Engenheiro fantasma

Engenheiro fantasma Fabrício Corsaletti

Resenhas - Engenheiro fantasma

Fabrício Franco 07/04/2024

Um Dylan onírico e portenho?
???
Do que eu li: aclamado como Livro do Ano e Melhor Livro de Poesia no Prêmio Jabuti de 2023, Engenheiro Fantasma destaca-se por sua origem onírica. Como o autor conta no prólogo, na noite de 7 para 8 de setembro de 2020 sonhou que estava em Buenos Aires, acompanhado por familiares, quando, pela porta do hotel, entram Bob Dylan e os seus. O sonho, no entanto, termina antes do clímax, assim que Fabrício estende o braço para apanhar um volume de sonetos ambientados na capital argentina que fora publicado nos primeiros anos de Dylan vivendo na cidade (os portenhos adoravam esse livro de poemas, segundo ele). Já desperto, mas com tudo aquilo fresco na cabeça, o escritor cria um primeiro soneto. Entre os dias 8 e 17, produz os 56 sonetos desta obra, nos quais Bob Dylan narra sua vida em Buenos Aires ? lugar em que jamais viveu. O tom borgeano permeia a obra, equilibrando rigor formal e liberdade narrativa, e o que ocorre é uma mescla das vozes dos dois poetas, gerando uma terceira. Essa mistura de poesia com ficção é a grande inovação que se lê, embora os poemas não me parecem tão interessantes a ponto de terem sido premiados como Livro do Ano. ???
???
Porém, como diz o autor: ?? ?????? é ? ?????á??? ????? ?????????çã? ??????? ? ?????????? ??? ?????????. ??? é ?????? ????????, ? ????? ????????????? ????? ?????? ?????? ?????. [...] ??? ? ???? é ??? ? ?????? ???? ????? ????? ?????? ?? ?? ????? ?ã? ????????, ??????????, ???????. ?? ???? ????, é ? ???? ????? ??? ?? ?????? ? ?? ???????? ?? ?????? ?? ??????? ?, ??? ?????, ?? ??????.????

Vinicius.Escorce 19/03/2024

Leitura fluida e rica
Fabricio constrói sonetos impressionantes e com tonalidades impressionantes. Nao parece aqueles poemas que o autor apenas escreveu para completar? entretanto, acho que eu aproveitaria mais a leitura se me aprofundasse mais na historia da musica que sofrera referência e na vida de Bob Dylan.

NatAlia1656 15/03/2024

Não acredito
Tava muito ansiosa pra ler esse, por ter ganhado como melhor livro do ano de 2023 no prêmio jabuti, mas não entendi o porque.
Gostei dos sonetos do 20 ao 37, mas em grande maioria achei que não dá pra entender e que são chatos, não me conectei com o livro, mas tem alguns trechos legais, mas esperava MUITO mais

Faty Didier 13/01/2024

Chato
Esse livro não funcionou pra mim. Um livro que me interessou por ter sido premiado ano passado, mas que se fez numa leitura arrastada, em que não obtive qualquer conexão, com apenas alguns versos em que achei interessante. No geral, achei chaterrimo e estou até agora à procura do ?Jabuti?.

Cleber 12/01/2024

Engenheiro fantasma
Vencedor do prêmio Jabuti como melhor livro de poemas e melhor livro do ano de 2023, este foi o livro escolhido para o Desafio Livrada! 2024.
Adorei escolher um livro de sonetos para o desafio, gostei mais uns poemas do que de outros, mas em geral é gostei muito da forma como o autor escreve e da forma de humor de humor de alns poemas. Pretendo ler mais livros dele.

"querida, eu sei que descompri o contrato
foi loucura assinar sem ler primeiro
você e eu temos o sangue quente

se achar legal pode levar o gato
me deixe o papagaio brasileiro
que não diz a verdade mas não mente
skuser02844 15/01/2024minha estante
Hahahahaha ??? Adorei!

Cleber 15/01/2024minha estante

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

Neste inusitado e extremamente inventivo volume de poemas, Fabrício Corsaletti o poeta brasileiro se imagina na pele de Bob Dylan numa suposta temporada passada na Argentina.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212675