempre dar um jeitinho de tirar vantagem das coisas. É aquilo "dê poder e você verá a verdadeira face de alguém".

Toda a jornada do herói de Kyle é muito bem construída.

Além disso, amei conhecer o Green. Super divertido, com certeza o personagem mais cativante da história.

Confesso que a história só não me ganhou 100% por uma questão de afinidade mesmo (parece que tô no BBB). Brincadeiras a parte, não sou da fantasia. Gostaria que o livro tivesse se mantido 100% no scifi. No entanto, isso é uma questão MINHA e de forma alguma é um erro na narrativa.

Dito isso, veja alguns motivos para ler:

1. Universo riquíssimo
2. Jornada do herói (para quem curte, vai se deliciar em acompanhar o Kyle)
3. Apesar de ser um ficção científica, as atitudes humanas condizem muito com a realidade
4. A parte gráfica do livro está LINDISSIMA! As ilustrações ajudam bastante na imersão da história

site: https://www.instagram.com/livrospormay

naestantecolorida 23/02/2022

Dádivas do novo mundo
Imagine um Programa de Inteligência Extraterrestre contribuindo para a “salvação” dos humanos, essa tecnologia como ferramenta para encontrar um planeta habitável com existência de recursos básicos, visto que os naturais foram tão explorados ao longo dos anos que ficaram cada vez mais escassos. Isso parece insano, mas ao mesmo tempo tão plausível.

Agora, imagine tal planeta sendo encontrado, esse é o planeta TAO7, a terra dos Yutheins “um lugar ideal para a vida”.

Após os Yutheins conseguirem contatar com a terra por meio dessa tecnologia “Pela primeira vez, na história, os humanos tinham certeza de que não estavam sozinhos.”

O livro Primeiro Elo é uma ficção científica do escritor @autor.thiagomoretti e se inicia com uma conversa entre Baroah e o jovem Calíope(que são de uma espécie chamada Indovinos, considerados os maiores estudiosos vivos e chamados de observadores), na qual Baroah conta sobre diversos seres vivos e espécies já existentes, assim como a história dos Humanos, Yutheins e das Dádivas.

Somos imergidos de uma forma intrínseca, por meio da narração de Baroah, na jornada do mestiço Kyle e alguns companheiros para mudar a realidade de exploração vivenciada pelos Yutheins após a dominação humana. Será que vai ser possível?

Nós nos deparamos com um universo intergaláctico fascinante, surpreendente, cheio de criaturas interessantes, mistérios, revelações, descobertas, ação, personagens fortes e sonhadores, inclusive, fêmeas.

O fato de cada capítulo ter ilustrações belíssimas deixa tudo ainda mais imersivo, porque a gente vê a nossa imaginação sobre o que acabamos de ler tomando formas.

Acredito que o livro é uma experiência incrível para os amantes da ficção científica, mas também que será um ótimo livro para os que estão adentrando ou gostariam de adentrar no gênero. No final ainda tem um “apêndice” e “extras”, ou seja, tudo para guiar o leitor no universo criado e, meus amigos, QUE UNIVERSO!