A dama do saladeiro

A dama do saladeiro Cyro Martins

Resenhas - A dama do saladeiro

ludwig2 25/01/2022

O passado rio-grandense
Livro de contos, uma série de causos dos três últimos anos da faculdade e dos três primeiros anos de formado do então jovem médico Cyro Martins, entre Porto Alegre e Quaraí, na fronteira com o Uruguai. As turbulências políticas da Revolução de 30, o engajamento estudantil, a poesia, os dilemas de um jovem que prepara-se para as responsabilidades da vida adulta, de sua profissão, as dúvidas em relação ao futuro, a vida na pacata cidade de fronteira, o atendimento à população pobre e vulnerável, em contraste com a "sociedade" do Clube, são alguns dos temas desses contos. Para mim os melhores foram: "3 de outubro de 1930", em que Cyro narra os movimentos da Revolução em Porto Alegre; "Mãos amigas do próximo", um conto angustiante em que o jovem médico realiza o seu primeiro parto em Quaraí; e "Ora, pois, aconteceu um poeta", o conto mais longo, mais um pequeno retrato da vida social daquela cidade. A leitura valeu a pena; é um testemunho para a "recuperação do passado rio-grandense", como comenta Moacyr Scliar na Apresentação.