Meu amigo morto

Meu amigo morto Simon Gärdenfors

Resenhas - Meu amigo morto

Breno.Leme 27/08/2022

Eu gostei bastante. Li o mangá ?Complicado? esses dias que fala sobre a vida de um australiano, coisa bem triste e já emendei esse. Curti muito que cada página tem uma cor, e faz sentido com a passagem do tempo.

Por exemplo: quando Simon e o Kalle vão acampar de noite, a página é azul e preta. Quando é um momento que o Simon passa mal e vomita, a página muda para um tom verde, quando ele descobre a morte do Kalle, tudo fica marrom escuro, um tom depressivo.

Curti bastante.

Marcelo217 27/01/2024

Uma bonita homenagem
Essa HQ estava na minha lista de desejos há muito tempo e nesse último aniversário ganhei de presente. As expectativas foram criadas e, de certa forma, correspondidas.

A história, na verdade, é autobiográfica. O autor, Simon, relata uma perda ocorrida em meados dos anos 90 na Suécia, quando seu amigo, Kalle, morreu repentinamente. Em quatro capítulos, o autor gravita em torno do acontecimento, suas consequências e a lembrança do amigo que se foi.

O traço é bem original e colorido. A disposição dos quadrinhos junto das cores é interessante, pois passa certa emoção através desse conjunto. As características físicas dos personagens são simples, marcantes e fáceis de identificar durante toda a leitura. A narrativa através dos diálogos é complemento do contexto dado através das imagens, o que não torna a leitura cansativa em momento nenhum. Apesar de ser uma temática um pouco desconfortante, a história é transmitida de maneira natural e lúdica.

Simon elenca o declínio de sua vida, seu relacionamento com sua família, seus amigos e casos amorosos após a perda do seu melhor amigo. O apoio familiar, o ambiente (e o país) no qual ele vive foram determinantes, ao meu ver, para uma eventual superação (o que pode parecer irônico, já que a taxa de suicídio e/ou atentados à própria vida na Suécia é alta - cerca do dobro em relação ao Brasil). É possível perceber uma atenção aos transtornos mentais por parte dos pais e um diálogo saudável entre eles e Simon, fundamental para que houvesse uma recuperação plena. Além disso, o autor faz diferenciação clara entre traumas, depressão e o luto quando o personagem retoma o contato com a mãe do seu amigo falecido.

"Meu Amigo Morto" parece ser uma história de superação family-friendly (não é!) com ensinamentos e lembranças emocionantes sobre a perda, mas é um relato sincero e intimista sobre como a morte pode marcar permanentemente a vida de alguém. A emoção é transmitida de uma forma mais ou menos fria, mas sem deixar de ser genuína. O fato de Simon Gärdenfors estar disposto a retratar essa amizade interrompida, mesmo após tantos anos, representa, além de uma homenagem para seu amigo falecido, uma forma de eternizá-lo. Ao fim, a perda de Kalle é, de fato, eterna, mas vista sob a ótica dessa HQ, é um estágio de superação do luto materializado através dessas páginas. Para quem tem amigos e os amam, essa história é um lembrete de como a vida é fugaz e os que marcam nossa vida sempre permanecerão conosco.

PALAVRAS-CHAVE: HQ, amizade, adolescência, morte, Suécia, Polônia, judeu, meningite, ilustrador, saúde mental, depressão, luto, trauma, suicídio.

Flavio - @geekcorp303 06/05/2023

Diferentona
Com um estética bem diferente do convencional, essa HQ acerta ao tratar do luto e tudo que envolve esse sentimento!

Mari 21/12/2022

O pior que poderia acontecer já aconteceu
Não é justo dar nota ou ao menos avaliar um relato de uma experiência verídica, principalmente tratando de luto, mas com toda a honestidade acho que é um ótimo quadrinho ao retratar a experiência do luto masculino. Acredito que dificilmente é permitido que se avalie sentimentos tão profundos experenciados por jovens com clareza e profundidade e percebi que Simon consegue relatar sua historia de forma simples e honesta, além de nos presentear com seu estilo de desenho nostálgico que combina ainda mais com a história

Marcelo 30/04/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
"Meu Amigo Morto" (em sueco "Min Vän Döden") é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita e desenhada por Simon Gärdenfors, publicada em 2013.

A história começa em 1990 com Simon recebendo uma notícia devastadora: um de seus amigos mais próximos, "Kalle", contraiu meningite e teve uma morte em um curto período de tempo.

Simon está em choque e começa a lembrar de todas as vezes que passou com Kille, desde a infância até a adolescência, contando como se conheceram, as desavenças, as namoradas e como recebeu a noticia da morte do amigo.

Enquanto Simon lida com a dor da perda de seu amigo, vai relatando o vazio de sua vida, a perda de sentido no dia a dia, a depressão enfrentada, a vida adulta até o momento em que
ele decide visitar a mãe do colega, 10 anos após a morte dele. A mãe dele agora mora nos EUA, está prestes a se aposentar e relata a importância de receber essa visita.

Ao longo da história, Simon usa diferentes estilos de arte para representar seus sentimentos e pensamentos em cada fase da viagem. A história é uma mistura de humor, tristeza e reflexão,
e explora temas como amizade, mortalidade e como lidar com a perda.

O que encanta nessa HQ, além da história em sí, é o traço único de Simon, que é definido como ?linhas arredondadas e economia cromática, com personagens que parecem ícones de um cartoon infantil. A serviço da profunda carga emocional da história, esse estilo
revela pouco a pouco uma engenhosa complexidade que se estende das expressões humanas à concepção criativa das molduras das página, absorvendo o leitor para dentro de um universo pungente, verossímil e encantador?.

"Meu Amigo Morto" é uma história emocionante e tocante sobre a amizade, o luto e a jornada de autoconhecimento.

Dango Yoshio 19/10/2023

O pior que podia acontecer já tinha acontecido
Primeiro de tudo, o design desse quadrinho é lindo demais! Fiquei apaixonado pelos diversos layouts e combinações de cores que iam mudando a cada página.

É uma HQ autobiográfica que conta como a morte de Kalle, melhor amigo de Simon, afetou profundamente o autor, levando-o da saudade à depressão. Mas também fala sobre amizade e os laços que surgem nos momentos difíceis. E o final é muito fofinho!

É uma HQ sensível e naquela pegada mais cotidiana. Gostei!

Milena.Bessan 04/03/2024

A HQ "Meu amigo morto" mergulha de forma profunda e tocante nos intricados caminhos do luto, do amor e nos primeiros passos em direção à maturidade. Ambientada na década de 1990 na pacata cidade de Lund, no sul da Suécia, a narrativa segue o jovem Simon, cujo mundo é abruptamente abalado por uma notícia devastadora: a morte fulminante de seu melhor amigo, Kalle Petersen, devido à meningite.

O autor habilmente conduz a história, subvertendo as expectativas das hqs autobiográficas ao proporcionar uma experiência narrativa única e surpreendente. O luto, tema central da trama, não é apenas explorado em sua dimensão trágica, mas sim contextualizado como um elemento que permeia tanto o futuro quanto o passado do protagonista. A jornada de Simon é comovente, por vezes divertida, enquanto ele busca sentido e superação diante da perda inesperada.

O enredo vai além de ser uma simples exploração do sofrimento e se torna uma reflexão sobre o valor tanto das pequenas quanto das grandes experiências humanas. O autor tece uma narrativa que destaca a potência de vida como contraponto à dor, revelando a resiliência do espírito humano diante das adversidades. O luto não é retratado como um fim em si mesmo, mas como uma parte intrínseca da jornada que molda o protagonista de maneiras complexas e multifacetadas.

A ambientação na década de 1990 adiciona uma camada adicional de nostalgia e contextualização, proporcionando aos leitores uma imersão mais profunda na história. Os labirintos emocionais de Simon são expressos visualmente de maneira cativante, enquanto a arte da HQ reflete a intensidade das emoções que permeiam cada página.

Em última análise, "Meu amigo morto" transcende os limites do gênero ao oferecer uma narrativa que, embora centrada no luto, abraça a vida com todas as suas complexidades. É uma obra que ressoa além das páginas, capturando a essência da condição humana e os poderosos laços que se formam mesmo nas circunstâncias mais dolorosas. Uma leitura envolvente e reflexiva que deixa uma marca duradoura no coração do leitor

Felipe1503 27/08/2024

Grata Surpresa
De onde menos esperava(Obrigado B), veio uma recomendação de leitura fortíssima. Simon possui pleno domínio narrativo ao usar todos os pormenores gráficos, para criar biografia de seu amigo a partir de seu próprio ponto de vista. Tocante, divertido, comovente, engraçado.

vitoka 23/01/2023

razoável
é bonitinho o estilo do desenho, a história é contada em ordem cronológica e no final da mais alguns detalhes. O autor representou bem uma história simples, sincera e facilmente identificável, não foi algo extraordinário pra mim mas não é ruim.

a leitura é bem rapidinha e se quiser ler, tem no app chamado "árvore livros"