Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos

Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos Leszek Kolakowski


Compartilhe


Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos


Vol. 3




Nos três volumes de Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos, Leszek Kolakowski apresenta breves ensaios sobre pensadores que influenciaram na construção das ideias que hoje norteiam o mundo e inspiraram muitos outros a seguirem seus passos. As questões centrais nas obras de Sócrates, Santo Agostinho, Descartes, Nietzsche, Kant, Hegel, Schopenhauer, Kierkegaard, Heidegger, entre outros são analisadas pelo filósofo e historiador polonês.

O objetivo de Kolakowski não foi escrever um resumo da história da filosofia ocidental ou um manual para estudantes, mas sim incentivar a reflexão sobre as ideias destes intelectuais. No final de cada texto, ele lança uma pergunta, que ainda hoje continua sem uma resposta clara, extraída do pensamento de cada um dos 30 filósofos presentes nos livros.

Questionamentos recorrentes na vida de todas as pessoas aparecem nestes escritos: “Pode a natureza nos fazer feliz?”; “Existe o livre-arbítrio?”; “É possível que Deus não exista?” são algumas das questões que permeiam a análise realizada pelo autor.

A reflexão sobre temas como bem e mal, verdade e beleza, fé e alma, livre-arbítrio e consciência levam o leitor a uma viagem pela filosofia ocidental, com um dos maiores especialistas no assunto. Leszek Kolakowski faleceu em 17 de julho de 2009.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos

Similares

(2) ver mais
Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos
Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos

Resenhas para Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos (1)

ver mais
Fascínio e Humildade
on 3/4/21


Composto de ensaios sobre dez filósofos, o autor esclarece logo de início que não pretendeu resumi-los em poucas páginas, mas, sim, apontar um ou outro ponto de suas filosofias e comentando-os, levantar perguntas. As perguntas por vezes fluem naturalmente a partir do que defendem esses pensadores, como se fossem conclusões lógicas dos mesmos, aquilo ao que o sistema de A ou de B levaria, se seguíssemos coerentemente o que expõe - método este que eu particularmente aprovo. Afinal, o q... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.9 / 11
5
ranking 18
18%
4
ranking 55
55%
3
ranking 27
27%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
12/08/2010 08:46:03
Cardoso
editou em:
20/09/2017 15:25:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR