Louvor à Terra

Louvor à Terra Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Louvor à Terra

ComTruise 02/05/2023

Um detour verdolengo pela filosofia de Han
Trata-se de um diário de jardinagem e tão somente. A paixão de Han para com seu jardim não se traduz em entusiasmo a seu leitor médio, nem engendra conexões com sua obra, tampouco permite novas interconexões e florescências naturalistas... encontramos apenas plantas e interpolações insuficientes. Se seu interesse é filosofia, procure qualquer outro livro do autor.

eurenato 31/12/2023

Andar descalço em terra firme.
Este é um livro para ser lido ao ar livre, preferencialmente descalço em terra firme (nada daquele papo de grounding, apenas a simplicidade do contato com o chão). Reparar no florescer, no tempo das plantas, desapressar.
Exaurimos a Terra como exaurimos nós mesmos. A sociedade do consumo só produz esgotamento.
O esgotamento provoca por conseguinte um esvaziamento, do tempo e dos dias, da vida. A viagem ao jardim é uma estratégia de preenchimento da vida, preencher de sabores, sons, aromas e texturas é uma forma de enfrentar o esvaziamento de sentido que a sociedade contemporânea nos empurra constantemente, como que num precipício.
Se demorar pra não se consumir, silenciar para poder ouvir, respirar pra poder resistir. Não há uma fórmula do que fazer, cada um tem em si formas de encontrar sentido e preencher a vida. É uma luta constante contra a tanatopolitica e o projeto de desumanização que lançam sobre nós.
Sobre a jardinagem em si, não tenho proximidade. Vejo meu pai capinar, apontando nomes às plantas que minha miopia botânica não permite identificar. Léxico próprio este, o das flores, das árvores e arbustos. A mim parecem intransponíveis. A ele é tudo muito familiar. Encontrar o familiar no fazer distanciado da lógica do capital é de se louvar e é o que preenche a vida de sentido. É fazer porque gosta. Sempre que possível.