Nona the Ninth

Nona the Ninth Tamsyn Muir

Resenhas - Nona the Ninth

lalay 11/04/2024

You can't take loved away
Oficialmente o melhor dos 3 em termo de ritmo.

sofri horrores pra terminar Gideon mas deixei passar porque era um primeiro livro e porque é complicado mesmo com fantasia, eu tava muito tempo sem ler também, relevo.

aí sofri tudo de novo em Harrow porque eu AMEI a Gideon e o fato de ela não ser mais a protagonista me pegou forte, especialmente pq a Harrow passou o livro inteiro dissosciando, mas relevei de novo porque gostei muito da estética e decidi botar fé.

Nona simplesmente não tem nem Harrow nem Gideon e apesar de isso me causar arritmia (PARA de tirar minhas protagonistas de mim que INFERNO) o ritmo foi muito bom!! em momento nenhum eu soube o que ia rolar a seguir mas a Nona tava meio 🤬 #$%!& pras coisas mesmo e a vidinha dela é muito fofa. a rotina, a familiazinha dela, poxa eu amei muito

muitas respostas nos capítulos sobre o John e a ressurreição, ficava tentada a pular as partes da Nona pra poder ler os dele, tava muito curiosa. esclareceu partes, mas levantou várias questões diferentes também, além de que algumas coisas continuam mistério, mas óbvio que tinha que ser assim até pra guardar plot pra Alecto.

inclusive acho que se eu relesse tanto Gideon quanto Harrow agora ia achar eles infinitamente melhores com as informações que a gente tem esclarecendo...

todos os personagens seguem incríveis, a vibe irretocável como sempre, senti muita falta mesmo da Gideon e da Harrow porque a relação delas meio que faz esses livros serem eventos sabe, são bons por si só, mas quando coloca a relação delas na frente vira uma outra coisa completamente.

não sei como vou aguentar esperar Alecto.

Anna3188 01/04/2024

Gideon nav sofreu mais que jesus cristo
Não vou me demorar mt mais pqp q livro bom assim como os outros dois tô mt empolgada pra alecto, a tamsyn muir e uma ótima escritora e são livros q vc tem q ler duas vezes e procurar os detalhes q passaram despercebidos na primeira vez, muito legal mt bem feito todo personagem tem muita profundidade e ai eh outro tipo de experiência

pescemariana 17/03/2024

3 livros depois ainda essa confusão toda
Eu gostei muito do começo desse livro, como todos os outros eu tive momentos de muito interesse. O problema é que desde Harrow the ninth nos últimos capítulos tudo vira uma confusão absurda. Eu acho que por ser o terceiro livro já devia estar num ponto de explicar mais do que deixar pontos soltos. Enfim, meu único problema é o final. Agora vou ter que esperar sair o último pra formar minha opinião geral sobre a série.

Airam.Etur 11/02/2024

I'm still love you
?I won?t love him. I won?t love C-, or P-, or H-, or even N-. I won?t love anything ? I won?t know how.

Desde o inicio desse livro a Tamsyr sempre conseguiu me vender um mundo que eu não conhecia e não sabia sobre, nesse terceiro livro já abraçando a expectativa do desconhecido eu não esperava ser tocado emocionalmente tão cedo e tão forte. O cuidado que personagens ja acertados tem com a nossa protagonista nos faz criar um laço de cuidado com a nona também, a dinâmica das crianças, as interações dos adultos, as contruções dos passos do john a complexidade da morte o medo e a despersonalização, tudo me fez amar cada segundo desse livro e sentir o final dele tanto que me fez esperar pra conseguir escrever isso aqui. Espero meu anjo em alecto de alguma forma.

Barbara487 12/11/2023

Nona loves you. And you will love Nona
Gostaria de dizer que Tamsyn Muyr continua aqui com a fórmula: deixe seus leitores mais perdidos que cego em tiroteio.
Mas é incrível o potencial de releitura que todos esses livros tem. Ela da pistas do que realmente ta acontecendo muitas vezes. Enquanto não sabemos, até da pra ter conjecturas, e quando finalmente descobrimos! Ahhhh tudo sempre esteve ali. É incrível.
Chorei muito com esse. Nona é tudo pra mim e na iminência de perdê-la, mesmo ganhando de volta outra personagem, me vi de luto.
Obrigada tamsyn muyr eu amo todos os seus personagens

Mia 22/05/2023

Ah?
No início não entendi muito, e no fim parecia que estava no início!
Não sei se eu perdi algo na tradução, visto que ?deito no inglês? oporem consegui pegar a ideia principal?
O que ficou mais confuso foram os capítulos narrados pelo John.
Me diverti muito com a inocência do personagem Nona?

No aguado do próximo livro e das versões traduzidas pela editora Alta?

Duda 26/04/2023

Livro incrível!
A autora tem muita habilidade em mudar os parâmetros da narrativa e tudo fazer sentido no final. Eu, particularmente, amo ir descobrindo aos poucos o que tá acontecendo e fico muito animada com a leitura.

A história é bem desenvolvida e as personagens são cativantes. Segue sendo uma série ótima e bem construída, tenho certeza que o próximo volume continuará no mesmo nível.

fabiana420 23/02/2023

Vou copiar aqui o que eu escrevi no meu twitter quando acabei de ler Nona, minha reação autêntica e meio eufórica:
Esse é o livro mais eclético que eu ja li, mas que ao mesmo tempo consegue ser super gratificante. É hilário pra 🤬 #$%!& e me faz querer gritar - de um jeito muito bom, aliás!! Não tem meio-termo!!

júlia 22/02/2023

Uau
Terminei de ler um tempo atrás e só consigo pensar que é LITERALMENTE uma fanfic da biblia no melhor sentido possível

dito isso a minha conexão preferida deus - pai da gideon - gideon - morreu e foi ressuscitada - gideon - lésbica - literalmente the lesbian jesus

acho que nona the ninth foi meu preferido, a família nona, camilla, pyrrha e palamedes me conquistou TANTO, amo tanto eles

a parte em que "how meat eats meat" UAU simplesmente UAU sem palavras

tô TAO ansiosa pra alecto the ninth

barbaramr7 15/11/2022

existe uma certa magia em autores que sabem colocar o enredo nas entrelinhas do ponto de vista inocente de uma criança

Andre.Pithon 22/09/2022

Bingo de Fantasia e Sci/Fi do /RFantasy
3.3: Publicado em 2022

Tamsyn Muir pertence a uma cultura nova, uma cultura online, carregada do estilo de fanfic com infinitos personagens, plots desnecessariamente complexos, almas trocando de corpos, uma habilidade única de ser estranha, hilária, absolutamente inconsistente em tom, mas positivamente inconsistente. É tudo que torna o estilo complicado das fanfics mais pretensiosas fascinante, e elevado ao cubo.

Eu acho que é minha série preferida. Talvez gaste alguns dias ruminando nisso (Há um trecho envolvendo vacas maravilhosamente hilário e horrendo), mas tenho quase certeza da resposta.

Mais uma vez, Muir nos joga em um cenário novo, com um protagonista nova, e o leitor que lute para entender o que está acontecendo. É mais fácil de pegar do que Harrow em sua obscena segunda pessoa brilhante, mas ainda não é óbvio. E diferente do humor tosco e agressivo de Gideon, e da melancolia constante de Harrow, Nona é praticamente uma criança, vendo o mundo através de olhos recém nascidos, trazendo um humor mais inocente, uma certa fofura, dando um ar muito mais leve para o começo do livro, até tudo claramente começar a colapsar.

Nona não avança tanto assim o plot. Planejado como apenas o primeiro terço de Alecto (quarto e último livro), Nona foi dividido, expandido, e transformado em um novela. Mas ainda possui acontecimentos espetaculares, revelações fascinantes (Como a backstory de John, Deus do universo, todos nomes dos capítulos se conectando com passagens bíblicas), passagens para rir audivelmente. No fim, funciona sozinho como uma novela. Não alcança a mesma glória de Harrow, mas chega perto o suficiente.

O retorno de personagens conhecidos é obviamente bem vindo, e quando Ianthe dá as caras me alegrei absolutamente, adoro pessoas péssimas, e ela é sem dúvida minha pessoa péssima preferida em toda essa série.

Neste ponto, eu confio plenamente em Muir e em seus planos. Seu humor é um que alinha-se perfeitamente com o meu, a irreverência misturada com a tragédia foi sempre o tom que eu busquei durante minha abandonada era de fanfics, e isso é abraçado e canonizado aqui. Muir representa uma nova geração, educada pela internet, o que 99.9% das vezes resulta em desastre. E, raramente, resulta em algo como The Locked Tomb.

E, pra quem tiver atento, ela esconde um ou outro meme bem camuflado no meio do diálogo.
Como não amar?

É uma obra para rir, para teorizar e lutar para entender que absurdo está acontecendo, para se deixar apaixonar por um elenco desnecessariamente grande, que as vezes a mesma pessoa são três pessoas, e em outras uma meia dúzia de consciências dividem o mesmo corpo. Subir na montanha russa, e aproveitar a jornada. A mais deliciosa insanidade.

Por favor leiam Gideon para eu poder balbuciar sobre essa perfeição com alguém.

GarotaQueer 19/09/2022

Yes, I Love Nona.
Li o primeiro livro em português e dei cinco estrelas. Li o segundo em inglês, foi bem confuso pra mim, eu confesso, mais do que deveria kk mas mesmo assim dei cinco estrelas pq achei genial o q a Tamsyn fez alí... Mais sinto que o fato de ler nona, the ninth em um idioma que eu não tenho muita dominância sobre, afetou um pouco a minha experiência, e que eu com certeza teria amado ntn muito mais. Mas sinto que irei mudar pra cinco estrelas, logo, logo. Em fim, quem gostou de gth e htn vai tranquilo que vc vai gostar tb de ntn.
Ana 11/01/2023minha estante
Esse é tipo de livro que você não entende nada, mas é tão bom q vc n se importa e tbm está tudo bem, pois os personagens também não.
Ele tem cenas maravilhosas, engraçadas, fofas e de partir coração. Também tem umas que você fica mais perdido do que cego em tiroteio em relação a certos diálogos, tem relações muito bem construídas e ao longo da leitura inteira você quer mais.
Não vou mentir, é um livro bem diferente, especialmente em relação a escrita, mas falando sério depois dos dois livros que precedem ele? Não tem como esperar o contrário.
Outra coisa, uma descrição para os personagens: incríveis. Cada um é diferente do outro e bem escrito.

Agora em relação a história, toda vez que uma personagem ruiva aparecia, eu faltava gritar GIDEON. A Nona foi uma surpresa tão boa e confusa, e a família que foi formada foi tão fofinha, foi ótimo ver outros lados das personagens e o retorno de algumas também.

GarotaQueer 11/01/2023minha estante
? The locked tomb é composto por livros que nunca falham em surpreender o leitor. Vc sente um misto de emoções ao decorrer da leitura, mas pra mim a primeira ao iniciar de cada livro é a confusão kk. Alecto vem aí, acho que esse ano ainda, e mau posso esperar pra vê oq a Tamsyn vai nos traer dessa vez.