Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos

Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos Leszek Kolakowski

Resenhas - Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos Vol. 3

Claire Scorzi 03/04/2021

Fascínio e Humildade
Composto de ensaios sobre dez filósofos, o autor esclarece logo de início que não pretendeu resumi-los em poucas páginas, mas, sim, apontar um ou outro ponto de suas filosofias e comentando-os, levantar perguntas.
As perguntas por vezes fluem naturalmente a partir do que defendem esses pensadores, como se fossem conclusões lógicas dos mesmos, aquilo ao que o sistema de A ou de B levaria, se seguíssemos coerentemente o que expõe - método este que eu particularmente aprovo. Afinal, o que se espera de um pensamento filosófico sistemático como em Hegel, como em Schopenhauer, como em outros, é a coerência. O que A ou B defendem como "verdade" tem de passar por esse teste. As perguntas com as quais Kolakowski encerra cada ensaio são o que há de melhor no livro, que já possui muitos méritos (por exemplo, o esforço do autor em aclarar a filosofia de Kant e de Heidegger, ainda que no último caso o esforço tenha sido em vão, no meu entender).
Li o livro com prazer imenso, inesperado, pois imaginava que o empenho em compreender os conceitos expostos anuviariam qualquer prazer durante a leitura - o prazer assim só viria depois, ao refletir sobre o exposto. Mas Kolakowski me surpreendeu. Acho que agora posso dizer com experiência de causa que até para expor filosofia o sujeito precisa saber escrever. Kolakowski sabe.
Apontei as perguntas feitas pelo autor como o melhor do livro. E são, porque me fizeram pensar (em voz alta, discutindo com o livro, e ainda anotando nas margens a lápis); mas no meio do texto já há o que debater. Por exemplo, ao apresentar Hegel, o autor fala dos pensadores cristãos que através dele se sentiam atraídos pelo panteísmo porque queriam responder à pergunta, "Para que Deus precisava criar o mundo se Ele é um absoluto autossuficente?" E logo me saltou aos olhos que o problema não é este, porque a pergunta acima está mal formulada: Deus não "precisou" criar o mundo, Ele quis criar o mundo. "Querer" faz toda diferença, pois querer não é um atributo que indique imperfeição; "precisar", sim. Poderíamos perguntar, então, porque Deus quis. Mas isto já seria entrar nos desígnios dEle, que não nos cabem, como criaturas, saber.
Filosofar, como teologizar, pode - deve - ser um ato de humildade. De fascínio, com certeza. Mas também humildade. Aonde pudermos ir, iremos, fascinados, apaixonados pela busca. Aonde não, quedaremos fascinados, agora, pelo mistério. Contudo, é difícil explicar isso ao incrédulo.

Vinícius 14/03/2022

Questionamentos filosóficos Vol. 3
O filósofo e historiador Leszek Kolakowski (1927-2009), escreveu em três volumes os principais questionamentos de grades filósofos da humanidade. Neste terceiro volume o autor aborda: Kant, Hegel, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Bergson, Husserl, Heideger, Jaspers e Plotino. Mais um leitura breve. Recomendado para iniciar os estudos da filosofia destes renomados filósofos.