Quem traiu Anne Frank? Anne Frank
Rosemary Sullivan

Resenhas - Quem traiu Anne Frank?

Alice126 11/03/2024

É pra ser sincera? Não gostei, e pra ser bem mais sincera ainda, parece um croaca de galinha, não é bom não, eles ficam voltando toda hora no passado e em momentos diferentes e você acaba se perdendo e não sabe onde tá, isso realmente é ruim. ?

z..... 24/02/2024

Destaque para a primeira parte, complementar ao "Diário", mostrando o contexto histórico, relato minucioso da invasão e prisão das famílias no anexo, destino final e considerações importantes, como razões dessa história não poder ser esquecida, correlacionada à aprendizagens, frente possibilidade de repetições de pensamentos e posicionamentos viscerais. O texto é objetivo e emocionante.
A segunda parte é de investigação especulativa, mesmo no nome conclusivo como delator do anexo. A narrariva é longa e as percepções mais importante são as circunstâncias impostas pelo nazismo, que não tem nada de subjetivo como o responsável determinante e condicionante às visões desumanizadas em todos os desdobramentos, de muitas maneiras, incluindo as delações.
Entre as informações e reflexões curiosas, o parecer de que Otton Frank provavelmente sabia quem delatou, mas não revelou publicamente (por razões evidenciadas na leitura); e que existiram alterações editoriais no "Diário", atenuando ou acentuando certas partes, essencialmente por questões de circulação da publicação, como na Alemanha (que não deveria ser massacrada, apenas o nazismo). É percepção que também imaginava quando li o "Diário", ressaltando-se, porém, que não foram grandes intervenções, nem que tenham alterado a essência do livro.
O formalismo investigativo tende a ser cansativo, mas valeu e curti a leitura.

Daiana.Rozestolato 01/01/2024

Um livro com muitos detalhes que confesso que não li em outros da mesma temática, porém achei muito longo e cansativo.
Só quem realmente gosta da temática e é fã da Anne Frank e sua família consegue seguir firme.
Gostei de saber como seguiu a vida das pessoas envolvidas no livro.
Mas esperava um desfecho conclusivo do caso.

Renata 27/11/2023

Quem traiu Anne Frank?
Uns anos atrás li o diário de Anne Frank e mexeu muito comigo a história dela. Quando esse livro foi lançado, fiquei ansiosa pra descobrir quem tinha denunciado a família Frank.

A maior parte do livro é sobre a investigação, acredito que poderia ter resumido um pouco mais, acaba tornando a leitura cansativa.

Leeon 28/09/2023

Eterna Anne
Como é louco quando você (em tese), entende os lados da história. Não tem ficar do lado X e lado Y, estamos do lado da vida.

Os culpados são os assassinos e os nazistas. Fiquei um pouco perdido por ter MUITOS nomes difíceis de gravar, mas da pra entender pra onde a história tá sendo levada. Não minto que, cansava quando tinha um suspeito e no fim do capítulo deixava claro que não era ele? tirando isso, um ótimo livro.

juujsto 17/09/2023

Mais detalhes sobre o Holocausto em si do que a investigação, porém tem uma boa conclusão
Me apaixonei pelo Diário de Anne Frank, então não pude deixar de ler esse livro, pois ele promete resolver a maior das dúvidas dos fãs do diário: Quem traiu Anne Frank?
Pensei que fosse ser uma leitura chata, com vários dados e pesquisas entendiantes, mas foi muito pelo contrário, me cativou, já que traz detalhes sobre a guerra, algo que me interessa bastante. O tempo todo imaginei como se estivesse vendo um documentário. São muitas páginas para chegar até a resposta, fazendo com que a gente vá cansando ao longo do livro. A autora poderia ter cortado mais coisas, para deixar a leitura mais direta, sem ter que ficar dando voltas muito longas em suspeitos que não agregam nada, pois acabou estragando um pouco minha experiência: no finalzinho do livro eu demorei pra ler, e isso fez com que eu fosse esquecendo as informações, e era a parte mais crucial, então não tive aquela "satisfação" de ter descoberto a resposta.
No geral, é um bom livro para quem gosta do assunto, traz muitas informações interessantes sobre o Holocausto, faz um bom estudo disso, porém se queres ler só por conta da resposta, saiba que é um longo caminho até lá.

eduardadsmoraes 08/09/2023

Anne Frank mudou minha vida.
Fui uma pré-adolescente que tive a grande oportunidade de ler Anna Frank aos 13 anos . Anne mudou minha percepção de ver o mundo e do que eu queria para mim como pessoa.
O livro é bem explicativo, pode ser lido até por alguém que não conhece a fundo/ ou não conhece, a história de Anne Frank. O livro possui imagens e vários detalhes preciosos sobre a história da Anne Frank. Uma leitura indispensável para quem gosta de Anne frank e de estudar a Segunda Guerra Mundial.

Emy 30/06/2023

Muito bom! O livro trouxe muitos fatos que eu desconhecia, livro totalmente necessário!
Só achei que teve alguns capítulos com informações irrelevantes que não iam agregar em nada para a investigação, o que acabou fazendo eu ler arrastado algumas vezes.

Patricia1194 15/06/2023

Otto
Ler esse livro sobre a investigação arquivada de quem denunciou a família Frank é... Não encontro a palavra!!!
Eles ficam dois anos escondidos no anexo e um ano antes de terminar essa perseguição injusta, irracional de um louco foram descobertos e dizimados, somente o pai sobreviveu para tornar o sonho da filha em realidade. Triste ?????????????????

Cristiane 06/06/2023

Emocionante!
Um livro muito emocionante, o qual deve ser lido ciente de que tudo é muito delicado e desconfortável, por todo o peso que as informações aqui carregam.
Uma pergunta intrigante.
Uma solução demorada.
Uma conclusão cruel.
Esse livro é um compilado de uma árdua investigação a fim de se desvendar quem foi que entregou Anne Frank e os demais membros do anexo secreto, para os nazistas.
Ele também se propõe a relatar um pouco de como foi a vida do pai de Anne após o fim da guerra.
O que para mim foi algo muito triste de se ler, pois esse é um caso que representa inúmeros outros. Regados por famílias dilaceradas pela maldade inexplicável dos nazistas.
Pense como seria finalmente se ver livre de um mal terrível, somente para descobrir que você foi o único que sobreviveu de sua família... É muito cruel e doloroso pensar, quem dirá ter que viver uma realidade como essa. Mas foi o que aconteceu com Otto Frank, e tantos outros judeus que sobreviveram ao Holocausto.
O livro em si é bem interessante, apesar de ser algo pesado de se ler.
Confesso que do meio para o final tive um pouco de medo de tudo aquilo não dar em nada, pois os suspeitos eram inúmeros.
A conclusão foi triste por inúmeros motivos, só lendo para compreender.
Acredito que todos aqueles que leram "O Diário de Anne Frank" devem ler esse livro, pois ele conclui, na medida do possível, um dos relatos mais tristes de todos os tempos.
Vale muito a pena.
Recomendo!

Mariana.Blasizza 08/02/2023

Recomendo a leitura...
Ler livros sobre o tema nunca é fácil e pra mim nada se compara com ler O Diário de Anne Frank, mas mesmo assim eu fiquei presa nas páginas desse livro, nos acontecimentos que vão sendo esclarecidos aos poucos. Não temos como ter 100% de certeza que o resultado final da investigação está certo, mas eu acredito no que foi apresentado! Afinal foram anos e anos de trabalho de uma enorme equipe e eles seguiram todos os caminhos. Ler esse livro me trouxe pontos de vista diferentes a respeito do tema.

Folklore Tale 06/02/2023

Coração apertado
Meu coração ficou apertado com esse livro, mas ele foi extremamente essencial tinham vários fatos que eu não sabia.
Algumas partes eu acredito que poderiam ter ficado de fora, informações irrelevantes a respeito de potenciais suspeitos mas que sequer tinham haver com o caso então depois de alguns capítulos acabou ficando um pouco maçante, mas de todo modo pra quem tem curiosidade a respeito do que aconteceu e quiser aprender mais, recomendo muito mas prepare os lencinhos ?

PITUCALELE 20/01/2023

Quem traiu Anne Frank?
Que livro doloroso de ler, investigativo, mas ao mesmo tempo toca fundo, tentei me ver vivendo no anexo, passando mais de 2a sem sair, sem sentir a luz do sol, sem poder falar um pouco mais alto e com o pavor constante em ser descoberto.
Sobre o traidor, como julgar? Se o foco era tentar proteger sua família?

Western 31/12/2022

Sem fôlego para descrever o que li
Sem dúvida, o melhor livro que li esse ano de 2022.

Para quem gosta de investigação é o livro perfeito.

O livre descreve a investigação do caso arquivado: quem traiu Anne Frank? E acredite, 80 anos depois o questionamento de todos os leitores do Diário de Anne Frank foi respondido.