Dracula, My Love

Dracula, My Love Syrie James

Resenhas - Dracula, My Love

Lari449 22/05/2014

Drácula aos olhos de Mina.
Este é um livro de abordagem romântica, com uma personagem feminina bem mais ativa e engenhosa, comparado com a Mina no Drácula original.

O livro tenta e até certo ponto consegue ser bastante fiel à obra de Stoker, porém algumas das mudanças feitas não me agradaram muito, tal como a tentativa de mostrar o Drácula como um anti-herói mal compreendido que só queria ser amado, ou ainda a vida dupla da Mina Harker, que queria ficar com o Conde e Jonathan.

Ao mesmo tempo, admito que essas peculiaridades deram um toque interessante à trama, mostrando que Mina não era aquele exemplo de virtude vitoriana, tão pregado pelo texto original; também entendo que esse lado mais 'humanizado' do Conde serviu muito bem para que os leitores sentissem um pouco de empatia pela situação dele e abrissem margem para a possibilidade de que, talvez, aquilo tudo mostrado por Van Helsing a acreditado pelos outros não fosse, de fato, a realidade.

Achei muito interessante a abordagem sensual do suposto romance entre Drácula, no livro Nicholae, um homem com ideias bem à frente do seu tempo, e Mina, uma típica mulher da época que apesar de querer se mostrar independente ainda cai em muitas das convenções sociais de moralidade.

Percebi que a heroína, mesmo sentindo muito carinho e respeito pelo marido, não conseguia se saciar física e intelectualmente com ele; essa ausência foi suprida com o Drácula, que em todos os sentidos parecia o cara perfeito, amável, fiel e bastante devotado a um ponto obsessivo, mas não menos admirável.

Enfim, é uma leitura rápida, agradável, com algumas ressalvas, e a linguagem é bem fácil.
Recomendo para quem tem vontade de ler um Drácula romantizado sob ponto de vista feminino.
Nota: 9,0.

Bruna.Tuma 13/08/2018

Drácula, Meu Amor
Drácula, Meu Amor | Syrie James

Mina Murray é uma mulher inteligente, forte e a frente de seu tempo. Após sair do orfanato em que foi criada, onde conheceu seu grande amigo e noivo Jonathan Harker, estudou para tornar-se professora, e, justamente nesse escola, conheceu sua melhor amiga Lucy Westenra. As duas, noivas, decidiram passar as últimas férias juntas e solteiras em Whitby, uma cidade portuária com vários encantos. O que Mina não sabia, é que o maior encanto de Whitby viria a ser o alto, magro e chocantemente belo Sr. Wagner. Conheceram-se por acaso, mas a cada encontro, parecendo ser elaborados pelo próprio destino, os dois encontravam mais coisas em comum e apreciavam cada vez mais a companhia um do outro. Mina, porém, sempre sente-se muito culpada após cada um dos encontros, pensando em Jonathan e preocupada com sua falta de notícias. Finalmente, quando Mina recebe uma carta revelando o paradeiro e a situação de seu noivo, que havia acabado de voltar de uma negociação com um velho e rico Conde chamado Drácula, ela precisa partir de Whitby para ir a seu amparo. Com o coração partido tanto pela situação do seu tão esperado reencontro com seu amado noivo e seu inevitável adeus ao Sr. Wagner, Mina está decidida a fazer de tudo para passar o resto da vida com Jonathan e ser uma esposa e mãe exemplar, além de saber de que as chances de encontrar o Sr. Wagner novamente são muito improváveis.

Domínio público é uma coisa fantástica, meus amigos. A obra original de Bram Stoker é certamente insubstituível, mas esse não é o objetivo desses maravilhosos autores que conseguem pegar o enredo e os personagens deles e incorporar seus próprios elementos e reviravoltas. Drácula, Meu Amor é uma recontagem justamente para aqueles que são fãs do original de Stoker, mas que imaginam como seria a obra com uma pitada mais romântica e se teria acontecido algo “a mais” entre Mina e o Conde.
Syrie James possui uma escrita bastante detalhada, mas que não é cansativa. Apesar de alguns diálogos curtos e “secos”, não chega a interferir negativamente na leitura. Ela possui uma capacidade de ambientar a história muito bem, atenta à inúmeros detalhes da época que só pode ser devido a já ter escrito outros romances nesse mesmo cenário. É uma leitura que realmente vicia, e fazer a história toda ser no ponto de vista exclusivo de Mina nos faz sentir o que ela sente, e pensar o que ela pensa. Passamos a ver o Conde Drácula de diversas maneiras ao longo da leitura, acreditando nele, desacreditando nele, entendendo ele, desconfiando dele. É uma aventura magnífica pela qual James consegue nos guiar.
A Mina de James permaneceu fiel à Mina de Stoker, mas com uma história própria mais detalhada e características mais marcantes. É gratificante ver Mina se encontrar e descobrir mais sobre si mesma e seu passado, mas ela não é a única personagem que revemos na obra. Encontramos novamente os bravos homens de Stoker: Jonathan Harker, Dr. John Seward, Quincey Morris, Arthur Holmwood, Renfield, Lucy Westenra e logicamente não poderia faltar o querido Dr. Van Helsing.
Van Helsing tem um destaque especial na obra de James e, assim como Drácula, a opinião de Mina (e portanto a sua) sobre ele muda algumas vezes ao longo da obra. De qualquer forma, é um dos personagens mais interessantes do livro, goste dele ou não. James certamente conseguiu dar seus próprio toque especial à Van Helsing em Drácula, Meu Amor.
Mas, a estrela do livro é certamente o próprio Conde. Você acaba criando tantas suposições em relação a ele que isso acaba impulsionando a leitura, pois fica sedento de vontade de saber a verdadeira história por trás do antigo vampiro. E, vou dizer, não é à toa que Mina sente-se dividida entre Jonathan e Drácula.
Em suma, Syrie James tenha talvez conseguido fazer a melhor recontagem do clássico Drácula em formato de leitura. É um livro que prende o leitor do início ao fim, ao menos foi assim comigo. Não há, na totalidade da obra, um capítulo sequer que tenha sido chato. Não há um diálogo desnecessário e nenhuma cena tediosa. Inclusive, é um livro que me agradou tanto que temo ficar de ressaca literária, e já tenho vontade de reler. James conseguiu fazer um final que mexe completamente com as emoções do leitor (eu fiquei louca) e, ao mesmo tempo, está aberto a certa interpretação de cada um, possivelmente a melhor forma de terminar essa obra depois de tanta expectativa que o leitor cria para ter o final que deseja.
Não há a menor sombra de dúvida, Drácula, Meu Amor precisa ser lido por todos os amantes românticos de Drácula, e até para os que não conhecem o clássico, pois pode ser exatamente a alavanca necessária para fazê-los se interessarem. É uma mistura prazerosa entre o clássico, o sobrenatural e o romance de época.

5/5
Frase favorita: “Você é tudo o que eu quero. Não a desejo por um dia, ou por uma década, ou por uma vida inteira. Quero estar com você para sempre. Mas quero-a livre; se não for assim, não a quero.”

site: https://www.instagram.com/osuwariliterario/