Água fresca para as flores

Água fresca para as flores Valérie Perrin
Valérie Perrin
Valérie Perrin

Resenhas - Água Fresca para as Flores

babisenberg 26/04/2024

Perfeito
Não tem muito como descrever esse livro. Ele nos toca de muitas maneiras. Demorei um pouco pra engatar, até achei que não iria gostar, mas depois... é uma mistura de instensidade com sensibilidade que me faltam palavras...

Amandasouzaautora 25/04/2024

Toda morte é uma tragédia
Água fresca para as flores, é um livro com textos repleto de sentimentos e poemas tocantes.
Porém achei o livro muito longo, chega a ser maçante demais.
Gostei muito do início, mas depois de 20% você fica confusa se o livro é sobre romance, ou principalmente sobre suspense, e muito dramaaaa.
No final a leitura se tornou muito, mais muito mesmo cansativa.

@bibliotecadedramas 23/04/2024

“Tudo é efêmero, Violette, estamos apenas de passagem.”
Esse foi o primeiro livro que Valérie Perrin escreveu e tenho que dizer que tenho mais uma nova escritora favorita. Eu destaquei TANTAS quotes nesse livro e fiz questão de ler bem devagar pra absorver cada capítulo dessa história.

Neste livro vamos acompanhar a doce e cativante Violette Toussaint que é a zeladora de um cemitério em uma pequena cidade da França. Violette é o exemplo de superação e força que ela mesma não consegue enxergar ter. Através da vida de Violette vamos conhecendo todas as camadas dessa história, aonde a autora mescla o luto, a morte e o morrer de uma maneira muito delicada que soa até poética. Adicionado a tudo isso, o livro também fala sobre amizade (Sasha e Cecília, que pessoas incríveis), perdas, superação, recomeços, amor e os desencontros da vida.

Valérie Perrin tem uma narrativa muito peculiar e envolvente que fala muito mais sobre sentimentos do que a história em si. Digo isso com porque semanas atrás li “Três” dela e tive essa mesma sensação. Foi uma leitura maravilhosa.

“Há algo mais forte que a morte, e isso é a presença dos ausentes na memória dos vivos.”

site: https://shejulis.com/livro-agua-fresca-para-flores/
Caco 25/04/2024minha estante
linda resenha, parabéns!
me despertou interesse num livro que pela sinopse, ao meu ver, passaria batido rs

@bibliotecadedramas 26/04/2024minha estante
Caco, obrigada! Leia esse livro pois tenho certeza que irá gostar

Leticia2189 23/04/2024

Leiam!
História lindíssima, é triste, mas não é pesada. Muito bem escrita e envolvente.
Amei essa escritor e quero ler outros livros dela. A capa é a coisa mais linda.

Rayssa600 21/04/2024

Violette, a flor mais doce do jardim.
Água Fresca Para as Flores aborda sobre solitude, perdas, sofrimento, traições, amores, desamores, superação e esperança mas escrita de forma poética, sofrida, bruta e divertida.

Acompanhar toda a superação dos diversos lutos que o livro narra, principalmente da forte, doce e incrível protagonista Violette, foi uma verdadeira aula sobre a vida e principalmente a morte.

Recomendo a leitura e a dica que dou é ler com calma, pois para alguns pode ser uma leitura cansativa. Não tenham pressa de ler essa obra de arte

leiturasda.emi 21/04/2024

La vie devant soi
Que leitura magnífica!
Eu me deliciei com cada palavra desse livro. Me deliciei com cada sentimento, nem sempre bom, fato, mas tudo ali traz uma reflexão.

Encontros. Desencontros. Traição. Luto. Amizade. Colo. Perdas...

Até nos agradecimentos essa autora me encheu os olhos.

Flor17 18/04/2024

Que livro incrível!
Conta a história de Violet, uma mulher forte e de uma doçura incrível. Ela passa por muitas coisas em sua vida. Desde um romance tóxico, até perda de pessoas queridas.
Um livro que mostra como podemos lidar com o luto. E como a vida dá voltas.
Como podemos ser resilientes e fortes diante das adversidades.
Violet nos mostra que a solidão pode virar solitude, que podemos recuperar nosso amor, inclusive o próprio, independente de quanto tempo passe. Que a dor é passageira, e que devemos viver a dor para enxergar as alegrias novamente.
Vou te guardar pra sempre no meu coração Violet! ??

Fernanda 18/04/2024

Quando peguei esse livro na estante de uma livraria senti que falava comigo. A frase da quarta capa "Os únicos fantasmas nos quais acredito são as lembranças" despertou algo dentro de mim que não sei ben dizer o que é.

Me apaixonei por essa narrativa desde a primeira página e mergulhei de maneira tão profunda nessa história que sinto que ficará comigo por muito tempo.

Doce, sutil, forte, bruta, poética, alegre, divertida, triste, sofrida, são apenas alguns adjetivos que posso dar para essa obra.

Obrigada "Água Frescas para as flores" por me fazer companhia e me lembrar, mais uma vez que temos "a vida toda pela frente"

Glaulm 17/04/2024

Água Fresca para as Flores é um livro sobre luto, sobre várias de suas formas e suas fases. É um enredo não linear, mas uma leitura muito fácil e fluída. Esse romance te faz repensar muitos aspectos da vida e dos relacionamentos em geral. Obrigada Violette pela jornada!
Naraliz 18/04/2024minha estante
Gostei da resenha! Vc poderia me dizer se esse livro tem hot? Qual a classificação indicativa dele? Ou se tem muitos gatilhos? Perdão por tantas perguntas, mas se puder ajudar pf ?

Glaulm 18/04/2024minha estante
Oi!!!! Esse livro não tem Hot, mas também não saberia te dizer a classificação indicativa, até pesquisei no site da editora, não encontrei... mas eu diria +12, tem gatilhos sim, de abandono, violência doméstica, entre outros.. mas é um livro muito sensível, sobre os nuances da vida, sobre perda e seus significados, a autora tem uma delicadeza maravilhosa

Naraliz 18/04/2024minha estante
Aahh sim, entendi, muito obrigado por me responder e pesquisar sobre! Vlw mesmo ?

_narasrocha 16/04/2024

Nota oficial: 3.75 ??
Passei algum tempo pensando sobre que nota eu daria pra esse livro porque eu realmente não tinha ideia.
Eu gostei do livro, é muito interessante e envolvente, divertido e triste, te faz sentir muitas emoções divergentes. Mas a questão é que parece que tem uns 10 livros diferentes dentro desse único livro. Conhecemos alguns personagens, conhecemos a história de muita gente, e de repente uma narrativa se sobressai sobre a protagonista, então é muita informação de uma vez só, por isso acaba ficando um pouco cansativo em muitas partes.
Acontecem algumas coisas que eu realmente não esperava ver nesse livro, que me surpreenderam demais e me fizeram ficar bem envolvida na história. Os personagens são interessantes, mas não consegui me apegar a nenhum de verdade.
Enfim, não sei exatamente como me senti com relação a essa história, eu gostei e não gostei, mas recomendo, é bem interessante e sei que pode ser favorito de muita gente.

Sandra 15/04/2024

Bom abril 2024
No começo achei que não ia gostar, quer disser fui lendo, mas não gostando.
Não sei disser porque.
Uma sensação diferente, inquietante.
Misturas de estórias, de sofrimentos, de traições, mesclando com enterros, vidas que se foram.
Mas também de superação, de esperança.
No final , silêncio, pensamentos soltos.
Enfim.
Foi uma leitura diferente, mas?.
Recomendo.

Nathani G. 15/04/2024

Violette, obrigada por compartilhar sua história
Água fresca para as flores é um dos livros mais lindos que uma pessoa pode ler em toda sua vida, possui diversas nuances, não parece ter um gênero fixo, consegue transitar do romance para o suspense para o luto, entre outros. Tudo de forma leve, sútil, como flores crescendo em um jardim.
A história de Violette não é fácil, a leitura é triste em muitos momentos, mas extremamente alegre em outros. Acompanhar toda a superação dos diversos lutos que a protagonista teve é uma verdadeira aula sobre a vida, a morte e, o mais importante, o amor.
Creio que essa deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

?Todos os dias, eu fico inebriada com a beleza do mundo. Claro, sei que existe a morte, a tristeza, o tempo ruim, o Dia de Finados, mas a vida sempre vence. Sempre existe uma manhã em que a luz está bonita, em que a grama cresce nos terrenos queimados.?

Nathani G. 18/04/2024minha estante
Claro, o livro não chega a ter hot explicitamente, mas faz menção a cenas, não sei dizer a classificação indicativa, mas eu colocaria 16 anos, por causa do teor da leitura. Acerca dos gatilhos, ele pode causar alguns relacionados ao luto, mas nada grave, creio até que ele ajudaria pessoas que estão passando por isso.

AngAlica100 14/04/2024

Água fresca para às flores
Um livro que me surpreendeu muito. Por se passar por um mundo geralmente desconhecido de uma pessoa que trabalha e mora em um cemitério. Uma história de dor, superação e amor.

Manu 14/04/2024

Misto de Emoções
Primeiramente, vamos falar sobre o fato desse livro já ter me ganhado no primeiro capítulo - eu achei genial. Eu comecei devorando o início desse livro, queria saber mais sobre Violette Toussaint e entender todo esse mistério que rondava essa personagem tão profunda. Mas foi chegando na metade do livro e parecia que eu lia, lia, lia e não saía do lugar, com histórias de outros personagens que, apesar de no início prenderem minha atenção, foram se tornando massantes e sem muita relevância para a história. Eu ficava me perguntando quando que ia "chegar nos finalmente", mas eu decidi persistir mesmo sem muita vontade - e ainda bem que eu fiz isso.
Quando chegou mais ou menos nos 75% do livro, eu não consegui parar de ler, principalmente por causa de um personagem: Philippe Toussaint. Tudo sobre ele me dava nojo e raiva, e foi o personagem com a narrativa que mais me prendeu, que mais me deu vontade de tentar entender, mas no fim a gente só percebe que ele é uma pessoa escrota (e que pode até ter algumas atitudes legais, mas isso não o torna uma boa pessoa).
No geral, eu posso dizer que foi uma leitura que eu gostei e me deixou feliz saber que Violette parou de "anotar" a vida (ou a morte) dos outros para finalmente viver a dela.

Camilla.Conti 14/04/2024

Tocante
No livro acompanhamos a vida de Violette, zeladora do cemitério de uma cidade do interior da França. Solitária, foi abandonada pelo marido, mas se contenta com o seu dia-a-dia nesse lugar.

Ao longo da história entendemos os motivos pelos quais Violette leva essa vida.

Gostei muito de ler sobre Violette, mas acho que o livro se delongou em diversos pontos e algumas vezes achei cansativo.

Recomendo demais.