Quincas Borba Anotado

Quincas Borba Anotado Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba Anotado (Hiperliteratura #5)

Elaine.Magalhaes 19/10/2023

Fantástico Machado!
Primeiro que essa edição da Oblip Livros está um espetáculo de linda em todos os aspectos e sentidos pois vem recheada de detalhes, curiosidades sobre a obra e muito mais. Quem não leu, por favor leia pois recomendo de olhos fechados. Machado de Assis é um autor para ser lido e relido diversas vezes. E isso não apenas porque suas histórias são atemporais e nunca ficam cansativas, mas porque ele possui o poder de nos fazer relacionar fatos completamente distantes às nossas próprias vivências. Com Quincas Borba não é diferente pois a obra nos faz mergulhar no conceito de só mais forte sobrevive. "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas?. O sentido desta expressão é sintetizado na trama do romance, em que Machado de Assis apresenta um quadro da vida na cidade moderna com suas possibilidades e armadilhas. A vida é assim cheia de possibilidades e armadilhas onde muitas das vezes os mais fortes sobrevivem e os mais fracos sucumbem na morte muitas das vezes provocada e causada pela ganância de alguns.
Leitura agradável! Edição belíssima.
Leiam e releiam quantas vezes puderem.
Sou suspeita pra falar porque sou apaixonada por Machado de Assis.

Adri Crivelaro 24/09/2022

Quincas Borba narra a história do Rubião, homem simples que herdou a fortuna do amigo Quincas Borba. Rubião saí do interior de MG e vai viver na Corte, rodeado por falsos amigos que se aproveitam da sua simplicidade e amizade.
Machado é sempre uma delícia de ler, mas essas edições com notas explicativas deixam a leitura mais completa. Recomendo muito!