Reformando o discipulado

Reformando o discipulado Jean Francesco

Resenhas - Reformando o discipulado

Geovani.Guimaraes 28/01/2024

Uma leitura fundamental
O livro Reformando o Discipulado tem como objetivo ser uma "gramática básica da fé" e assim contribuir com o amadurecimento da igreja.

Nele, o autor sugere que a formação do caráter cristão está ligado a quatro partes harmônicas, sendo elas: Fé, Obediência, Oração e Encontro. "Isto é, Deus espera quatro coisas de nós: (1) que creiamos nele; (2) que obedeçamos à sua vontade; (3) que corramos para ele em oração; e (4) que estejamos atentos aos meios pelos quais ele se revela a nós.

Partindo disso, o autor estrutura o livro buscando responder quatro perguntas:
1. O que Deus espera que creiamos a seu respeito?
2. Como Deus espera que obedeçamos à sua vontade?
3. Como Deus espera que conversemos com ele?
4. Como Deus espera que o encontremos nos meios pelos quais ele se revela?

Devido sua profundidade e ao mesmo tempo simplicidade, o livro é sem dúvida uma leitura fundamental para todo cristão seja adepto ou não da Teologia Reformada.

Tonny 31/12/2023

Discipulado Reformado
Reformando o Discipulado é uma pequena teologia sistemática.
O Reverendo Jean traz a nós sua área de conforto, falar e explicar como devemos conhecer a Bíblia, seus pontos mais comuns como: fé, obediência, oração e encontro.
Em cada capítulo, há clareza, simplicidade no ensino e introspecção.
Para um novo convertido, seria começar com o pé direito e esquerdo, ler este livro.
Muito recomendável.

Eduardo684 24/12/2023

Uma introdução à fé cristã
Infelizmente, não é raro ver nas igrejas pessoas que recebem o batismo, participam da eucaristia e se envolvem em várias atividades, porém sem refletir por que estão fazendo tudo isso. Assim, a igreja deve estar preparada para discipular novos convertidos, mas também para ensinar o cristianismo para os próprios cristãos.

Reformando o discipulado tem como objetivo ser uma “gramática básica da fé” e assim contribuir com o amadurecimento da igreja. Neste livro, Jean Francesco busca responder à pergunta “O que Deus espera de nós?” por meio de uma jornada pelos principais ensinos do cristianismo e sobre como eles devem moldar nossa forma de viver.

“Aqui está o propósito deste livro: articular um projeto de discipulado integral à luz do que Deus espera de nós. Jean Francesco nos conduz por um processo de formação do caráter cristão que envolve fé (doutrina), obediência (ética), oração (comunhão) e encontro (revelação).”

Rev. Alderi Souza de Matos, pastor presbiteriano e professor de teologia.

Gleyton0 21/11/2023

Riquíssimo
Levei um tempo extenso para concluir, uma porque a obra é grande, outra porque parei e retomei. Mas vamos resumir o que achei!
Gostei do conteúdo, é rico em informação, o autor expõe seus argumentos de forma inteligente, profunda, porém didática. Por tratar de diversos assuntos é difícil reduzir tudo aqui, definiria a obra como uma "introdução a teologia sistemática", não sendo pobre de conteúdo, mas sem ser pedante e de difícil absorção para leigos.
Vale muito a leitura! A igreja brasileira se beneficiaria muito destas páginas. No geral não há nada que seja ruim, faço apenas algumas ressalvas por conta da confessionalidade do autor (um pastor presbiteriano), não que isto seja um problema, apenas discordo de pouquíssimos pontos. Excelente trabalho!

Feliphe Moreira 14/11/2023

PRECISAMOS VER A NOSSA FÉ COMO DÁDIVA
Uma das melhores obras de introdução a Fé cristã em língua portuguesa. Mais de 600 páginas de boa teologia. Mas engana-se, quem pense que a proposta do autor seja ficar na mera abstração, limitado a proposições complexas sem aplicação alguma para a vida.

Pelo contrário, Jean Francesco nos convida a uma reflexão profunda a respeito de como a fé cristã é por natureza formativa. Em síntese, a obra tem como objetivo, nos ajudar a responder a grande pergunta do discipulado: O que Deus espera de nós?

O autor divide a obra em quatro temas, a saber: Fé, Obediência, Oração e Encontro. Cada um deles representa uma marca do discipulado cristão. Harmonizadas, elas apontam o caminho para a maturidade cristã.

Por Fé o autor aponta para ao conteúdo da tradução cristã, em outras palavras o que precisamos crer sobre Deus.

Ao tratar sobre Obediência o autor se propõe a discutir a cerca dos fundamentos da ética cristã. Afinal, todo discípulo de Jesus está interessado em viver segundo a vontade de Deus.

Na terceira parte da obra, o autor passa a tratar do tema da oração. Seu objetivo não é apenas conceituar o tema, mas nortear princípios práticos para nossa vida de oração.

Por fim, na parte final do livro, o autor lida com o tema da revelação divina. Em cada capítulo, ele nos apresenta os meios pelos quais Deus escolheu graciosamente se revelar a nós.

Seja você sente que a sua fé não sai da superfície, ou que precisa reorganizar algumas convicções doutrinárias. Ou você, que se achegou a fé cristã a pouco tempo e está em busca de um bom material para os seus primeiros passos, aqui está uma excelente obra!

Eu_Davi 11/04/2023

De vez em quando temos que nos reciclar
O livro como o seu próprio nome já fala reformando o discipulado, ele vai abordar o tema do discipulado, ele busca nos antigos e nos atuais autores essa temática e vem discorrendo do tema, discipulado, falando por exemplo a respeito da oração, a trindade, os atributos de Deus e etc.

Joao__gguilherme 18/01/2023

Um livro ótimo e edificante a introdução da fé cristã com várias ideologias voltada a palavra , uma fé doutrinária biblica excelente aquisição super recomendo

Luan Oliveira 19/08/2022

Um Norte Para Cristãos Sem Bússola.
Reformando O Discipulado é de fato um livro para cristãos que de certa forma, tem uma caminha na fé cristã. Apesar das suas premissas é apresentar FUNDAMENTOS teológicos da fé protestante, Jean Francesco vai abortar coisas bem mais detalhas como: Governos de igreja, Confissão de fé, Formação canônica e coisas do tipo. Não é um livro acadêmico mas também não é tão fácil de se ler para um recém convertido.

Porém, aqueles que já tem um tempo de caminhada cristã e se vê as vezes sem bases argumentativas ou até mesmo com sua fé em crise por não saber mais aonde se encontrar dentro do corpo de Cristo - seja ele local ou universal - sem saber qual sua funcionalidade no reino, esse livro é pra você.
Na correria do dia a dia a gente acaba entrando em um loop onde se pararmos pra pensar o que de fato estamos fazendo e como deve ser feito, iremos observar que nem sabemos mais.

Vai ser esse livro que vai te direcionar o que acreditar, persistir, buscar confiar. Reformando o discipulado é de fato um livro confrontador para qualquer cristão que quer ler o cristianismo a sério.

Maiely Queiroz 27/07/2022

Cristianismo para cristãos
Essa leitura foi enriquecedora em vários sentidos. Os assuntos tratados são cruciais para todo cristão. Entender quem Deus é, estudar a Trindade, a maneira que Ele se revela, tudo isso é necessário para o crescimento. Foram 3 meses de estudo, usei com um grupo de adolescentes e foi uma experiência e tanto. A linguagem é clara e a forma como foi dividido é perfeito para quem quer explicar o básico da fé, ou apenas entender. Recomendo.