Dorhor

Dorhor Arual Ortiz

Resenhas - Dorhor

Gui.Pelin 08/04/2024

Um dos melhores livros que eu ja li, me apaixonei pelo universo e narrativa. Posso dizer que Rehor é uma das coisas que eu mais quero no momento.

Ikeh 29/10/2023

Simplesmente uma das melhores obras nacionais que já li. Me apaixonei por tudo e fui conduzido com perfeição. A história faz sentir amor, ódio, diversão e medo, muito medo. Recomendo que todos leiam. Eu queria me perder em Dorhor e não sabia, até que Laimos me pegou pela mão e destruiu meu psicológico.

10/10

iammoremylrds 06/09/2023

Uma leitura dilacerante, surreal, uma obra gótica que pode causar uns certos estranhamentos, uma história bem construída, tendo cuidado para ligar todos os detalhes, sem deixar pontas soltas, notando-se todo um cuidado, uma história mt cativante

Marques 20/08/2023

Sombrio, gótico e dilacerador
Eu não sabia o que esperar de Dorhor e o que eu recebi foi uma surpresa incrível.

Não estou acostumada a ler fantasia gótica, com uma escrita derramada, cheia de detalhes suaves que nos engolem e é assim que Arual Ortiz conta a história de Aldon, Mosa, Acian, Laimos e companhia. Li no meu tempo, lentamente, e absorvi tudo que essa história poderia me trazer e foi ótimo.

Não vai encontrar uma leitura tranquila aqui. As metáforas visuais de "Dorhor" o farão pensar alguns dias sobre a vida na Terra, onde Rio das Ostras, um dos cenários do livro, realmente existe. Se você gosta de fantasia, "Dorhor" é uma opção excelente!

Ju 10/08/2023

Perfeito
Ler Dorhor foi uma experiência emocional que me prendeu desde o princípio. Amei conhecer os personagens e sentir o peso de suas emoções, além de ver o encontro de dois mundos diferentes se entrelaçando e explorando as particularidades mais sombrias da existência dos personagens, e a luta contra forças além do controle.
Eu compartilhei das alegrias e dores de cada personagem. Dorhor é uma jornada que explora questões sobre quem somos e o nosso destino. Este livro capturou meu coração e minhas emoções de maneira surpreendente.

darkliteraria 09/08/2023

P E R F E I T O ?
Por onde começar? Foi uma leitura única para mim, uma experiência inexplicável, pois nunca tinha lido nada nesse gênero sombrio, uma fantasia e um mundo a descobrir. ?

Eu praticamente engoli esse livro, apesar dele conter mais de 500 páginas, a leitura só fluía e eu não conseguia largar.

? ?A vida não joga apenas para brincar, ela tem seus propósitos e finalidades, embora  na maioria das vezes sejamos incapazes de perceber.?

O livro ele trás um som poético de acordo com que vamos lendo e foi um ponto que me ganhou, pois foi a primeira vez que li algo assim e nesse estilo temos que prestar bastante atenção na leitura.

Nessa historia vamos conhecer o Aldon e seu jeitinho típico brasileiro que vive em Rio das Ostras (tem vídeo da autora mostrando o lugar no canal dela para quem quiser conferir).

Aqui podemos conhecer um pouquinho sobre cada personagem e Mosa mora no meu coração, tinha horas em que eu queria simplesmente abraçar ela e dizer que tudo iria ficar bem.

? ?A morte é apenas um lugar que se visita e pede para ficar.?

Só tenho a agradecer a Arual por me proporcionar essa leitura, com certeza será um livro que guardarei no meu coração para sempre e que espero reler daqui um tempinho novamente. ?

Davi 09/08/2023

LIVRO INCRÍVEL
Cresci em Rio das Ostras, mas não moro mais lá... Ler e relembrar todos os lugares incríveis que passei e conheci enquanto morei lá é uma sensação incrível!! AMEI cada detalhe do livro!

Dara.Jenifer 09/08/2023

Fantasia 100% br
Dá pra perceber o cuidado da escrita,e é uma ficção 100% brasileira,de uma forma única,dark a qual nunca havia visto, é uma leitura que vale para todos

Antonella 23/08/2022

PERFEIÇÃO
Aldon é tão perfeito, é um livro que do nada te joga na depressão, te tira dela de novo e joga de novo. Amei com tudo meu ser cada personagem e chore por cada um deles, a história te deixa surpresa cada momento, amei ler dorhor, cada cena escrita foi tão perfeita.
Agora viu dar uma pausa na vida porque fiquei em depressão com o final.
Arual Ortiz é uma gênio...!!!!

vane 16/07/2022

Dorhor é genial e surpreendente.
Eu, particularmente, amo fantasias que me tiram do conforto da minha ignorância. E essa aqui me tirou o chão e os últimos neurônios salvos depois de chegar a vida adulta. Dorhor conta uma história incrível, que se passa também no Brasil, assim como em uma outra realidade. Apenas a menção as coisas da nossa realidade me fez sorrir e conquistou.

Escrita é impecável, única e detalhada, sem qualquer furo no plot. Além de um final incrível que nos leva para um possível segundo livro, onde temos um futuro improvável e desconhecido. As cenas de ação/luta são surrealmente bem escritas, te levando para dentro das ações descritas.

Fiquei apaixonada e me senti desoladamente burra a cada reviravolta, o que eu AMO em livros. Além de me sentir parte da família real de Dorhor, e desejar o bem de cada um deles.

desventuras 11/06/2022

Simplesmente perfeito!
?? | ?Foi nesse momento que eu conheci o único lugar que eu jamais poderia buscá-la: dentro de si mesma.?

Viajar pelas terras áridas de Dorhor foi uma experiência única e que com toda certeza marcou uma parte do meu ser. Vai ser até um pouco difícil escrever aqui sobre tudo que achei do livro, já que são tantas as coisas que merecem atenção. Tantos pequenos detalhes, personagens profundos, histórias paralelas? nada que eu diga seria o suficiente.

A maneira como tudo foi construído, como nós somos apresentados gradativamente aos personagens e suas respectivas histórias de vida é mágica. Esse fato ajudou a construir a atmosfera ao redor da leitura e da mesma forma que Aldon se sentia um brasileiro, eu me senti um pouco moradora daquele reino tão distante.

Conhecer e desbravar as lendas antigas daquele lugar, de sua religião e de suas figuras milenares foi uma experiência única e especial.

Me apeguei em diversos personagens (principalmente Mosa, Acian e Dortus), consegui me conectar com eles e em momentos quis abraçá-los, mostrar que não estavam sozinhos naquela escuridão. Não posso dizer que tive de fato algum favorito, já que todos eles em algum momento despertaram em mim ondas de compaixão. Cada um teve uma motivação, uma razão para agir como agiu, para ser como é.

A história é muito bem construída e alinhavada na melhor das costuras. E não ficam pontas soltas, viu? Todos os questionamentos são respondidos com graciosidade, mesmo que algumas respostas não sejam tão agradáveis. Os capítulos intercalados entre narrações dos personagens ficaram impecáveis! Maravilhosa a forma como fica explícita a personalidade de cada um apenas na maneira como a autora escreve.

Esse é um livro capaz de despertar os mais profundos sentimentos, de trazer à tona as lágrimas, a angústia, o sofrimento mais denso e obscuro. Entretanto, também é capaz despertar o riso e a felicidade em sua forma mais pura.

Dorhor, seu misticismo e personagens extremamente cativantes deixarão saudades, isso é tão óbvio para mim quanto o amor de Aldon pelo Daniel Alves. Não vejo a hora de me aventurar por esse mundo maravilhoso novamente e descobrir que outras tantas histórias ele esconde.

@bookss505 20/05/2022

O ano é 2010 e Aldon vive o sonho brasileiro. Morando em Rio das Ostras de frente para o mar, ele tem um trabalho que não é dos melhores mas é tranquilo, mora com a criatura que ele mais ama no universo e no final do dia desce ver o mar e beber sua cervejinha sagrada de cada dia.

Aldon não quer nem ouvir falar de sua terra Natal, Sitiv. Um lugar desolado, frio e que hoje apenas os fantasmas habitam. Ele deixou tudo para trás afim de esquecer toda a dor que seu irmão Dortus, o Rei do Caos, o causou.

Mas agora o universo está inquieto, O Rei do Caos está tramando alguma coisa e o som de sua matança atravessa universos e chega aos ouvidos de Aldon.

A mais antiga das criaturas ja existentes no universo chama Aldon de volta para que ele coloque um fim em tudo isso. Ele precisará encarar fantasmas e verdades que nunca foi capaz de parar para ouvir. O futuro de Dorhor e de seus últimos familiares depende dele. Será que o otimismo de Aldon será o suficiente?

Esse livro é a melhor definição de fantasia brasileira que eu já li na vida. O Aldon é um personagem 100% brasileiro até o último fio de cabelo. Ele com seu carisma, seu jeitinho brasileiro e sua havaiana branca conquista qualquer um.

Tiveram algumas coisas que eu acabei não compreendendo de imediato, o que acabou me frustrando um pouco. Chega uma certa parte do livro que eu senti que perdeu um pouco o foco.
Por ser um livro que terá uma continuação pode ser que essas questões sejam esclarecidas no segundo livro.

No geral, é um leitura divertida e que vale muito a pena.

Jhonny.Lacerda 01/02/2022

Sangue, choro, risos e calor
Dorhor é uma obra de Dark Fiction com uma ambientação que te leva de ásperos desertos escarpados a praias do litoral Fluminense.
Um história de despedidas desde seu primeiro capítulo, mas que nos apresenta personagens cativantes e místicos.
O atravessador de dimensões, Aldon, é a verdadeira cara do Brasil, apesar de seu passado devastador, sua camisa da Seleção Brasileira o acompanhará para além mundo e sua personalidade única fará o leitor se apaixonar por ele.
Entretanto, o caos de Dortus é tão forte quanto qualquer limitação dimensional e não deixará a vida comum e praiana de Aldon em paz.
O livro vai trazer todo tipo de emoção ao leitor, com nuances de dar nó na garganta.
Vale cada segundo da leitura e certamente um dos grandes livros desta nova geração de autores.