Notes on an Execution

Notes on an Execution Danya Kukafka

Resenhas - Notes on an Execution

Flavia 03/07/2023

Desapontada
Vi que esse livro foi eleito por varias booktubers gringas que acompanho como um dos melhores de 2022. a premissa me atraiu e então comecei a ler. desperdício total do meu tempo... não é HORRÍVEL mas absolutamente nada acontece kkkkk como conseguiram deixar um livro tão chato com uma premissa tão boa dessa... acontece

Carol.Scagliusi 24/08/2022

Notes on an execution
"Notes on an execution" da @danyakukafka é um livro de ficção que conta a história de Ansel, um assassino que está no corredor da morte a poucas horas de sua execução.

O livro é narrado entre capítulos com a contagem regressiva para a execução e capítulos com a história da vida de Ansel, contados de diferentes pontos de vista (mãe Lavander, cunhada Hazel e a detetive Saffy).

Os capítulos da contagem regressiva, são narrados em 2ª pessoa, fazendo o leitor se sentir na pele do assassino, vivendo toda a agonia de ver as horas passando e a morte chegando. Foi uma sensação muito estranha, muito diferente do que estou acostumada a ler, mas gostei bastante!

Aborda também a temática dos serial Killers serem "exaltados", sem levar em conta as vítimas e sim o que o levou até esse momento e a questão da pena de morte, o quando esse castigo é apropriado.

Outro ponto que gostei, foi que aborda a questão das escolhas, "e se". Quem nunca parou para pensar se tivesse tomado outra decisão em algum momento da vida?

Quanto ao inglês, não tive problema de compreensão, porém o audiobook tem algumas divergências do livro. Nada que mude o contexto, mas algumas frases que não são narradas, estações do ano trocadas e etc. Mesmo assim, muito bem narrado e gostoso de ouvir!

Achei a escrita muito envolvente, a história forte e cheia de pontos importantes.

Muito bom!
Kari 25/02/2023minha estante
esse tipo de inglês vc acha tranquilo pra algúem com inglês básico?

Melissa Meira 15/03/2023

Desconstrução do Serial Killer
Esse livro é muito bom do começo ao fim. E a maior pegada dele é mostrar que o romantismo agregado aos psicopatas e seriais killers é errado e exagerado. Que muitas vezes o criminoso é tido como celebridade enquanto suas vítimas são consideradas apenas como vítimas, tendo suas historias ofuscadas pelo acontecido.

A autora trás esse questionamento (e crítica) quando escreve sobre um homem que é assassino, mas que não é nada além de um ser humano comum. Não há glamour nem inteligência acima da média, há apenas um criminoso respondendo pelos próprios atos.

Além disso, o livro mostra muitas outras personagens em diferentes posições. Detetive, esposa, mãe etc, e cada uma tem sua história e visão em relação ao Ansel. Todas são dolorosas, mas cada um trás algo de diferente e de bonito que vale a pena ser lido.

Nancy 11/07/2022

Diferente, porém nada extraordinário
A ideia do livro é diferente das demais histórias que você encontra hoje no mercado literário e isso é algo que deve ser reconhecido. Todavia, essa nem é a maior conquista de Danya Kukafka, afinal, escrever um livro sobre um serial killer pode ser um pouco mais desafiador do que parece - e eu percebi isso enquanto lia.
É inegável que diversos filmes, livros, podcasts, documentários etc, quando decidem narrar a vida de alguém que ficou conhecido por uma série de crimes - em especial, serial killers - é muito fácil cair na armadilha de romantizar a personalidade. Verdade seja dita, estamos em 2022 e ainda vemos filmes que demonstram o Ted Bundy como um garanhão, charmoso e que foi incriminado por uma série de assassinatos. No livro, a autora apresenta três narradoras femininas (além do personagem principal) para relatar alguns momentos da vida de Ansel e, durante muitas vezes, eu me perguntei o por quê Kukafka haver optado por não narrar o ponto de vista da Jennie, já que ela é uma personagem essencial para a história e, lá pela metade, eu me toquei: foi o cuidado da autora de não romantizar Ansel e, assim, tornar o serial killer uma pessoa que o leitor pode acabar gostando. Pelo o contrário, sempre que alguma das personagens narradoras começava a desenvolver sentimentos por Ansel, até o final do capítulo, você já tinha alguma razão para não gostar mais dele. Portanto, pontos para o livro.
No mais, acredito que não foi tão revolucionário assim. Quando eu terminei, já sabia que seria mais um desses livros que em 2 anos eu já não lembraria tanto da história, mas, durante a leitura, foi interessante.
Só teve uma única questão que me incomodou um pouco, que foi o fato que parecia que a autora queria fazer uma crítica a todas as mídias criadas para contar histórias de true crime e o tanto que as pessoas são fascinadas por isso. Acho que sim, quando você é um criador de conteúdo focado nisso, você tem que ter um pouco mais de tato em relação aos demais (eu mesma acho ridículo quando fazem vídeos como "contando a história de Charles Manson enquanto comemos macarrão", chega a ser insensível com todas as vítimas). Mas a autora está, justamente, fazendo um livro sobre um serial killer - ela está lucrando com algo que ela mesma está criticando. Acho as críticas válidas, mas não quando acaba recaindo a algo que você mesmo está fazendo, porque ai se torna pura hipocrisia.
No final, dou três estrelas. É um livro bom, não considero uma perda de tempo, mas também não é um livro que vou lembrar para o resto da minha vida.

Mary @maryreadit 26/11/2022

a frase final me pegou muito e me fez refletir muito sobre a leitura como um todo.
um livro importantíssimo nessa era de glamorização e romantização de assassinos em série, mostrando que as histórias devem sim ser contadas, mas com foco nas vítimas e seus entes queridos, na falta que elas vão fazer no mundo, e mostrar que nada justifica o que foi feito com elas.

Mariottoni 31/01/2023

Já fui c expectativa pq vi mt gnt falando bem, mas nn esperava q fosse tão bom assim. Tds os pontos de vista e questionamentos q o livro trás foram simplesmente incríveis, e uma coisa q nn esperava era as questões q a autora levantou sobre a pena de morte, coisa q gostei dmssss

Amanda 18/05/2023

Imagina colocar num liquidificador The Sun Down Motel, O Último Dia de Um Condenado e o episódio "The Box" de Brooklyn 99. Esse livro é mais ou menos isso, mas mais tenso.
É muito interessante, gostei das diferentes perspectivas

Bru 02/11/2023

"No one is all bad. No one is all good. We live as equals in the murky gray between."
A premissa desse livro é fascinante, e a autora consegue a executar muito bem. É uma experiência única acompanhar a vida de um assassino a partir das histórias das mulheres que, de certa forma, o moldaram, o afetaram, e por ele foram afetadas. É um livro que fala muito sobre a experiência de ser mulher, sobre as consequências das nossas ações, sobre as inúmeras conexões e escolhas que tomamos e que afetam nossas vidas diariamente. Tirei uma estrela só porque senti que o livro se enrolou um pouco no final, mas no geral é uma leitura muito boa!