A Jurema

A Jurema Eduardo Soares

Resenhas - A Jurema

Samira 24/01/2024

Muito bom!!!
Nem sei por onde começar...que história....que história..lotada de detalhes, cheia de vida, de morte também é verdade também, mas nossa, me peguei por várias vezes pensando na história sem saber se era filme, novela, ai lembrava que era o livro...choreiii...

Cachamorra 15/01/2024

Quebra total de expectativa
Bom, início essa resenha dizendo que peguei o livro para ler por causa do título. O mito da Jurema é algo que atinge uma nostalgia em mim. Havia uma Jurema na rua da minha falecida avó e ela contava várias e várias vezes a mesma história para gente sobre a árvore.

Mas, aqui esse mito não passa de uma menção. A história é outra e é muito boa. Eduardo Soares usa o cangaço como pano de fundo para contar uma história sobre escolhas de vida e objetivos pessoais. Apesar da romantização sobre alguns fatores do sertão, o livro traz um ótimo enredo sobre a forma como lidamos com nossas escolhas.

Há um momento de cansaço na leitura, às vezes a narrativa é repetitiva e tem coisas que poderiam ficar nas entrelinhas. Mas, as reviravoltas são muito boas e sem forçar demais o enredo. Realmente, só não dou 5 estrelas por conta desse item.

É um bom livro. Tenho certeza que o próximo do Eduardo Soares será melhor.

WalterGoncalves 02/10/2023

O Sertanejo; Seca, Crítica Social e Romance
Desde os primeiros capítulos, fica evidente a maestria do autor ao alternar narradores, enriquecendo ainda mais a trama. O livro vai além das expectativas de uma história sobre o sertão nordestino, abordando questões difíceis de forma poética, cheia de paixão, amor, compromisso social e autenticidade.
A trama não foge de momentos mais sombrios, refletindo a dura realidade da época e do cenário em que se desenrola. A seca é um elemento marcante na história, e as consequências disso na vida das comunidades são retratadas de maneira impactante. A habilidade do autor em descrever o sertão nordestino é notável, onde se destaca tanto suas belezas naturais quanto as injustiças que permeiam a região. Meus parabéns, Eduardo Soares

Nobr3s 31/01/2022

Livro fluido, coeso escrita super gráfica. Acho que o autor soube repassar com precisão alguns aspectos do sertão nordestino, sempre exaltando as belezas e denunciando as injustiças.
O livro também possui alguns momentos mais pesados, pois na época e cenário em que se passam vários absurdos eram comuns.

A seca também é outro elemento mencionado bem como as implicações disso na vida das comunidades e além disso as fazendas mencionadas e as comunidades que circundam o local lembram uma estrutura aristocrata e até mesmo feudal o que também é objeto de crítica durante o enredo.

De maneira geral gostei bastante, o final é bem agridoce, mas o desenrolar da história e coerência do autor (principalmente em não colocar um triângulo amoroso em determinado momento do livro) me fizeram gostar bastante do todo.
Muito bom.

Gustavo 29/12/2021

Que livro!
Vi que era um dos finalistas do Prêmio Kindle de Literatura e decidi apostar. Senti que gostaria pois abordava coisas que me interessam: literatura brasileira, sertão, cangaceiros.
Logo nos primeiros capítulos percebi a genialidade do autor com a narração e principalmente na troca dos narradores (ali já tinha me ganhado). A história, no início parece ser mais um livro sobre o sertão nordestino, mas você percebe que não.
Eduardo Soares soube colocar tantas pautas difíceis, duras numa aventura com tanta poesia, vontade de viver, amor, engajamento social, verdade, laços.

Sinto-me privilegiado e honrado por ter lido esta obra. Desejo do mais profundo ser que consiga ganhar o concurso promovido pela Amazon "Prêmio Kindle de Literatura" que tem como recompensa a publicação do livro (isto mesmo, o autor é independente, nem editora tem).
Espero que outros amantes de boas histórias possam esbarrar e vivenciar esta LINDA e emocionante aventura.
É daquele livro que você pensa: "Que orgulho ter sido alfabetizado em Língua Portuguesa"
PARABÉNS, Eduardo Soares!