Greywaren Maggie Stiefvater

Resenhas - The Dreamer Trilogy #3

jeslendo 11/10/2022

Esse livro me assustou desde que eu soube da existência dele. Desde o momento em que comecei e então terminei o primeiro livro dessa nova aventura, dessa nova história em que personagens tão queridos e especiais são envolvidos.

Esse livro ia me assustando cada dia mais, conforme eu ia chegando até ele. Enfrentava dias e noites em meio a angústia ao perceber que, em algum momento no futuro, eu estaria lendo ele e dizendo adeus para todos esses personagens que entraram em minha vida e mudaram o meu mundo. Eu não sabia exatamente qual seria a minha reação ao ler a última linha dele. Eu sabia que iria chorar, mas quanto? Eu sabia que iria implorar por mais, mas quanto? Eu sabia que iria sofrer, mas quanto? Eu não sabia que iria amar, ou melhor, não era uma certeza. Esse livro me assustou.

Mas eu amei. Amei cada linha e cada parágrafo, cada página e cada reviravolta. Eu o li bem rápido, em um dia apenas, por mais que eu tentasse me demorar entre as páginas, entre as frases e entre todos os sentimentos. Eu o amei imediatamente e, enquanto lia, ainda sentia medo, ainda estava terrivelmente assustada, mas a dor foi diminuindo. Eu sabia que, o que quer que fosse acontecer, eu aceitaria. A autora não é uma das minhas favoritas de todo o universo se eu não pudesse confiar nela para dar um final digno para esses personagens que marcaram tanto a vida de tantas pessoas e dela mesma, inclusive, como eu sei bem.

Foi uma montanha russa de emoções, cada nova descoberta e cada nova revelação. Eu senti cada sentimento que o livro quis me transmitir e o guardei para assimilar com mais calma mais tarde, quando o medo diminuísse.

Eu ainda estou processando tudo o que acabou de acontecer. Não ia escrever uma resenha, pois senti muita coisa com esse livro que não saberia colocar em palavras, então grande parte do que eu penso sobre ele não está aqui, mas está bem guardado em um lugarzinho dentro de mim para que eu possa tirar e visitar quando quiser.

Muitas coisas aconteceram e todas superaram as minhas expectativas. Eu criei um milhão e meio de teorias e cheguei perto em algumas, mas nunca que iria me comparar com a mente gigante de Maggie Stiefvater. Ela é um gênio. Ela é brilhante. Ela é um ícone.

Eu tenho todos esses personagens guardados em minha memória e em meu coração, não poderia tirá-los nem se quisesse.

É o último livro e é a última história, mas eu sempre volto para eles no final, pois eles estão lá por mim. Eles sempre estarão lá.
Luna.Bard 22/11/2022minha estante
O gansey e a Blue aparecem nele?

jeslendo 22/11/2022minha estante
Sim.

Alex 07/10/2023minha estante
Terminei agora e você disse tudo que não consigo formular no momento. Eu tô só... Meu deus como eu não queria que acabasse, mas foi incrível do começo ao fim

Jackie! 23/11/2022

"Numquam Solus"
Maggie Stiefvater por que me maltrata?! Eu tava muito, mas muito animada com essa triologia, pois o Ronan e o Adam são os meus personagens favoritos de Garotos Corvos e a idéia de ver mais deles JUNTOS me animava demais. O que se tornou algo muito frustante, pois eles passam a maior parte da história separados e agindo como se não se importassem um com o outro. E mesmo depois das explicações para cada ação, eu já estava chateada demais e permaneci assim até terminar o livro.

Livro esse, que finaliza a jornada dos irmãos Lynch realmente juntando os pontos soltos e trazendo uma excelente conclusão. Mas que peca em demora demais para ir ao ponto e mesmo eu amando a escrita da Maggie, tem hora que os rodeios aqui ficam um pouco cansativos. E talvez seja minha culpa, por criar expectativas demais, mas eu realmente creio que o poder deles tinha o potencial de ter sido melhor explorados e os personagens mais bem aproveitados.

Assim, confesso que se não gostasse tanto dos personagens e da escrita da autora, esse livro provavelmente teria uma nota bem menor.

PS: O epílogo é o que eu gostaria de ter visto e fez cada página valer a pena.

Isabela 19/10/2022

?Post tenebras lux,? he whispered. Light follows darkness.?
Esse livro foi perfeito n tenho nada a reclamar amei garotos corvos e Ronan do começo ao fim. Amei a tribologia do sonhador, to feliz pelo final que os pps levaram e como tudo se acertou ?? vou sentir Sds deles

Marina 20/05/2023

5 estrelas só pelo epílogo ???
?There was a strange sort of magic to being a person holding another person after not being held by someone for a ling time.?

Kah 21/10/2022

Ronan Lynch was made of dreams, and this world's not for him
Meu deus eu não acredito que eu conclui essa saga que esteve na minha vida por 3 anos, é inacreditável a dor que eu sinto em dizer tchau pra esses personagens.

Esse livro foi uma montanha russa de emoções e revelações, sinceramente eu me conectei muito com o Declan nesse livro e fiquei muito feliz de entender melhor a história de como os irmãos Lynch em si surgiram.

Hennessy e Ronan serviram migalhas de amizade mas foi muito lindo mesmo, os capítulos da Carmen foram meio sofridos mas passou tão rápido..

E esse epílogo?? a Maggie trazendo o Gansey, blue, o henry!!! sério ela praticamente reuniu toda a Gangsey, só faltou o Noah mas eu tenho certezaaa que ele tava assistindo de longe e feliz por todo mundo estar junto de novo.

Ronan você será eternamente meu comfort caracther, evoluiu muito em 7 livros e se mostrou um dos personagens mais complexos e amáveis que eu já conheci, o final dele e do adam foi lindo demais eu não segurei as lágrimas mesmo, conclusão bem emocionante.

Acredito que se você não tem muito apego emocional com essa saga e esse universo o livro pode acabar sendo bem cansativo, mas eu amei cada página.

Marina.ninatalendo 24/10/2022

Eu estou destruída
Esse livro aluguel um triplex na minha cabeça e eu queria fazer uma resenha seria sobre porque com esse final eu fiquei totalmente emocionada e enfiaram meu senso crítico em um bau. Eu tenho tanto a dizer. Mas de longe um dos meus favoritos da Maggie.

metal_pinkpeach 27/10/2022

Greywaren
Eu não faço a menor ideia do que falar. Eu não sei como dizer o quanto eu amo essa saga e essa trilogia. Como tudo é melhor pelo fato de eu ter conhecido esses livros. Greywaren é uma experiência, são sentimentos, sensações. É raiva, tristeza, alegria, eu sou tão grata por ter conhecido essa saga, por ter tido oportunidade de acompanhar tudo. Meu primeiro livro que consegui ler em inglês, foi como virar bilíngue do dia pra noite, só pra poder sentir e ver meus casais favoritos, mas foi muito mais do que isso. Foi família, foi amizade, foi amor. Nenhum livro irá superar o que eu sinto pela saga dos corvos e pela trilogia do sonhador.

giulia.0 17/11/2022

Sem palavras pra essa trilogia.
Escrever essa resenha talvez seja uma das coisas mais difíceis que eu já me propus a fazer até então. Conheci essa trilogia após terminar a série dos Garotos Corvos (o final não tinha me agradado muito, lembro que esperava mais do desfecho), na época acredito que os dois primeiros volumes do spin-off já haviam sido lançados, porém nenhuma versão havia sido trazida para o Brasil. Lembro que fiquei instantaneamente intrigada com o spin-off ser sobre a família Lynch, não somente isso, mas pela habilidade surpreendente do Ronan de ser um sonhador e também pela minha curiosidade em saber onde o relacionamento dele com Adam chegaria. Depois disso, não lembro quanto tempo demorei para terminar os dois primeiros livros (lembro que o segundo eu empaquei um pouco no começo demorado), mas lembro perfeitamente de como me senti com o final do segundo livro.

Quando houve o lançamento desse terceiro volume, pela espaço de tempo entre o momento em que li Mister Impossible até Greywaren, confesso que não me recordava direito de como havia terminado e precisei caçar resenhas com spoilers pra me situar na história.

Assim como os outros livros, o começo foi devagar. Com uma carga pesada, cheia de angústia, eu senti que os primeiros capítulos foram muito tristes, devido aos acontecimentos recentes e como os personagens estavam se comportando após o desfecho de Mister Impossible. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento estava sendo trabalhado com cuidado, porque Maggie Stiefvater não escreve nada sem um propósito, então lá pela metade do livro, as coisas começaram a avançar muito e tudo começou a se conectar.

E que sensação maravilhosa essa de ser surpreendido pela genialidade dessa autora! Acho Maggie uma autora esplêndida, desde sua escrita impecável e rica de detalhes até a forma como ela consegue trazer reviravoltas que nem mesmo a pessoa mais observadora conseguiria prever (pelo menos não com facilidade). A cada capítulo a partir dos 50% de leitura, eu me surpreendia mais e mais. Eu realmente me entreguei a essa leitura e senti tantas coisas, sentimentos bons, ruins, raiva, tristeza, felicidade, alívio.

Greywaren é um livro tão incrível e que me arrebatou de uma forma que palavras não são o suficiente para descrever. Me dói me despedir dos personagens, principalmente da família Lynch (que FINALMENTE pôde ter o final feliz que tanto merecia), mas ao mesmo tempo me sinto muito agradecida pela experiência e pelos momentos que essa trilogia me trouxe.

Maggie Stiefvater, você é uma lenda.

Gabriela 04/11/2022

Greywaren
Ainda um pouco muito sentimental pra começar essa resenha, porque meu apego a essa história não cabe em palavras e terminar essa jornada ainda é um grande baque pra mim.

Como já de muito praxe, venho aqui começar essa resenha elogiando a escrita da Maggie mais uma vez.
Essa mulher faz LOUCURAS com a minha cabeça. Toda vez que eu abro um livro dela pra ler eu me sinto totalmente inserida na história, sentindo na pele o que cada um dos personagens tá passando.

A história tomou rumos que eu nunca imaginaria e de um jeito mais rápido do que eu esperava k. A Maggie tem muito de "dissecar" as coisas durante o desenvolvimento mas senti que ela não teve tempo (em termos de quantidade de página) o suficiente pra aprofundar tudo o que ela queria.
Mas, ao contrário de O Rei Corvo, não teve nenhuma ponta solta ou coisas que não foram respondidas.
Houveram tantas reviravoltas! A autora brincou muito com os sentimentos do leitor, criando um suspense ABSURDO e te fazendo acreditar tão fielmente em algumas coisas e depois mudar TUDO em alguns capítulos.

Dito isso, eu chorei MUITO nesse livro. É a conclusão de uma história, então é óbvio que envolveria muita emoção.

Mas foi muito mais emocionante do que eu esperava que fosse ser.
Contei uns 5 choros no decorrer da história, sendo o primeiro em menos de cem páginas lidas (!!).

Foi uma montanha russa de sentimentos do começo ao fim, mas uma coisa que me acompanhou durante toda a história foi aquela sensação de acolhimento. De ver os personagens (que mesmo nas situações mais irreais e mais absurdas) sentem a mesma coisa que eu no meu dia-a-dia. Sentir aquele conforto em ver que tudo acaba bem.

Eu tô realmente MUITO emocionada em terminar essa jornada, acompanhar todos esses personagens que conquistaram tanto do meu coração e me confortaram em tantos momentos.
Gostei de todos os momentos e vou pra sempre guardar essa saga e esse universo no meu coração ??.

Victoria 12/12/2022

Nunca comecei a ler um livro querendo tanto terminar ele. Agora que terminei todos posso falar com prioridade que tanto Os garotos Corvos como essa trilogia não são livros para mim.

O que me deixava um tico animada de ler ainda eram as partes do Declan e deu até certo gás de conseguir terminar mas realmente não acho que sentirei falta de nada.

allice 28/12/2022

eu sou DEVOTA (sim, essa é a palavra, devota) a escrita, criatividade e aos personagens de trc e tdt MDS NÃO SUPERO NUNCA

Cindy 23/10/2022

?Everything we see hides another thing, we always want to see what is hidden by what we see?

Esperei demais pela conclusão dessa trilogia e ainda não estou preparada p me despedir desses personagens ?

Aqui temos a conclusão e a resposta para várias perguntas.

Me desesperei em tantos momentos com os meus meninos. Aprendi aqui que as atitudes e escolhas que tomaram ao longo da trilogia não podem ser considerados boas ou ruins.
Elas afetaram muitos? Sim. Mas as coisas aconteceram como deveriam p os desenvolvimentos necessários.

Aprendi a adorar a cada Lynch e suas dores, sua jornada que levou cada um deles a se tornarem como são.

Adorei o desenvolvimento dos personagens. Como as pessoas que conheceram e os eventos que ocorreram os mudaram para melhor e fortificaram a relação desses irmãos.

Eu que acompanho a saga dos corvos ha tempos, tenho um carinho enorme por esses personagens. E sempre estarão em meu coração.

Laylla 05/01/2023

The Lynch Brothers, the brothers Lynch
sinto que acabei de passar a fase um jogo que me mudou minha perspectiva de vida.

estava com saudades e só lembrei disso quando comecei a ler e me conectar de novo com os personagens.

sinto que cresci com o ronan e os irmãos lynch, sinto que meu coração ta batendo fora do peito, grande demais pra tanto amor que tenho por eles