O Escaravelho de ouro

O Escaravelho de ouro Edgar Allan Poe

Resenhas - O Escaravelho de ouro

Ash 31/03/2022

eu queria gostar mt dele mas eu percebi que estava me esforça e não estava obtendo nenhum resultado

apesar de estar obcecada com allan poe desde o último livro q li dele, senti que essa foi uma seleção pobre de tradução leviana de seus contos (pelo menos quando comparada com o livro mencionado).

houveram poucos contos que gostei, sendo q os que não gostavam desenvolviam-se em longos parágrafos detalhados ou havia uma falta de progresso do plot até o final, isso quando não aconteciam ambos.

fiquei tentada a dar 3.5 ? por conta das anotações de minha namorada, mas nao séria justo...

Eduardo 07/09/2022

Poderia ser melhor...
Alguns contos me pareceram longos demais, ao ponto de perder o caminho do foco principal.

A tradução também não ajudou muito. Essa sensação não me ocorreu em outras obras, essa realmente reuniram as piores.

M. Lima 10/11/2023

Mais Contos de Poe
É incrível como Poe é o precussor de tantos estilos. Policial, suspense, sobrenatural. Neste volumes, diversos contos a gente pode aproveitar, porém a tradução deixa um pouco a desejar.

Clau ð» 28/08/2023

Leitura arrastada em muitos contos. Sinceramente não me agradou. Estava esperando contos assustadores e extraordinários, como a própria capa faz menção, mas na verdade só gostei de 1 ou 2.

Especie.estranha 22/01/2024

O mestre do terror
Edgar Allan Poe escreve todos seus contos de forma cativante e totalmente diferente de alguns que já vi. Sua maneira de misturar diversos temas e ainda manter sua essência em cada história é admirável.

Confesso que gostei mais de alguns contos do que de outros, mas nenhum deles é ruim.

Edgar Allan Poe é mestre na escrita! Gostei do livro.

Anezio 31/12/2023

Montanha russa
Há contos legais e alguns que pelo-amor-de-Deus viu!

O conto sobre a viajem à lua é interessante para se ver o que se acreditava científico na época, mas é um conto demasiadamente longo.

É tambem interessante ver de onde vieram muitos clichés de hoje em dia.

agxthaprs 12/03/2022

Como o próprio livro diz, Edgar Allan Poe foi um dos melhores autores do século 19. Sendo conhecido como o "pai do horror", nesse livro vemos contos com os tipos mais variados de temas, onde o suspense e o mistério predominam. Claro, há alguns contos que eu não gostei muito de ler, mas acredito que isso mude de pessoa pra pessoa (com exceção de Um Homem na Lua).

O Escaravelho de Ouro
Narrativa bem construída, curtinha e fácil de ler. Apesar de não ter um plot muito interessante, aborda técnicas de criptografia utilizadas na época, o que eu creio ser o motivo de ser um dos contos mais famosos de Poe.

O Barril de Amontillado
Este conto não me interessou muito, por conta da narrativa bastante previsível e algumas pontas soltas que eu não entendi, mas provavelmente por causa da tradução feita pela editora do livro.

Tu És o Homem
Sensacional! Apresentando um conto policial muito bem escrito, Poe conta sobre um homem que foi assassinado em cima de seu cavalo, que retorna à sua cidade de origem com um buraco de bala no peito. Isto leva os moradores da cidade a investigarem o crime, descobrir o assassino e o motivo.

O Enterro Prematuro
O conto começa com vários relatos, e explorando o horror, a narrativa fala sobre um homem que sofre de catalepsia e de tafofobia. Achei muito interessante o conto por inteiro, tanto a parte que são contadas histórias de pessoas que foram enterradas vivas, tanto a narrativa do homem com medo de sofrer do mesmo destino.

Hop-Frog
Este, sendo mais um conto fácil e curtinho de ler (como a maioria neste livro), apresenta uma situação que se passa em um castelo, entre o rei e seus bobos da corte. Plot previsível porém bem legal de ler.

William Wilson
Eu particularmente gostei mais ou menos desse conto. Com muita enrolação e linguagem difícil, chega a ser cansativo continuar lendo as poucas páginas desta história. O plot em si só se desenvolve no final, mas quando isso finalmente acontece, se torna algo interessante de ler.

O Sistema do Doutor Breu e do Professor Pena
Este conto foi um dos melhores do livro para mim. Com um ar cômico quase imperceptível, tirou toda a ressaca literária que eu estava por ler William Wilson. A narrativa se passa em um manicômio, e tem um belo plot twist nas páginas finais. Muito gostoso de ler.

O Demônio da Perversidade
Começando com uma narrativa mais técnica, este conto explora a pseudociência e os impulsos do ser humano. "Agimos pela simples razão de que não deveríamos agir" é o tema principal dessa história. Eu gostei muito de lê-lo e achei extremamente interessante a parte final do conto.

Revelação Magnética
Também começando com uma linguagem técnica, os temas principais aqui são a hipnose e a religião. Como eu particularmente gosto de ler sobre hipnose, gostei da primeira parte, porém quando tudo se torna sobre Deus e a nossa "Criação", o conto deixa de ser interessante e se torna um pouco chato.

Um Homem na Lua
Esse conto é insuportavelmente chato de ler. Sendo o maior conto do livro inteiro, com 33 páginas, conta a história de um homem que tenta chegar a lua de balão. O que inicialmente parece ser um plot interessante, se torna cansativo e extremamente repetitivo dentro de poucas páginas de leitura. Definitivamente uma perda de tempo e um conto que eu não recomendaria a ninguém, pois acho impossível alguém gostar.

O Caixão Quadrangular
Para fechar com chave de ouro, mais um conto com um suspense interessante e curtinho de ler. Explora o mistério de um homem que levou um caixão para seus aposentos em uma viagem de navio, e que toda noite, produzia barulhos estranhos em seu quarto.

Wieser 02/05/2022

Meio decepcionante
Tenho de admitir que criei uma expectativa alta em torno desse livro, pois me interessei recentemente por Poe. Porém a leitura simplesmente não fluiu.

Alguns dos contos são extremamente maçantes, tanto que levei semanas para terminar. Poucos são os contos que eu efetivamente gostei de ler.

Espero sinceramente que nem todos os livros dele sejam assim e que esse tenha sido só uma excessão fruto de uma tradução (¿exagerada?). Enfim, embora tenha sido uma experiência não muito agradável, pois ao chegar no meio do livro comecei a lê-lo mais por obrigação, darei mais uma chance às obras de Poe pois quero verdadeiramente apreciar sua escrita.

Grazielly 17/01/2023

meio bleh
pra ser sincera, não gostei muitos dos contos nesta edição. eles me pareceram mais técnicos e menos dramáticos (já que eu, pessoalmente, espero mais drama). mas alguns salvaram sendo mais dramáticos sim. razoável mesmo.

Bárbara 04/12/2023

Pode parecer que eu dou 4 estrelas pra tudo mas tem sempre um motivo, enfim, eu demorei pra terminar ess e livro porque como é um livro de contos cada um deles é diferente um do outro tendo uns que eu gostei bastante (tipo o do professor e os últimos 2), uns que eu não entendi nada (tipo o do menino que tinha um menino que era igual a ele e o anterior ao do balão) e uns que eu simplesmente não gostei (como o principal do livro, o escaravelho de ouro)
O fato de eu realmente não ter gostado do primeiro (que é o nome do livro então eu imaginei que iria gostar) atrapalhou muito a minha leitura porque me fez ficar bastante decepcionada e perder a vontade de ler mas dps que isso passou eu consegui terminar com relativa facilidade

laura 20/02/2023

Tem ótimos e tem uns n tão bons
Vou classificar os melhores contos (na minha humilde opinião)

1° O enterro prematuro, li esse conto prendendo a respiração, edgar descreve os detalhes mais ínfimos da sensação de ser enterrado vivo e ainda temos uma mini lição no final.

2° O demônio da perversidade, boa parte do conto fala sobre os desejos de causar a morte (que porventura temos).

3° O sistema do doutor breu e professor pena, o plot do título é lindo, o conto é narrado por um cara q foi a um manicômio.

4° Hop- frog, simples, vou contar a história para os meu filhos

Achei q a tradução não é das melhores, entretanto, tem bons contos

Mandy.Guiraldi 19/03/2023

Clássicos de Poe
Acredito que este seja o terceiro livro de contos que leio do Poe. Dessa vez, 2 contos me deixaram tediosa; o restante foi facilmente devorado. Poe tem uma escrita linda que eu serei eternamente apaixonada

Thais645 10/04/2023

Excelente coletânea
Muito boa coletânea, com contos menos famoso de Poe (com exceção do Barril de Amontilado). A história de um homem na lua é muito interessante, e imagino se não terá inspirado o livro de Jules Verne, Da Terra à Lua.

Francieli.Triches 20/07/2023

Temas polêmicos
Sobre esta leitura digo apenas que são contos sobre temas polêmicos e delicados, como loucura, morte, bulling, viagem a lua, naufrágio, e existência de Deus.
De leitura fácil e tranquila, mas que seria bem bom ter mais de 14 anos pra ler numa boa e entender a complexidade do tema presente no conto.