Como essa calopsita veio parar no Brasil?

Como essa calopsita veio parar no Brasil? João Luiz Pedrosa

Resenhas - Como essa calopsita veio parar no Brasil?

Marina.Dantas 10/04/2024

Para além da Geografia...
Simplesmente AMEI este livro! Superou minhas expectativas, jurava que ia ser um livro mais puxado para o ensino de escola, porém, parece mais uma conversa (entre amigos) sobre variados temas importantes.

Há assuntos específicos da Geografia que o autor discorre sobre, mas de uma maneira super leve e esclarecedora. João tem o dom da escrita, amei o seu cuidado em passar o conhecimento para o leitor, trazendo inúmeras curiosidades e, principalmente, reflexões muito relevantes e atuais. Muitos dados, exemplos e alusões que prendem, de fato, a atenção de quem está lendo.

Sempre com um teor crítico, que vai muito além da Geografia. Como ele mesmo diz, é um livro que te convida a querer saber mais e mais sobre cada temática tratada! A cada capítulo lido eu aprendia algo novo, isso foi incrível demais. Senti a necessidade de comprar um post-it para ir marcando as partes que, realmente, me chamaram a atenção.

Leitura válida e essencial para qualquer pessoa que se interessa pela história brasileira e, claro, por pautas universais.
Gabriel.Ayres 10/04/2024minha estante
Massa demais! Quero ler depois ???

Dmattosss 12/03/2024

Calopsitas, biscoitos e muitas curiosidades
Nunca imaginei que um livro como esse ia me prender tanto. Mesmo que por muitas vezes a leitura tenha se tornado cansativa, longa demais em alguns assuntos e breves demais em outros, essas curiosidades foram tomando conta de mim. Já aviso que se você pretende ler ele, não se apavore, mas leia devagar. É um livro de estudo praticamente, claro, sem ser muito técnico, mas é de fato um livro de aprendizagem, então não é algo para ler em dois ou três dias. Acho que o fato de ler ele com mais calma me fez aprender e entender muito mais. É de fato um livro muito interessante, repleto de conhecimento e muitas coisas interessantes. Grifei várias curiosidades e me interessei ainda mais pelo trabalho do João!

DaviV 07/01/2024

Curiosidades
O livro é muito bem dividido com capítulos que despertaram meu interesse facilmente e com subdivisões que facilitavam ainda mais a leitura. Muitas curiosidades foram descobertas e me sinto incentivado a pesquisar ainda mais sobre alguns temas abordados.

Dani 21/11/2023

"Às pessoas que se comprometem com a educação e com a ciência no Brasil."
Mais gratificante e encantador do que ler um livro riquíssimo, é ler um livro escrito e idealizado por um grande amigo querido!
João Pedrosa é meu amigo e poder prestigia-lo como escritor/autor, além de prestigia-lo em tantas outras vertentes, é maravilhoso!
Como Essa Calopsita Veio Parar no Brasil aborda temas necessários de forma leve e de fácil entendimento, como se estivesse sentada numa mesa de bar conversando e dialogando.
Sempre maravilhoso aprender, ainda mais através das palavras de uma pessoa que amamos.

"É preciso conversar sobre a história para que ela não repita, para podermos nos conscientizar enquanto sociedade."

Vitor.Emanuell 07/11/2023

Como essa calopsita veio parar no Brasil?
Essa pergunta é respondida. Contudo, muitas outras também serão. E muitas dúvidas virão. Apesar dos erros de português nos primeiros capítulos que me incomodaram, a leitura é fluída e aborda temas interessantíssimos. A calopsita passou pelas várias vertentes da Ciência Geográfica sobrevoando e cantando o som dessa ave para o mundo!

nathalia88 21/10/2023

Resenha
Livro muito bom, informações aprensentadas de uma forma muito interessantes e atualizadas.
Consegui ler o livro bem rápido ?

Thixgu 18/07/2023

Único!!!
O sentimento que tenho finalizando esse livro é de nunca ter visto algo assim antes, um conteúdo denso com uma linguagem tão gostosa e acessível, o João joga referências de cultura pop em assuntos sérios de nossa sociedade fazendo com que o livro seja atrativo para todas as idades. Queremos mais livros seus João!!!! Principalmente se for sobre o assunto do último capítulo que claramente havia muita coisa a se dizer, merece um livro só para ele!

Fran.Bombassaro 20/06/2023

Geografia descomplicada
Esse livro faz a gente voltar pro ensino médio e eu gostaria muito que ele tivesse existido na época que eu fiz vestibular.

Alguns capítulos são bem complexos como por exemplo o do clima e tempo e outros são bens descontraídos e legais de ler como foi o caso do meu preferido que foi Sobre a África.

No final João traz um pouco da sua vivência relacionada ao racismo e nos faz perceber que esse não é um tema extinto no Brasil e no mundo.

A leitura é fluida interessante e vale a pena.

Fernandohorse 17/02/2023

João Luiz nos leva de volta para a sala de aula, voltando à conceitos básicos da geografia de uma maneira fácil e bem didática para nos trazer reflexões que são super pertinentes em problemas atuais da nossa sociedade.
Super recomendado!

safrida 14/01/2023

Ansiosa para um próximo livro
Simplesmente maravilhoso. A escrita desse livro é leve, fluída, divertida, reflexiva e enriquecedora. O João trouxe assuntos e ensinou de uma forma tão gostosa que se tornou um dos meus livros preferidos, além de aumentar a admiração que eu sinto por ele. Foram as melhores 240 páginas, cheias de conhecimentos e aprendizado.

biamendeesc 27/08/2022

Maravilhoso!
Sou suspeita para falar pq amooo geografia. O João explica os temas de forma clara, com linguagem acessível e exemplos do cotidiano. Me ajudou a relembrar assuntos importantes e refletir sobre as desigualdades, principalmente raciais, no mundo.
Acredito fielmente que a educação é o caminho para um mundo melhor e agradeço ao João, e todos os professores desse país, por compartilhar o conhecimento.

mardelivross 04/05/2022

Através de temas cotidianos o autor nos apresenta um leque de assuntos interessantes que fazem parte do nosso dia a dia e estão interligados.
Curioso, importante e igualmente divertido!

Marcos Nandi 03/04/2022

Muito além de um livro infantil!
Conheci o João no BBB 21 e gostava muito dele. Meu sobrinho ganhou o livro de aniversário, portanto, li para analisar o conteúdo.

O texto começa com questões genéricas, e vai para questões até filosóficas e que são necessárias, como gênero neutro, questões ambientais, pajuba, África etc

Em alguns momentos é bem engraçado, noutros, bem triste como quando João fala sobre a questão do lixo e sobre racismo.

Quero muito ler algum livro mais teórico do autor ou livro dedicado para adultos, o João tem tudo para ser um grande autor de livros, tal qual, Milton Santos.

As imagens são bem didáticas, mas podiam ser coloridas...único porém que achei no livro.

Ashley 27/01/2022

Em seu primeiro livro, João Luiz mostra que o caminho para o conhecimento é a curiosidade
Preciso começar essa resenha dizendo que quando recebi um direct do João Luiz pedindo meu endereço para enviar o livro eu fiquei em chok, porque acompanhei e torci muito por ele no Big Brother, e acho que ele é uma influência muito positiva para os jovens na internet. Nem preciso dizer que logo quando o livro chegou aqui em casa, eu já fui devorar as páginas e descobrir o que o João Luiz está dizendo para o mundo. Spoiler: muita coisa boa!

Passando por temas cotidianos, o autor explica – com uma didática impressionante – como a ciência e a geografia estão inseridas na nossa vida. Cada capítulo é dedicado a uma curiosidade e, junto a ela, vêm várias descobertas. Ele começa a obra trazendo o questionamento que faz o livro acontecer: “Como essa calopsita veio parar no Brasil?”. E, com isso, fala sobre biodiversidade, mata atlântica e até sobre o uso de animais a indústria da moda.

Achei o livro muito plural, porque ele consegue passar por diversas temáticas cotidianas e trazer pequenos aprofundamentos que fazem com que a gente pare a leitura toda hora para comentar com alguém coisas tipo: “você sabia que os europeus trouxeram os pombos para ‘enfeitar’ o Brasil e depois isso perdeu o controle até se tornar um problema sanitário?”. São curiosidades muito interessantes e que aguçam a mente de qualquer pessoa que ama descobrir coisas novas.

Ao longo dos capítulos, o autor fala sobre geolinguística, clima e tempo, sustentabilidade, globalização, terraplanismo, fake news, racismo e diversidade. É um livro muito diverso e completo, e que possui uma escrita muito cativante, às vezes até lúdica. Foi divertido ler João Luiz Pedrosa e, por um momento, fiquei morrendo de vontade de assistir alguma aula dele, que além de apresentador, ex-BBB e influenciador digital, é também professor de geografia. Acho que vem daí essa didática impecável. Ao longo da leitura dei muita risada das referências e me senti próxima do João, como se ele estivesse explicando tudo aquilo para mim. Acho que muitos adolescentes vão gostar de ler o livro, mas isso não significa que adultos também não possam. Muito pelo contrário: devemos ler. Finalizei a obra com uma sensação deliciosa de que aprendi muita coisa legal.

Como comunicóloga e mulher negra, fico imensamente feliz ao ter contato com uma obra como essa, pois sei que João influencia milhões de pessoas no Brasil e muitas delas são jovens e negras. Em um momento onde surgem tantos influenciadores a todo o momento, é preciso valorizar aqueles que lutam para exercer uma influência positiva e, principalmente, que defendem a educação e ciência. Ter o prefácio escrito por Fatou Ndiaye, uma adolescente negra que também influencia várias pessoas negras na internet – abordando principalmente a importância da educação –, é a prova de que João está no caminho certo: ele acredita na juventude.

Me emocionei ao final do livro, quando o autor discute racismo e traz relatos de vários momentos ao longo de sua vida em que ele foi vítima de racismo. É sempre um comentário ali e aqui, tudo de forma velada, sempre tratado como se não fosse nada demais... Mas dói e deixa marcas profundas. É muito importante que um influenciador esteja fazendo o papel de se mostrar real e vulnerável, mas ao mesmo tempo tão potente.

João Luiz é potência, e eu já estou aguardando mais um livro

site: https://www.papoafro.com.br/2022/01/resenha-joao-luiz.html